Olá, pessoal!
Vagner de Alencar na área. A partir de agora, sigo aqui na missão de trazer para vocês as atualizações da Agência Mural.
Escrevo esta Mural Inbox enquanto pesquiso no Google como tirar glitter do rosto, da roupa e, principalmente, da casa. Pulei Carnaval todos esses dias, mas sempre com um olho no bloquinho e o outro no céu.
Deu para matar a saudade da folia, mas não como gostaria. Afinal, como temos acompanhado, tem sido extremamente triste ver que as fortes chuvas têm causado um cenário de tragédia e mortes, especialmente no litoral norte de São Paulo.
Os eventos extremos climáticos, inclusive, têm estado em evidência em nossa cobertura, especialmente neste mês, com o lançamento da série “Tamo em crise”.
Em nossa news de hoje, a gente mostra a percepção de uma jovem ativista periférica sobre a justiça climática, conta como o Carnaval de bairros movimenta a maioria das agremiações da capital, apresenta os irmãos gêmeos apaixonados por literatura, dá parabéns à cidade de Osasco, entre outros assuntos.
Bora nessa?!
Luta pelo clima
Estão no ar os dois primeiros episódios do “Tamo em Crise”, uma série com cinco reportagens e cinco podcasts que mostram como a crise climática impacta diretamente as periferias e por que precisamos discutir esse tema partindo de quem vive nelas. A iniciativa é uma parceria da Agência Mural com o Greenpeace Brasil.
Confira abaixo o segundo episódio.
Clique aqui para ouvir todos os episódios em seu agregador de podcast favorito.
Uma das entrevistadas da série foi Jahzara Ona, 18, cria do Jardim Pantanal, bairro do Jardim Helena, na periferia da zona leste de São Paulo.
Segundo a jovem ativista ambiental, a justiça climática caminha junto a outras justiças que são buscadas pela sociedade, como a racial, social e de gênero.
“Na minha comunidade, passei por enchentes, pela insegurança alimentar e por diversas coisas, enquanto pessoas que moram num condomínio do centro de São Paulo não passam por isso. Qual a diferença? É que minha família vive aqui por ter uma renda mais baixa, por questões históricas, por não ter condições de viver num solo correto, não viver numa área de moradia apropriada etc.”
Carnaval nas quebradas
Você sabia que além das escolas de samba do Grupo Especial que se apresentam no Sambódromo do Anhembi, existe o Carnaval de bairros na periferia da cidade de São Paulo que movimenta a maioria das agremiações da capital?
No vídeo acima, o repórter Rômulo Cabrera conta um pouco desta tradição centenária do carnaval realizado nos extremos de São Paulo que já recebeu a atenção de personalidades e artistas como Adoniran Barbosa e Elza Soares.
Se ainda não conhece nosso canal no Youtube, é só clicar aqui para assinar e acompanhar nossas produções em vídeo!
Mais bloquinhos
Para quem já está sentindo falta da folia… A agenda do pós-Carnaval está na mão! Listamos os bloquinhos que sairão às ruas nas periferias da capital paulista no fim de semana.
Amor pelos quadrinhos
O forte laço que une Wesley e Pablo Barreto, 14, moradores do Jardim Lapena, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, vai além do sanguíneo. Eles são apaixonados pelo universo da literatura – amor que nasceu em 2020 durante a quarentena da Covid-19 – e já leram mais de 300 livros em dois anos.
Parabéns, Osasco!
61 anos de Osasco 🥳 A cidade, localizada na Grande São Paulo, tem 777 mil habitantes e é o 8º município mais populoso do estado. Em comemoração ao aniversário, no próximo sábado (25), a prefeitura vai montar um cachorro-quente gigante e distribuir no Calçadão da rua Antônio Agú, a partir das 12h.
Confira também:
Estrela do Terceiro Milênio: escola do Grajaú estreia no Grupo Especial
Assédio no Carnaval: veja o que fazer se presenciar ou for vítima de importunação sexual
Os desafios da justiça climática e do racismo ambiental na visão de uma jovem ativista periférica
A Agência Mural foi citada no artigo “Novas vozes, novas ferramentas: como a mídia brasileira está emergindo da sombra de Bolsonaro" (em tradução livre), escrito pela jornalista Daniela Pinheiro, no International Press Institute.
A jornalista ambientalista Mariana Belmont escreveu o texto “A culpa não é da chuva: é do racismo ambiental. Política é responsável por pessoas negras e periféricas estarem em risco”, publicado na Folha de S.Paulo.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Vagner de Alencar
Contato: vagner@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.