Olá! Tinha começado mais animado esta Mural Inbox, mas quando a gente se depara com mais um episódio como esse vivido no Rio de Janeiro, não dava para brincar.
Nesta terça-feira (24) foram mortas ao menos 22 pessoas no Complexo do Cruzeiro (os números seguem sendo atualizados). Em uma nota conjunta em que pedem o cessar fogo, diversas entidades cobram resposta a mais uma trágica ação policial. “É preciso parar o extermínio da população negra”, diz a nota.
Ações de extermínio que, por vezes, parecem feitas por encomenda, em um ano que esse tipo de política de morte rende até votos. Nossa solidariedade para quem busca mudar isso no Rio de Janeiro, como os diversos veículos das quebradas.
Ainda antes de começarmos, queria relembrar aqui um canal para você que acompanha a Agência Mural: o nosso zap. Se quiser receber notícias que selecionamos durante a semana ou mandar mensagens com sugestões, críticas ou até lamentações, é só dar um “oi” no número +55 11 93349-1709.
E para você que curte a Mural e quer ajudar nosso jornalismo, é só apoiar nossa campanha Tijolo por Tijolo ou fazer um PIX nesse CNPJ: 30.200.721/0001-06. É com seu apoio que seguimos aqui mostrando que as periferias são diversas e que há muito ainda o que contar. Bora?
Os investidores das quebradas
Muita gente nova tem buscado a Bolsa de Valores para conseguir uma renda a mais e essa cena tem chegado também nas periferias. Patricia Vilas Boas relata como alguns jovens das periferias de São Paulo se tornaram investidores e os cuidados necessários para entrar nesse tipo de negócio.
Conseguir uma renda é o objetivo de alguns empreendedores das periferias, mas alguns deles também têm buscado gerar impacto ao redor de onde vivem. Cleberson Santos e Jessica Bernardo contam as histórias de negócios criados na Grande São Paulo e que têm gerado impacto socioambiental, nesta reportagem da Agência Mural na Folha.
Em Mairiporã, na Grande São Paulo, a Feira Preta trouxe o trabalho de diversos artesãos da região no último mês. Mas, além disso, o evento serviu para resgatar a história do povo negro na cidade. Humberto do Lago Muller explica como essa história está ligada à demolição da igreja do Rosário, derrubada ao menos três vezes desde os anos 1970.
11 anos de espera
É o tempo que Haínra Asabi, 40, está na fila para fazer uma cirurgia de redesignação sexual. Professora e mulher transexual, ela relata as dificuldades na fila do SUS (Sistema Único de Saúde), situação que atinge outras pessoas trans na Grande São Paulo, relatam Katia Flora e Luís Felipe do Nascimento.
Pentacampeão em enchentes
É assim que moradores do Jardim Irene, na zona sul de São Paulo, têm falado sobre o bairro que chamou a atenção do mundo há 20 anos, quando Cafu homenageou a região na final da Copa do Mundo. Os moradores questionam uma série de alagamentos no bairro, mostra reportagem de Cleberson Santos e Suzana Leite.
Também na zona sul, os moradores do Morro da Lua, no Campo Limpo, apontam problemas nas ruas por conta da obra do Novo Rio Pinheiros. O surgimento de um esgoto a céu aberto está entre os problemas, reportam Livia Alves e Guilherme Zacarias.
Vai um cafezinho?
Nada melhor do que um café para sobreviver a esse frio, né? Gancho meio forçado para falar que hoje é Dia do Café e indicar aqui cinco dicas de lugares para tomar um nas periferias de São Paulo neste webstory de Eduardo Silva produzido para o Visão do Corre, do Terra.
Próxima Parada
O Próxima Parada tem abordado as manifestações religiosas que vêm voltando com força nas quebradas. Nesse episódio, falamos sobre a volta das procissões católicas.
No Ceará
Contamos na última Mural Inbox a novidade das reportagens sobre educação nas periferias de Fortaleza, no Ceará, na qual contamos com o apoio do Instituto Unibanco. Nos últimos dias, Antonio Filho, do bairro Mondubim, contou sobre como um coletivo tem atuado pela inclusão de trans e travestis nas universidades. Esse projeto faz parte do Clube Mural, o laboratório de jornalismo da Agência Mural.
Confira também:
O caminho que levou a Estrela do Terceiro Milênio ao Grupo Especial do Carnaval
Tamiris Gomes conta os segredos para fazer um jornalismo visual e móvel: os Web Stories
Webstory: A voz de Semayat Oliveira
Correspondente da Agência Mural em Diadema, Luís Felipe do Nascimento estará no Festival ABCR, que será entre nos dias 27 e 28 de junho. Representando a ponteAponte, ele falará sobre a plataforma “Potências Periféricas”
Neste texto antigo do Anderson Meneses, no blog Mural, ele fala sobre como o jornalismo independente depende de sua participação e cita diversas organizações que merecem ser conhecidas e receber apoio
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir esse jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.