Eleições para além do presidente
A cada duas semanas, sempre às terças, as notícias da Agência Mural no seu email
Salve pessoal,
Conseguindo manter a saúde mental nessa semana decisiva da eleição? Não está fácil. Por conta da votação no próximo domingo (2), resolvemos esta semana transferir a publicação da Mural Inbox de terça para esta sexta-feira, para podermos levar as últimas informações das eleições nas quebradas.
Desculpem a falta de aviso prévio, mas era importante. Finalizamos com reportagens sobre o cenário da disputa para deputado estadual e federal e convidamos você para acompanhar nossa cobertura no próximo domingo.
Traremos destaques nas redes sociais sobre o clima da votação nos bairros e, no fim do dia, um panorama dos resultados da votação nas periferias. E não se esqueça de conferir o que é preciso para a hora do voto.
A voz dos que não votam
Aos 93 anos, Efigência gostaria de ver mais mulheres pretas e das periferias na política. Moradora de Americanópolis, na zona sul de São Paulo, ela tem praticamente a idade do voto feminino no Brasil e viu muitas mudanças como a saída de voto de papel para a urna eletrônica.
Já Clara Cerqueira, de apenas 10 anos, externa a angústia de todos nós. “Arroz, carne, tomate, muita coisa que a gente precisa para o dia a dia está caro. Me preocupo com as pessoas que têm um, dois, três filhos e não têm tanto dinheiro”, diz a pequena. Ela e outras crianças das periferias disseram o que esperam do próximo governo.
A fala dela indica um problema que temos visto com frequência nos nossos bairros. A fome existe pra valer, diferente do que Bolsonaro diz. Fizemos uma reportagem em parceria com a Folha que mostra como os comércios têm recebido cada vez mais pedido de comida, enquanto o número de pessoas nas ruas subiu seis vezes nas periferias.
Para incentivar o voto e mostrar a importância de cada um dos cargos para as periferias, lançamos durante a campanha eleitoral o “Pega a Visão”. No último episódio, foi a vez de falar dela, a tão atacada urna eletrônica.
Não é só presidente
Pode até parecer clichê falar que é preciso ficar atento aos votos de deputado federal e estadual, mas talvez nunca tenha sido tão importante reforçar isso. Se está difícil para todos os candidatos a deputado divulgarem seus nomes com a polarização nacional, imagina para os que estão nas periferias, muitos com pouco dinheiro para fazer campanha. Por conta disso, lançamos várias reportagens sobre a disputa do legislativo e fizemos um pequeno guia para você ficar atento a qual partido seu candidato faz parte e quem ele apoia. Confira outros destaques:
Candidatos a deputado federal nas periferias apontam propostas
O que são as candidaturas coletivas e por que se tornaram alternativa para políticos das periferias
Candidatos a deputado estadual das periferias dizem por que querem chegar à Alesp
Na Grande SP: confira candidatos de Osasco, São Bernardo e Santo André, e a dança das cadeiras em Guarulhos
Na Folha: Prefeitos evitam Lula e Bolsonaro para tentar emplacar parentes como deputados
Papo Reto no Zap
Em parceria com Lupa e WhatsApp, criamos grupos em quatro comunidades para combater fake news, o Papo Reto no Zap. A última checagem mostra que é falso que Lula está inelegível por não pagar dívidas, questão replicadas pelos telefones de Guarulhos.
Planeta Território
Durante o período eleitoral, participamos do Planeta Território, uma iniciativa do Território da Notícia, para abordar a justiça climática e o contexto eleitoral. Conversamos com indígenas de São Paulo que decidiram entrar na disputa eleitoral para conseguir cobrar por mais ações e respeito pela causa ambiental.
Saúde emocional
Uma pausa na eleição para contar uma novidade importante. Começamos uma parceria com o Instituto Sulamérica para a produção de reportagens sobre a saúde emocional nas periferias.
Na primeira, mostramos a importância da terapia e como ela deve ser direito de todos, e nesta webstory a necessidade de atividades ao ar livre para reduzir a ansiedade.
Confira também:
Tranças, black ou raspado: penteados afro resgatam raízes de mulheres negras
Torneiras secas durante fim de semana viram rotina na zona sul de SP
Tão distante, mas tão perto: como as queimadas na Amazônica impactam as periferias
Correspondentes da Agência Mural, Luiz Lucas, Matheus Oliveira e Rebeca Motta participaram da Feira de Profissões do Cursinho Carolina Maria de Jesus na escola estadual Professor Luis Magalhães, no Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo.
Foi lançado nesta quinta-feira (29) o livro “A Formação das Sujeitas e dos Sujeitos Periféricos”, de Tiaraju Pablo D’Andrea, professor e doutor em sociologia, que relaciona a resistência das periferias com a produção cultural nos últimos 30 anos
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.