Salve!
Estava com saudade da Mural Inbox? De você, nosso apoiador e apoiadora, a gente estava!
Por aqui estamos em dias intensos de planejamento desde os primeiros dias do ano, preparando novidades para você que acredita na importância do jornalismo nas periferias. Se prepara!
Muita coisa acontecendo neste novo ano: tentativa de golpe de estado, um governo novo e muita expectativa sobre como esses novos ministros atuarão com relação à desigualdade e nossas quebradas. Ouvimos alguns moradores sobre isso, se liga:
Nas nossas quebradas, aquele aumento maroto no preço das passagens de ônibus na Grande São Paulo encareceu mais a vida, os trens seguem dando defeitos, assim como as enchentes ainda estão longe de ter um fim, enquanto os próprios moradores têm de se virar para adaptar as casas e evitar dias mais complicados.
Assim chegamos a mais um aniversário paulistano.
Hoje é dia de São Paulo, 25 de janeiro. E, como de costume, trazemos uma outra visão dessa metrópole. O correspondente do Grajaú, Matheus Souza, faz um resgate da história da população negra da cidade e mostra como ela ocupou e transformou as periferias.
Ele aborda o preconceito contra a população negra depois da abolição da escravatura, e como essas populações foram empurradas para as bordas da cidade. Também ouve quem chegou na cidade quando era tudo mato.
A reportagem mostra ainda como desse passado nasce a cultura periférica, que vai se definindo mais durante os anos 1980 com o surgimento do movimento hip hop, em especial com o grupo Racionais MC’s.
Para onde vai o orçamento?
Enquanto a população negra está mais presente nas periferias, a distribuição dos recursos da cidade não segue essa lógica. As subprefeituras de São Paulo mais populosas, como Campo Limpo e M’Boi Mirim, terão menos recursos per capta em 2023.
Neste vídeo do Pega a Visão, Jessica Bernardo conta um pouco de como a prefeitura planeja essa distribuição e como cobrar mudanças.
Na represa Billings, a expectativa pela criação do transporte hidroviário tem movimentado moradores que esperam reduzir a distância para sair do Grajaú, na zona sul de São Paulo. A promessa para 2024 também deve impactar os pescadores que trabalham na região mostra reportagem de Isabela Alves.
E você sabe o que é lowbike? O coletivo Máfia 011 de Palmeiras, na periferia de Suzano, explica como funciona um clube focado em bicicletas customizadas, com pinturas metálicas e peças cromadas, nesta matéria de Renan Omura.
Nas redes
A vida de quem vive nas ocupações em São Paulo e aguarda há quase uma década pela moradia.
Confira também:
Prévia do Censo: Grande São Paulo ganha 2 milhões de habitantes, e cidades menores crescem até 50%
Preço da passagem de ônibus subiu até 17% em um ano na Grande São Paulo
Só lamento, mas outras muitas Alines vão publicar foto na Europa
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@aenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.