💌 A Mural Inbox está de volta

Newsletter da AgĂȘncia Mural de Jornalismo das Periferias

Jovem e criança plantando um pĂ© de manga na entrada da Ocupação Jardim Julieta, na Vila Medeiros, zona norte de SĂŁo Paulo | LĂ©u Britto/AgĂȘncia Mural

Estava sentindo nossa falta, nĂŁo Ă©? Nos Ășltimos meses, temos realizado a cobertura sobre as periferias. Mudamos a forma de trabalhar, para se proteger nessa pandemia, criamos um podcast, fizemos alguns especiais e tambĂ©m partimos rumo Ă s eleiçÔes. 

SĂł que no meio disso tudo, nĂŁo conseguimos cumprir nosso compromisso por aqui  com vocĂȘ. Pedimos desculpas e queremos anunciar a volta da Mural Inbox.

Sabemos que, nessa correria toda, vocĂȘ esteve com a gente. Queremos nos aproximar mais e, por isso, te convidamos a seguir conosco ainda mais perto. Enviaremos essa newsletter a cada duas semanas, sempre Ă s quintas-feiras, mostrando os detalhes da cobertura e a realidade das periferias.

Manoel Ă© um dos moradores mais antigos da Favela do LinhĂŁo no Morro do Pullman, zona sul de SĂŁo Paulo | LĂ©u Britto/AgĂȘncia Mural

Se nĂŁo viu nada do que fizemos nos Ășltimos meses sobre o impacto da Covid-19, comece por aqui. Nosso repĂłrter fotogrĂĄfico, LĂ©u Britto, rodou bairros de vĂĄrias regiĂ”es perifĂ©ricas da capital, e selecionamos as 50 fotos que resumem esses meses de crise sanitĂĄria nas periferias. Ele retrata o que viu de norte a sul de SĂŁo Paulo, desde a crise econĂŽmica, moradores que nunca puderam viver o isolamento social, atĂ© a falta de comida e a reabertura do comĂ©rcio. AlĂ©m disso, LĂ©u relata o passo a passo do trabalho nesse perĂ­odo. “Registrar a tristeza desses moradores Ă© mostrar como as autoridades olham para o nosso povo”, resume.

EleiçÔes 2020

Na BrasilĂąndia, a lĂ­der comunitĂĄria Irani aponta falta de unidades de saĂșde como um dos problemas da regiĂŁo | LĂ©u Britto/AgĂȘncia Mural

AlĂ©m de nĂŁo deixar de mostrar o impacto da Covid-19, começamos a nossa cobertura das eleiçÔes 2020. Temos um espaço sobre o tema no Em Quarentena, toda terça-feira, e lançamos uma pĂĄgina especial para mostrar como a disputa afeta as periferias. Na primeira semana, mostramos como as lideranças comunitĂĄrias avaliam a gestĂŁo municipal e o que evoluiu ou nĂŁo nos Ășltimos anos nas bordas da cidade.

TambĂ©m começamos a publicar na Folha de S.Paulo reportagens sobre o cenĂĄrio polĂ­tico deste ano, mostrando como os vereadores de SP priorizaram verbas para esporte e cultura em seus redutos em detrimento da saĂșde. Apontamos como as cĂąmaras municipais da Grande SĂŁo Paulo sĂŁo pouco diversas, com cidades que estĂŁo hĂĄ mais de 30 anos sem eleger mulheres, e o municĂ­pio onde o mesmo prefeito pode ser eleito pela sexta vez: o rico e desigual Barueri.

32xSP na CBN

Outra novidade sobre as eleiçÔes Ă© o lançamento de uma nova parceria. Por meio do 32xSP, site produzido pela AgĂȘncia Mural em parceria com a Rede Nossa SP, iniciamos o ‘Giro pelas 32’, na rĂĄdio CBN. O quadro apresenta as desigualdades sociais de cada uma das 32 subprefeituras e quais desafios precisarĂŁo ser enfrentados pelo prefeito que for eleito em novembro.

Em Quarentena

Pixaby/Reprodução

Lançamos a segunda temporada do podcast Em Quarentena, mantendo o compromisso com a cobertura dos impactos da Covid-19. Com novo formato, agora cada dia da semana tem uma editoria. Às segundas-feiras, apresentamos perfis de moradores das periferias, como a história de uma família que criou um bingo virtual para se manter mais unida.

Ainda em alerta

Também seguimos acompanhando o avanço da pandemia. A Grande São Paulo chegou aos 21 mil mortos por conta da doença, segundo apuração da pågina Panorama Covid-19.

Taxação de livros

Com a discussão em andamento sobre a reforma tributåria, ouvimos escritores e agentes culturais para entender como isso pode afetar uma futura geração de leitores. Eles falaram sobre os riscos, os problemas vividos para difundir a leitura e que o preço jå é um dos fatores que distanciam moradores das obras literårias.


Blog Mural

Créditos da imagem

Desde março, o blog Mural, na Folha.com, tem trazido anĂĄlises dos editores sobre a cobertura do jornalismo nas periferias e o impacto na vida da população. CĂ­ntia Gomes, por exemplo, levantou a bola para falar sobre os ataques sofridos Ă s polĂ­ticas de cotas. 

“A imprensa perde credibilidade quando utiliza termos como ‘bunker de bandidos’ para rotular uma região da cidade que está nas periferias.”

Paulo Talarico, Editor-chefe de Jornalismo, durante discussão sobre credibilidade no jornalismo no Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Centro de Estudos Periféricos indica 50 propostas para transformar a cidade a partir das margens, no Periferia em Movimento.

Obrigado por chegar até aqui!

A AgĂȘncia Mural tem como missĂŁo minimizar as lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias da Grande SĂŁo Paulo. Essa cobertura da Mural sĂł existe por sua causa, por acreditar na nossa missĂŁo e no nosso trabalho.


Edição: Paulo Talarico
Contato:paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.