É Natal nas quebradas!
As notícias da Agência Mural no seu e-mail
Oi, pessoal,
Confesso que tomei um pequeno susto ao escrever essa frase. A verdade é que 2025 passou voando e as festas de final de ano já estão aí. Em poucos dias, vai ter família reunida, moto passando para lá e para cá e muita bagunça para celebrar o Natal e o Ano Novo nas quebradas. E o melhor? Vamos curtir bonito e com um horizonte cheio de boas perspectivas.
Este não foi um ano qualquer para a gente: em 2025 celebramos 15 anos, levamos o projeto Mural Local para cinco territórios periféricos, ganhamos importantes prêmios de jornalismo e, antes de tudo, estivemos ao lados dos nossos, construindo o jornalismo que acreditamos - e precisamos. Vale relembrar 👇🏼
Nós aqui já celebramos essas conquistas, com festa, roda de samba e um belo brinde. Dá para conferir aqui como foi a festa da Mural. A gente curtiu muito e agradeceu a todos que nos acompanharam neste ano cheio de realizações.
Mas as comemorações não param por aqui. É hora de celebrar (e descansar um pouquinho, né?!). Por isso a Mural aproveita o clima bom de final de ano para fazer aquela pausa necessária, voltar com gás total e tirar novas ideias do papel. O ano de 2026 promete, janeiro já está aí, e na primeira semana estaremos de volta, com a certeza renovada que o futuro é local!
Bora nessa última Mural Inbox do ano?!
O Papai Noel negro
“O que eu mais gosto é ver o sorriso das crianças e a emoção dos adultos que dizem que viveram a vida toda sem ver um Papai Noel preto. Eles vêm, me abraçam e choram. Outros dizem que me pareço com o avô ou o pai. Isso me emociona”. A fala, cheia de afeto, é de João Carlos de Araújo, 68, o Papai Noel do Shopping Light, no centro da capital paulista.
Nas semanas que antecedem as festas de fim de ano, todos os dias, ele saí de São Miguel Paulista, na periferia da zona leste, com a missão de alegrar o dia de crianças e adultos. Por onde passa, chama atenção por ser um Papai Noel negro, que além de espalhar o espírito do Natal, leva representatividade para pessoas de todas as idades.
Crianças desenham a cidade dos sonhos
Como as crianças de Heliópolis gostariam que São Paulo fosse? A Mural convidou meninos e meninas do Centro Educacional Infantil (CEI) Minervino para desenhar a sua cidade dos sonhos.
Entre parques coloridos, lagos com peixes e até uma árvore gigante, elas desenharam futuros possíveis: mais verde, mais acesso aos espaços públicos e mais direitos para as crianças das periferias. Cada traço revela o desejo simples e poderoso de um bairro onde poder brincar seja regra, e não exceção.
Confinados e excluídos
Março de 2020. O Brasil e o mundo atravessavam o primeiro mês da pandemia de Covid-19. Em Jundiapeba, periferia de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, os moradores do Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti enfrentavam outro risco além do vírus: o de serem despejados de casa.
Um processo judicial movido pelo governo do Estado, em plena pandemia, está em andamento até hoje. A medida busca a desocupação de 12 casas habitadas por agregados — familiares de ex-pacientes hansenianos falecidos que viveram no hospital.
‘Plantão encerrado para emergências veterinárias’
Se um gambá visitar sua casa no final de semana em Guarulhos… boa sorte! Essa foi a lição que Sônia Xavier aprendeu depois de um dia corrido, no qual só queria descansar. Ela chegou em casa e ao abrir a porta da lavanderia se deparou com um visitante inusitado: um gambá!
Sem saber o que fazer, ela tentou contato com a CGM Ambiental e os bombeiros, e teve respostas ainda mais inesperadas. Para saber como essa história termina, confira a crônica de Gabrielly Souza.
Um ciclone nas quebradas
O ciclone extratropical que atingiu a Grande São Paulo no último dia 10 e deixou estragos severos nas periferias de São Paulo. Bairros ficaram dias sem energia e água, árvores caíram e vias ficaram interditadas.
No Jardim Miriam, zona sul da capital paulista, moradores chegaram a realizar protestos diante da demora no restabelecimento da luz, situação que também prejudicou comércios locais.
‘Mototáxi’ em São Paulo?
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou a lei que regulamenta o transporte de passageiros em motos por aplicativo na cidade. Motoristas acreditam que a regulamentação pode trazer mais segurança para trabalhadores, gerar emprego e renda e oferecer mais facilidade para passageiros, com opções de transporte mais acessível ao bolso.
São Paulo tem praia?
São Paulo também tem suas “prainhas”. A represa de Guarapiranga recebe cerca de 80 mil visitantes por mês, que aproveitam áreas de banho, esportes náuticos e espaços públicos e privados.
O aumento do movimento reforça a necessidade de atenção à preservação ambiental e ao descarte correto de resíduos. Entenda.
TOP 5 linhas de ônibus mais longas de SP
São Paulo tem linhas de ônibus que chegam a quase 80 km de percurso entre ida e volta. Sim, acredite!
Com dezenas de paradas e trajetos longos, essas linhas impactam diretamente o tempo de deslocamento diário de milhares de pessoas. Você sabe quais são as maiores linhas de ônibus da capital paulista?
Leia também:
Estudantes de Suzano reclamam de taxa semestral para ter direito a meia tarifa no ônibus
Bumba meu boi do Morro Querosene mantém viva a cultura maranhense na zona oeste de São Paulo
‘Nós somos a autêntica literatura brasileira’, diz Ferréz, autor de Capão Pecado
A Mural realizou um encontro presencial especial para celebrar seus 15 anos ao lado de quem faz tudo acontecer: nossa rede de correspondentes locais. A programação também marcou a entrega dos certificados aos 32 novos correspondentes, que concluíram a trilha de formação do Clube Mural de 2025, que ocorreu com apoio da Meedan e do Impacto Black, iniciativa da Feira Preta, Fundação PepsiCo e Doritos.
“Existimos por uma atuação coletiva e em rede de quem vive nas periferias e acredita no jornalismo local. Entregar os certificados conclui um ciclo que amplia a diversidade e inclui novas vozes na nossa cobertura”, afirma Paulo Talarico, diretor de treinamento e dados.
Como os brasileiros se informaram em 2025? O uso de ferramentas de inteligência artificial como fonte de informação já é uma realidade. Ao todo, 9,7% da população afirma recorrer a sistemas de IA para se informar. O percentual é praticamente o mesmo dos jornais impressos (9,5%) e superior ao das revistas (5,8%), segundo a edição 2025 da pesquisa Desigualdades Informativas: Entendendo os hábitos de consumo de informação dos brasileiros, do Aláfia Lab.
Na avaliação da coordenadora de Pesquisa da organização, Vivian Peron, a presença da IA na rotina informativa indica uma mudança no comportamento da audiência, sobretudo na forma de acessar informações, marcada pela expectativa de respostas rápidas, organizadas e adaptadas às demandas individuais. Vale a leitura.
Obrigada por chegar até aqui e um excelente 2026!
A Agência Mural tem como missão fazer jornalismo local sobre, para e pelas periferias, combatendo estereótipos e garantindo o acesso à informação.Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigada a todos e todas.
Edição: Sarah Fernandes
Contato: sarahfernandes@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.













