Agora é papo reto
A cada duas semanas, sempre às terças, as notícias da Agência Mural no seu email
Salve! Como vai por aí nestes dias frios, dias quentes, dias frios, dias quentes de novo, nesse vai e vem que se repete na estação? A imunidade está aguentando?
Estamos a poucas semanas da votação no primeiro turno das eleições e a campanha eleitoral vai ganhando força nos nossos bairros, nas redes e nos grupos de zap. Já está com os cinco votos decididos por aí?
Aqui na Agência Mural estamos avançando na cobertura das eleições nas quebradas e na Mural Inbox de hoje falaremos também do início do Papo Reto no Zap, nosso novo projeto em parceria com Lupa e o WhatsApp.
Você que gosta do nosso trabalho, quer contribuir com o jornalismo das periferias feito pelas periferias? Você pode nos apoiar mensalmente a partir de R$ 10 ou mandar um pix pra gente (30.200.721/0001-06).
É falso
A Agência Mural se uniu a Lupa e ao WhatsApp para combater as fake news nas periferias, por meio do Papo Reto no Zap. Para isso, criamos quatro grupos no WhatsApp com moradores de três bairros da capital (Capão Redondo, Cidade Tiradentes e Jardim Fontalis) e da Vila Galvão, em Guarulhos. Os participantes podem encaminhar conteúdos suspeitos sobre as eleições para que sejam avaliados e, quando possível, verificados.
Nesta terça-feira (13), a primeira checagem trouxe uma informação falsa, espalhada pelos grupos em Guarulhos, de que o ex-presidente Lula (PT) disse que fecharia igrejas, o que nunca aconteceu, confira.
O funk e a eleição?
Um dos movimentos culturais que mais ganhou força nas periferias nos últimos anos é o funk. Apesar do sucesso, o ritmo segue estigmatizado e marcado pelo preconceito contra o estilo, ao mesmo tempo que também causa reclamações de moradores sobre o barulho das festas.
Mas o que os jovens e os artistas que frequentam os bailes querem dos próximos governantes? Mostramos nesta reportagem que poucos candidatos abordam o tema e que a comunidade do funk também quer políticas públicas que ajudem a potencializar e descriminalizar o ritmo.
Também conversamos com jovens eleitores que, pela primeira vez, votarão este ano. Eles contam quais são as prioridades que desejam para a educação e o que viram até aqui dos candidatos na disputa.
Outro assunto que tem aparecido com frequência quando se fala sobre as periferias é a questão do empreendedorismo. Mas o que as pessoas que estão no corre em pequenos comércios querem que melhore? Também separamos o que há de propostas.
Pega a Visão
Você sabe que a Mural está com uma série de vídeos sobre as eleições? É o Pega a Visão, com explicações sobre cada um dos cargos em disputa e a relação dessas funções com as periferias. Um jeito de levar informação para aquele parente que não está muito interessado nessa conversa.
Já falamos sobre como pesquisar as informações de um candidato ou candidata, a função dos deputados estaduais, deputados federais e senadores e governador. Mas e o presidente? Esse é o tema de hoje.
A escritora que revolucionou a arte
A ativista cultural Maria Vilani chegou ao Grajaú, na zona sul de São Paulo, em 1975. Criou o próprio projeto social e promove atividades culturais há três décadas. Mãe do cantor Criolo, Vilani conta sobre os desafios da arte na região e diz que a construção de novas realidades leva tempo.
“A gente tem que ir fazendo o que acredita. Não pode ser imediatista, tem que ter paciência. Você pega uma semente, planta e não vai nascer no dia seguinte”
Também veja a história de Débora Martins, uma chef que usa as redes sociais para fortalecer a luta indígena. A reportagem sobre ela foi publicada no Visão do Corre, no portal Terra, um dos parceiros da Agência Mural.
Nós por nós
Para ajudar no combate a fome, que tem atingido moradores de diversas regiões da cidade, separamos algumas iniciativas de quem atua para levar comida a várias periferias da Grande São Paulo.
Confira também:
Webstory: 5G tá on pra quem?
Nas periferias ainda se sabe pouco sobre a varíola dos macacos
Coletânea de poesias reúne artistas das periferias de São Paulo
A diretora institucional Cintia Gomes media a mesa: Retrocessos na educação: qual o caminho para reconstruir as escolas públicas?, que terá a participação de Denise Carreira, coordenadora institucional da Ação Educativa, e o pesquisador Luiz Fernando Abrucio.
Na Periferia em Movimento: Jovem guarani de aldeia no Jaraguá cria mídia para falar da luta dos povos indígenas. A reportagem faz parte do projeto Planeta Território, iniciativa do Território da Notícia, com apoio do Instituto Clima e Sociedade, para fomentar e distribuir informação de qualidade sobre a emergência climática.
A Agência Mural também participará da iniciativa.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.