Ataques virtuais contra ativistas, convenção nerd e a 'onda Barbie'
As notícias da Agência Mural no seu e-mail
Olá, pessoal!
Nesta edição da Mural Inbox apresentamos uma reportagem especial e urgente sobre ataques virtuais a ativistas e jornalistas das periferias de São Paulo. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, mais da metade dos entrevistados em pesquisa sobre o tema relataram já terem sido vítimas de agressões nas redes.
Atenção especial para os fãs de cultura nerd: a Agência Mural foi até a Perifacon acompanhar de perto tudo o que rolou no maior evento nerd das periferias do país. E, falando em cultura pop, aproveitamos a “onda Barbie” para conhecer a “papelaria mais rosa de Itaquaquecetuba”.
E como acreditamos que o jornalismo deve, antes de tudo, trabalhar em prol da população, denunciamos a falta de profissionais no Hospital Geral de São Mateus, além da falta de cuidado da prefeitura de São Paulo com a população da Brasilândia, que ano a ano têm sido vítimas de graves enchentes.
Bora conferir?
Haters, hackers e trolls
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F9feeb9b2-3e0a-44d8-9a93-ab651a544ddf_1201x801.png)
Reportagem especial da Mural, em parceria com a organização Artigo 19, revelou histórias de jornalistas e ativistas que tiveram o trabalho e a vida ameaçadas por cibercriminosos. Entrevistados relatam ataques virtuais e como tentam se proteger.
Maior convenção nerd das periferias
Conferimos de perto a Perifacon, a maior convenção nerd das periferias, que neste ano reuniu exposições, debates, concursos de cosplay, sala de games e atrações musicais na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.
O evento reuniu cosplays, quadrinistas, ilustradores e diversos outros artistas das periferias de São Paulo e de outros estados do país, como a quadrinista indígena Raquel Teixeira de Souza, 27, que veio de Manaus para participar do evento. "São outras vivências, outras experiências e consequentemente outro tipo de arte, que eu busco para me inspirar", disse.
Quem marcou presença também foi o Cosalto, grupo de cosplay da região do Alto Tietê, que promove inclusão e ação social, levando a cultura nerd para a quebrada com muito estilo!
A mural quer te conhecer
Iniciamos uma pesquisa, totalmente online, para mapear e conhecer melhor nosso público e fortalecer nossa comunidade. O questionário é voltado para moradores e moradoras de São Paulo e Grande São Paulo e estará no ar até 31 de agosto. Quem responder concorrerá a prêmios em um sorteio exclusivo.
A papelaria mais rosa
O filme da Barbie, lançado em julho, coloriu de rosa as redes sociais e até comércios. Quem não ficou de fora foi Amanda da Silva, 28, dona da papelaria Arco-íris Rosa, apresentada por ela como “a papelaria mais rosa de Itaquá”.
Moradora de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, Amanda usou filtro da Barbie em vídeos nas redes sociais para divulgar a papelaria. Também aproveitou para desenvolver produtos especiais com o tema, como kits cor de rosa e uma caixa de canetas inspirada na embalagem da boneca mais famosa do mundo.
Precarização de hospital em São Mateus
Funcionários, pacientes e integrantes de movimentos sociais reclamam da redução no número de leitos no Hospital Geral de São Mateus, na zona leste de São Paulo, e pedem a contratação de mais profissionais por meio de concurso público.
‘É totalmente justo que o movimento faça pressão sobre o governo para ampliar o atendimento’
Matias Vieira, 72, coordenador do Movimento de Saúde de São Mateus
Rolê no planetário
Leia também:
Saiba onde praticar capoeira de graça em São Paulo e região Metropolitana
Favela Gaming usa jogos para capacitar jovens periféricos da zona sul de SP
'Queremos mais do que dois minutos na TV', diz Deva, ex-jogadora da seleção
Consumo de pizza pesa mais no bolso dos moradores das periferias
Reportagem da Agência Mural sobre Periféricos em Harvard foi destaque no Jornal da Unesp, destacando desafios e oportunidades dos estudantes.
Organização Alma Preta lançou seu primeiro manual de redação antirracista, fruto de três anos de estudo e trabalho com pesquisadores, jornalistas e estudantes. O livro “Manual de Redação: o jornalismo antirracista a partir da experiência da Alma Preta” resgata a história de quase dois séculos de imprensa negra no Brasi e é visto como um marco para a discutir o jornalismo brasileiro.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Sarah Fernandes
Contato: sarahfernandes@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.