Cannabis no SUS, vacinação contra a dengue, vida universitária e agroecologia nas quebradas
As notícias da Agência Mural no seu e-mail
Oie!
Você acompanhou a lei que liberou o uso de cannabis medicinal pelo SUS no estado de São Paulo? Caso não, já te adianto que essa legislação foi aprovada no ano passado para beneficiar pacientes que sofrem com transtornos mentais, dores crônicas e epilepsia e que não podem arcar com os altos custos dos medicamentos. Entretanto, um ano após a aprovação, ninguém conseguiu acesso a esses remédios.
Foi essa situação alarmante que a Agência Mural revelou em reportagem exclusiva, contando também como os pacientes têm feito para seguir o tratamento sem apoio do poder público. “A via judicial é demorada, burocrática e o cidadão enfrenta, até mesmo, uma resistência do estados”, diz o advogado Erick Torquato.
Para além das denúncias, também participamos de uma aula de hidroginástica em Guaianases, na zona leste de SP, para entender como o esporte tem mudado a vida dos moradores locais. Conhecemos iniciativas de agricultura familiar nas periferias e acompanhamos o preocupante aumento nos casos de dengue nas quebradas.
Antes de mergulhar de cabeça nesses conteúdos, fique com a palavra da Fran Carneiro, responsável pela área de audiência e engajamento da Mural, que vem pra cá com a última parte de uma discussão importante sobre jornalismo e eleições nas periferias.
Bora nessa então?
Quem fala de política nas periferias? E em cidades sem jornalismo local?
Como contei para vocês na nossa última edição, a missão da Agência Mural é formar cada vez mais jornalistas especializados em jornalismo local. E, em ano de eleição, essa decisão se torna não apenas um trabalho, mas parte central do jornalismo que acreditamos.
Em 2020 fizemos uma cobertura especial sobre as eleições em cada uma das cidades da Grande São Paulo, apurando o histórico dos candidatos, as propostas, o impacto da pandemia nas eleições e o papel das periferias na escolha dos nossos governantes.
Neste ano, vamos apostar em um projeto que dê ainda mais visibilidade à importância de ouvir, de mergulhar na realidade das cidades e bairros periféricos e de costurar as narrativas a partir das histórias e sonhos de cada pessoa.
Sabemos que os períodos de eleições são delicados, importantes e causam mudanças de grande impacto nas cidades. E é por isso que precisamos da sua ajuda. Se você quer ficar por dentro da nossa cobertura, conhecer os bastidores do que estamos planejando, entender a construção das pautas e até mesmo trocar uma ideia com a nossa redação, a hora é agora.
É por meio da sua colaboração na nossa campanha Tijolo por Tijolo que conseguimos mostrar as realidades locais. É a partir da sua compra na nossa lojinha que tornamos o nosso jornalismo sustentável, que conseguimos colocar os nossos jornalistas na rua para fazer apurações detalhadas e de qualidade.
Esse é meu convite: quer se juntar ao nosso grupo e criar essa história de perto?
Cola na nossa campanha!
Quero te ver em breve,
Franciellen Carneiro
Audiência e Engajamento
apoie@agenciamural.org.br
Cannabis medicinal
Um ano após aprovação da lei que permite a inclusão de cannabis medicinal na saúde pública paulista de forma gratuita, nenhum paciente conseguiu acessar o medicamento pelo SUS no estado de São Paulo. Enquanto isso, nas periferias da capital paulista, moradores que buscam o tratamento precisam driblar diversos obstáculos para conseguir obter o medicamento.
Compro com uma amiga que produz em casa. Ela tem licença para produzir, mas é problemático não ter um profissional confiável para me passar a dosagem certa
Wigor Lindoso, morador do Jardim Ângela
Ser universitária nas periferias
Com mais de 12,1 milhões de visualizações no TikTok, o vídeo “a vida de quem estuda na USP e mora na favela” retrata a realidade e os desafios enfrentados por muitos jovens periféricos no universo acadêmico. A produção é da estudante Luana Nascimento, 23, moradora da comunidade Pedreirinha, em Mauá, na Grande São Paulo.
‘Meu curso é em período integral, meus pais não podiam me enviar dinheiro e o bandejão não era suficiente. No início, passei fome’
Luana Nascimento, estudante e moradora de Mauá
Direitos da favela
No almoço, José Maria Oliveira desfrutava da bengala, um tipo de pão comprido, e uma tubaína. Essa memória é marcante para ele desde que chegou à favela de Paraisópolis, onde se tornou uma figura de liderança. Ao longo de sua trajetória, contribuiu para a conquista de direitos para os moradores, em especial para a ampliação do acesso à água na comunidade.
Agricultura familiar nas quebradas
Pode não parecer, mas em São Paulo, quarta maior cidade do mundo, centenas de famílias vivem da agricultura familiar. Uma delas é o casal de agricultoras Valéria Macoratti e Vânia Maria dos Santos, que juntas fundaram a cooperativa Cooperapas, localizada em Parelheiros, no extremo sul de São Paulo. Também na zonal sul, na Ilha do Bororé, Ligiane Oliveira e Reginaldo Oliveira Santos cultivam cogumelos shimeji orgânicos, enquanto outros produtores rurais apostam na Frutilha, uma marca artesanal que produz licores e geléias com frutas típicas da região da Mata Atlântica.
Dengue nas periferias
A vacinação contra a dengue já começou em algumas das 11 cidades da região metropolitana de São Paulo que foram selecionadas pelo Ministério da Saúde para receber o imunizante. Em Suzano, as doses estão sendo aplicadas desde 19 de fevereiro em crianças de 10 e 11 anos, o público-alvo da primeira fase da campanha. A Agência Mural foi conferir de perto como está a vacinação, tirar dúvidas sobre o imunizante. Confira neste webstory as últimas orientações para prevenir a proliferação do mosquito.
Slam Fundão
No ano passado, um novo ponto de encontro de slammers foi fundado em Guarulhos, na Grande São Paulo, para fortalecer a cultura das quebradas: o Slam Fundão. O objetivo dos idealizadores foi evitar grandes deslocamentos dos poetas que precisavam ir para o centro para participar das batalhas de versos.
‘Os slams e as intervenções artísticas são um grito. Uma forma de colocar pra fora todas as coisas que ficam dentro da gente e que a gente precisa externalizar de alguma forma. Acaba sendo um refúgio’
Deia, poeta do Slam Fundão
Laços entre vizinhos na hidroginástica
Em Guaianases, na zona leste de São Paulo, as aulas de hidroginástica no CEU no Jardim São Pedro têm servido tanto para cuidar tanto da saúde quanto das relações humanas. A atividade se tornou um ponto de encontro para as pelo menos 500 pessoas que praticam o esporte, fortalecendo laços sociais. ”A gente dá risada e vai se distraindo, conhecendo bastante gente”, diz a praticante Maria Alves, conhecida como Dona Bia.
Leia também:
Como tirar título de eleitor? Confira guia para não ficar de fora das eleições 2024
Fies Social: entenda o que muda com o novo financiamento estudantil
Qual a relação entre a chuva, a floresta amazônica e as periferias de São Paulo?
Como vai funcionar o Pé-de-Meia, programa de bolsas de estudo do governo?
Três cachoeiras lindas e gratuitas para conhecer na Grande São Paulo
Rolê na Biblioteca do Pró Saber, em Paraisópolis, que reúne 20 mil livros
Depois da chuva: moradores temem futuro após alagamentos em Itapevi
A Agência Mural concluiu em janeiro o programa de novos correspondentes 2023, durante um evento interno com entrega de certificados e premiação para as melhores reportagens. A iniciativa é realizada pelo Clube Mural, área de treinamento e laboratório da Mural, e contou com o apoio da Fundação Tide Setubal e da Meedan.
A Canon, uma das líderes mundiais em fotografia, abriu o Programa Canon de Desenvolvimento do Estudante, para que alunos do ensino superior possam aprimorar habilidades em fotografia. Serão cinco encontros, em setembro, nas quais ocorrerão palestras online, webinars e análises virtuais de portfólio por fotógrafos experientes. As inscrições vão até 7 de março.
Obrigada por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigada a todos e todas.
Edição: Sarah Fernandes
Contato: sarahfernandes@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.