Bem amigos da Agência Mural!
Falo aqui de Osasco, onde chove chuva sem parar neste momento em que escrevo. Começou a Copa e tem Brasil nesta quinta-feira (24) - vale conferir quem é da quebrada e está no grupo de Tite.
São-paulino que sou, eu tenho preparado meus colegas para as iminentes derrotas do escrete canarinho. Mas, no fundo, lá no fundo, a gente ainda acredita um tiquinho nessa seleção, apesar do Daniel Alves.
Para além da Copa e da estreia da seleção brasileira, dia 24 de novembro é um momento muito especial para nós aqui na Agência Mural. Essa foi a data do primeiro texto publicado no blog Mural, lá no distante novembro de 2010.
Inclusive, neste texto, Izabela Moi conta como éramos 30 desbravadores lá atrás e já contamos com mais de 500 muralistas que passaram por aqui.
Nossa missão continua a mesma, 12 anos depois: reduzir as desigualdades de informação sobre as periferias, fazendo com que todos e todas tenhamos uma percepção menos estereotipada dessas regiões.
Se existimos e conquistamos tantos espaços ao longo desse tempo foi graças a você, que está ao nosso lado. Valeu mesmo!
Contamos com você para seguirmos em frente e avançar ainda mais nesse trabalho. A partir de R$ 5 você ajuda que este jornalismo, feito pelas periferias, siga forte e comemore muitos outros aniversários.
Vem com a gente construir Tijolo por Tijolo uma nova visão sobre as quebradas.
E bora pros destaques que tem jogo daqui a pouco.
Crias
Esta semana publicamos o último episódio da série Crias, com um vídeo sobre a arquiteta Ester Carro, que criou o Fazendinhando, projeto que transformou um lixão em uma área de lazer em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.
A série contou nas últimas semanas histórias de moradores das periferias que se destacam em diferentes áreas, como Stephani Maurício, que faz sucesso com a criação de unhas postiças estilizadas, Souto MC, a cantora de Itaquá que ganhou projeção no rap nacional, Miltão, o artesão das pipas, e Nenê, o criador da Quebradinha.
Nas redes
Ocupações em São Paulo
Há mais de 500 ocupações em São Paulo, muitas delas nas periferias e onde a espera pela moradia já dura quase uma década. Contamos nesta reportagem especial a situação de duas delas: a Nova Palestina, no Jardim Ângela, e a Copa do Povo, ocupação que nasceu perto da Copa de 2014.
Favela verde ameaçada
Reconhecida pelo trabalho de horta comunitária e descarte de lixo, a Vila Nova Esperança pode ser desocupada. A comunidade localizada na zona oeste tem sofrido um processo de reintegração de posse com o risco de mais de uma década de ações socioambientais serem perdidas.
A reportagem foi a primeira com apoio da rede Report For The World, que ajudará reforçar nossa atuação em reportagens sobre justiça climática e saúde na editoria Sobre-Viver.
Papo Reto
É falso que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva leu peça acusatória contra o atual presidente, Jair Bolsonaro, no Egito, e também é mentira que as urnas eletrônicas anteriores a 2020 não foram auditadas. Estas foram algumas das checagens sobre fake news que chegaram em grupos de bairros periféricos no Papo Reto no Zap, projeto da Mural em parceria com Lupa e WhatsApp contra a desinformação
Confira também:
Conheça 10 bares nas periferias de São Paulo para assistir aos jogos da seleção
Nada como um dia após o outro: jovens falam sobre 20 anos de álbum do Racionais MC
Como encontrar apoio psicológico acessível ou gratuito em São Paulo
Favelão: na Taça das Favelas Nacional deu São Paulo no masculino, mas as paulistas perderam para a seleção das favelas do Rio
Patrimônio histórico, Castelo de Ferraz de Vasconcelos segue abandonado
Conheça o pedreiro que fortalece a cultura negra em Carapicuíba
A Agência Mural foi uma das organizações de jornalismo selecionadas para receber o apoio financeiro do Fundo de Equidade do Google, que tem objetivo de alavancar a produção de conteúdos informativos em comunidades sub-representadas
No Desenrola e Não me Enrola, marcas da quebrada recriam símbolos por trás das cores da camiseta do Brasil
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.