Alô leitores do Brasil. Estamos chegando, com toda central da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Falamos diretamente de Fortaleza, no Ceará, onde começa o “Acontece Nas Escolas”, com notícias sobre a educação nas periferias da região.
Tá, calma. Vou segurar essa empolgação meio radiofônica para contar melhor essa novidade.
A Mural não foi pro Ceará, mas em parte sim. Estamos iniciando um projeto de formação de estudantes universitários e que faz parte do Clube Mural, a nova área de de treinamento e laboratório de jornalismo da Agência Mural, para estudantes universitários.
Eles participaram de oficinas sobre jornalismo nas periferias e, os selecionados, publicam agora reportagens sobre a educação. A primeira delas foi de Renan Moreira, e conta como alunos avaliam os cursos técnicos de uma escola em Barra do Ceará, bairro de Fortaleza.
Para este projeto no Ceará, a Agência Mural conta com apoio do Instituto Unibanco, que vem colaborando também para a produção de reportagens sobre educação nas quebradas de São Paulo.
Contada a novidade, vamos ao que rolou nos últimos dias:
Diário de uma marreteira
Na semana passada, publicamos uma reportagem especial sobre o dia a dia de uma vendedora do transporte público de São Paulo. Mostramos o Diário de uma Marreteira, marcando o Dia dos Trabalhadores, celebrado no último dia 1º de Maio.
A história foi apurada pela Jacqueline Maria da Silva, correspondente de Cidade Ademar, e mostra a vida de Andressa Poltronieri, 32. Com quadrinhos feitos por Magno Borges, falamos dos perrengues ao desejo dela de estudar e abrir o próprio negócio, bem como a cobrança pela regularização das atividades dos marretas.
Enquanto a situação para os trabalhadores segue com muitos desafios pela frente, a pandemia parece ter realmente freado. Mas há uma preocupação. Com menos casos, as pessoas não têm procurado os postos para vacinação e, em muitas cidades, nem metade dos moradores tomaram uma dose de reforço, mostra reportagem minha com Jessica Bernardo e Zeca Ferreira.
E o Zeca tinha falado em março sobre como estava a linha diamante com a chegada da Via Mobilidade. Voltamos a falar das estações de trem, desta vez na outra linha, a esmeralda. Os moradores criticaram a demora de oito meses para a estação Vila Natal começar a operar em horário integral, relata Jessica Bernardo.
E um dos destaques do Próxima Parada, podcast da Agência Mural e original Spotify, foi a conversa com Ewerton Carvalho, um advogado zica que defende jovens negros. Se liga:
Também no Próxima, tivemos a perda de um entrevistado. Recentemente, Renan Omura contou a história de João Pomelli, um senhor de 90 anos de Suzano que foi preso algumas vezes, conseguiu ter o próprio açougue e vivia de escrever sobre como foi a vida no cárcere. Ele morreu pouco depois da publicação do episódio e Renan conta como foi o último encontro.
Meio século de Heliópolis
Por conta da marca de 50 anos de Heliópolis, a maior favela de São Paulo, Cleberson Santos mostra como as conquistas do bairro foram fruto da mobilização comunitária, nesta reportagem no Visão do Corre, no Terra.
Para dar um rolê no fim de semana, separamos aqui 5 chefs e restaurantes da quebrada este webstory.
Também recomendamos a leitura das Receitas de Mãe, com dicas de mães das quebradas de comidas diferentes. No Dia das Mães, Tamiris Gomes escreve sobre como é esse dia para quem perdeu a mãe cedo.
Confira também:
Vendedor de doces no semáforo, jovem da zona norte sonha ser empresário
Blog Mural: O voto jovem para uma política velha
Pode crer: Da Cidade Tiradentes para a Rússia: a visão de um periférico sobre o momento de guerra
Na Folha: Barbeiro da zona leste de SP aprende três idiomas para atender clientes estrangeiros
Eu, Paulo Talarico, participei ao lado de Bia Barbosa, da Repórter Sem Fronteiras, do Redação Aberta, da Énois, em uma conversa sobre a cobertura das eleições.
E na sexta-feira (13) falo sobre a LAI (Lei de Acesso à Informação) no Comunicação com Cuidado, encontro que faz parte do Repórter da Quebrada - Uma morada jornalística de experimentações, realizado pela Periferia em Movimento.
E desculpem pelo excesso de autopromoção, mas foram convites muito legais desses dias ;)
No Desenrola e Não me Enrola, Mulheres transformam Guarulhos na capital dos moto clubes femininos
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.