Mês do Orgulho, cotas, eleições e mocotó
A cada duas semanas, sempre às terças, as notícias da Agência Mural no seu email
Olá pessoal!
Chegando em mais uma terça, com a cabeça inchada - como tem sido pra qualquer um que não seja torcedor do Palmeiras nos últimos tempos (mas dois gols depois dos 45 minutos é sacanagem).
E sobrevivendo a esse Brasil desalentador, que vai passando de tragédia em tragédia e se preparando para a próxima - como já vimos após a triste descoberta da morte de Dom Philips e Bruno Pereira. Nossa solidariedade e a necessidade de defender ainda mais o jornalismo.
Por aqui, seguimos firmes, com casa nova, novos muralistas cheios de pique para contar histórias e nos preparando para o segundo semestre do ano.
Começo convidando para que deem uma lida nesta crônica da Pietra Alcântara. Nos últimos dias, uma publicação de uma cliente do Restaurante Mocotó descrevia a experiência de chegar ao restaurante como “surpresa e decepção”, pela localização “perigosa” e “precária” em uma periferia de São Paulo.
Nesta crônica, Pietra que é cria do bairro fala um pouco sobre o que fazemos: a busca de um olhar mais cuidadoso e sem preconceitos nas periferias. E é por acreditar em transformar essas narrativas que nós fazemos esse jornalismo todos os dias. E com seu apoio vamos seguir cada vez mais fortes.
Bora pras notícias:
Mês do Orgulho
Ao longo do mês de junho, a Agência Mural tem publicado uma série de Web Stories sobre a população LGBTQIAPN+. Em parceria com o Terra, estamos trazendo a explicação de cada uma das letras e a histórias de moradores das periferias de São Paulo que lutam contra o preconceito - uma luta que não deve ser restrita ao mês de junho como diz Tia Franny, uma drag queen de Parelheiros, no extremo sul da capital.
Junho também é o mês das Festas Juninas, e preparamos uma lista com diversas festas pelas periferias de São Paulo, vale conferir. Tem também esta história contada por Cleberson Santos no Guia da Folha, o Arraial das Drags, no Jardim Romano, na zona leste da capital.
Bom, e as eleições estão chegando e, pelos bairros da capital e da Grande São Paulo, não é incomum encontrar aquele jeito de propaganda velada de políticos que recebem “agradecimentos” de moradores ou deixam aquele cartaz pra desejar um Feliz Dia das Mães. Nesta reportagem, Jacqueline Maria da Silva e Katia Flora contam um pouco sobre essa forma de driblar a lei eleitoral.
E como comentamos na última newsletter, publicamos uma série especial sobre a Lei de Cotas. Na última reportagem, Jessica Bernardo e Cleberson Santos falam sobre a vida dos estudantes que chegaram na universidade e as dificuldades para a permanência. Também vale conferir o episódio sobre o tema e esse post nas redes que é bem didático sobre como funciona a lei.
E contamos sobre os moradores do Grajaú que fizeram um abaixo-assinado por mais médicos em uma UBS da região. A boa notícia é que um novo profissional começou a trabalhar na região esta semana.
Próxima Parada: Copa do Busão
No podcast produzido pela Agência Mural e original Spotify, a história de um torneio de várzea que dá como prêmio um ônibus para o time campeão.
Acontece no Ceará
E como vocês sabem nos últimos dias estamos com uma série de reportagens sobre a educação no Ceará, como parte do Clube Mural, nosso laboratório de jornalismo. Na última semana, Clarice Rosane conta a história de Júlio Soares, um professor que usa violões para inspirar os alunos de Juazeiro do Norte. Já em Horizonte, estudantes distribuem absorventes e discutem saúde menstrual, mostra Lívia Nogueira. Este projeto é realizado com o apoio do Instituto Unibanco.
Confira também:
Na laje e no campo de várzea: cineclubes levam o cinema para as periferias de SP
Web Story: Kobra: do Campo Limpo para o mundo
Blog Mural: Como fazer jornalismo nas periferias com foco em educação
No Alma Preta, cerca de 10 anos após exumação do corpo de uma das vítimas dos Crimes de Maio, processo segue parado. Assassinato de mais de 500 civis aconteceu há 16 anos
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir esse jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.