Expo inspirada nos Racionais e professora homenageada
As notícias da Agência Mural no seu e-mail
Fala, pessoal!
Olha a Mural Inbox chegando à sua caixa de e-mail às vésperas do feriado de Páscoa. Enquanto escrevo os destaques da última quinzena da Agência Mural, relembro com certo saudosismo os almoços fartos da minha família na Bahia. A sexta-feira Santa era dia de comer peixe, de levar à sério as muitas superstições e, especialmente, de estar reunido com os amigos e familiares queridos.
Deixando as lembranças de lado, vombora às nossas principais publicações. Para começar, temos a indicação da exposição “Sobrevivendo no Inferno”, inspirada na obra homônima dos Racionais MC's, e uma entrevista com Guilherme Simões, secretário à frente da nova Secretaria das Periferias.
Além disso, publicamos a história de Bianca Nunes, professora que dará nome a um novo parque em Suzano, e batemos um papo com o ativista indígena Eduardo Karai Jeguaka.
Bora nessa!?
Sobrevivendo no inferno
Lançado em dezembro de 1997, o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s, é considerado um dos mais importantes na história da música brasileira, além de inspiração para uma exposição fotográfica na zona sul de São Paulo.
Batizado com o mesmo nome da obra do grupo, o projeto é assinado pela fotógrafa Fernanda Souza, 28, conhecida artisticamente como Correrua, cria do Grajaú.
Periferias no centro
Em entrevista à Agência Mural, Guilherme Simões, secretário da recém-criada Secretaria Nacional de Políticas para os Territórios Periféricos, afirma que é preciso “colocar a periferia no centro da política”. Ele é professor de sociologia e militante do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).
“Primeiro, vamos pensar na prevenção de desastres [devido às consequências climáticas nas áreas de riscos], focar em salvar vidas e, posteriormente, pensar em um plano de urbanização que seja participativo e integrado às experiências territoriais.”
Homenagem
Às margens da avenida Katsutoshi Naito, uma área de 124 hectares de mata se tornará um novo parque. O local é conhecido por todos que moram na região, em Suzano, na Grande São Paulo, mas em especial por quem conviveu com a professora Bianca Nunes, cujo nome batizará o espaço.
Com uma carreira dedicada ao meio ambiente, Bianca morreu em 2020, aos 42 anos, em decorrência de um câncer. Ela estudou e catalogou as espécies da fauna, flora e as nascentes presentes na área.
Ativista indígena
A cidade de Cotia, também na Grande São Paulo, completou 167 anos no dia 2 de abril. Para Eduardo Karai Jeguaka, 34, ativista e artista visual, falta reconhecimento do poder público ao papel dos povos originários na formação do município, apesar da forte presença do povo Guarani.
Bicletários lotados
Na subprefeitura de São Miguel Paulista, onde fica a estação Jardim Helena – Vila Mara, da Linha 12 – Safira da CPTM, dezenas de bicicletas ficam amarradas em árvores e corrimões bem em frente ao bicicletário da companhia de trem.
As vagas do local são insuficientes para a demanda. Nesta reportagem em vídeo, conversamos com alguns ciclistas para entender o que tem rolado por lá.
Rolê
0800? Temos por aqui 🧡 Colamos no Parque do Carmo, em Itaquera, zona leste de SP, onde dá para andar de bike, fazer caminhadas e corridas, piquenique e até mesmo churrasco nos quiosques. Tem opções para todos os gostos e idades - e o melhor, é gratuito.
Leia também:
Cintia Gomes, diretora institucional da Agência Mural, falou sobre a cobertura da desigualdade na educação para a Jeduca, associação de jornalistas de educação.
‘Manual de Boas Práticas para Gestão de Grupos no WhatsApp’ traz dicas com as experiências do Papo Reto no Zap, projeto que levou informações verificadas para regiões periféricas pelo WhatsApp.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Vagner de Alencar
Contato: vagner@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.