Mulheres na política, cinema das quebradas e personalidades periféricas que rompem fronteiras
As notícias da Agência Mural no seu e-mail
Oi pessoal!
A gente sabe que 2024 já começou como um ano superimportante, afinal em outubro ocorrem eleições para prefeitos e vereadores em todos os municípios do país. É um período fundamental para cobrar, exigir e refletir sobre as escolhas para os nossos - e, por que não, para ajudar a deixar a política mais com a nossa cara?
Em 72 anos, São Paulo elegeu apenas seis vereadoras negras – quatro delas só no último pleito, em 2020. Se é um avanço, é também uma marca da desigualdade racial e de gênero que ainda impera nos Executivos e Legislativos municipais.
Para se ter uma ideia, na capital paulista a média é de apenas duas mulheres eleitas para cada 10 vereadores no mandato atual. Na Grande São Paulo a situação é ainda pior: somente uma mulher eleita para cada nove parlamentares homens.
Mas por que faltam mulheres na política? É isso que a Agência Mural foi investigar, além de contar a história de jovens das periferias que ganharam o mundo com seu trabalho de ativista ou com sua arte.
Bora nessa então?
A eleição delas
Onde estão as mulheres das periferias na política? Em reportagem especial, Agência Mural ouviu vereadoras, líderes comunitárias e especialistas para entender por que é tão difícil para mulheres, em especial as das periferias, entrarem no jogo político oficial.
Nós sabemos que o dinheiro dos partidos vai preferencialmente para as candidaturas masculinas e não femininas. Temos as barreiras político-institucionais, dos investimentos, sexismo
Shisleni de Oliveira Macedo, cientista política do Centro de Estudos Periféricos da Unifesp
As palavras de Wesley
Wesley Barbosa, 33, contabiliza mais de 10 mil livros vendidos e acaba de lançar “Eu te amo Ivan”, narrativa que aborda a vivência de um casal LGBTQIA+ e as relações familiares na busca por aceitação. Recentemente, o escritor de Itapecerica da Serra celebrou outra conquista: pela primeira vez, terá uma obra traduzida em língua estrangeira.
Influencers das periferias
A Agência Mural traz uma lista de influencers e tiktokers das periferias que conquistam os seguidores com conteúdos diversos sobre cultura, moda, maternidade, cuidados com a casa, maquiagem e cabelo. Elas mobilizam e engajam o público e se tornaram referência nas quebradas.
De São Bernardo a Londres
Cria do bairro do Taboão, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a DJ Thaís Tiemi Reis Yamamoto, 35, sempre foi apaixonada por música. Nos últimos anos, ela teve a oportunidade de remixar canções sul-americanas e fazer colaborações com artistas de países como Argentina, Chile e Inglaterra.
No clima do Oscar
Quem acompanha a maior premiação mundial do cinema, costuma fazer uma maratona para assistir aos filmes e palpitar sobre os vencedores. Mas, e quanto ao audiovisual das quebradas? Quais os destaques e lançamentos que foram gravados nas periferias de São Paulo? A Agência Mural selecionou curtas e longas metragens que circularam por festivais e mostras de cinemas nos últimos meses. De quebra, ainda tem dicas de filmes dirigidos e estrelados por indígenas de São Paulo e uma produção especial sobre os bailes funks das periferias.
Soluções globais
Jovens do bairro Pimentas, na periferia de Guarulhos, foram selecionados para representar o Brasil no Festival Mundial da Juventude, na Rússia. O evento recebe ativistas em áreas como negócios, mídia, cooperação internacional, cultura, ciência, educação, voluntariado e esportes para pensar em alternativas para um mundo mais justo.
As favelas têm muito a contribuir. Acredito que aqui a gente tem soluções para muitos dos problemas atuais. As favelas precisam começar a serem vistas como a solução, não o problema
Lucas Felipe, comunicador social selecionado para o evento
Funk na academia
Conhecido nas redes sociais por difundir informações sobre o funk, Thiago de Souza, 34, conhecido como Thiagson, faz doutorado na USP sobre o tema e busca aproximar o público leitor das favelas. Recentemente, o músico e pesquisador lançou o livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre Funk… mas tinha medo de perguntar” e destaca preconceito contra o gênero musical no meio acadêmico.
Leia também:
Conheça Daniel da Orpas, morador que fez do quintal de casa um projeto de saúde e cultura
Na Vila Piauí, moradores enfrentam escassez de transporte público
‘Enquanto meu bloco não passa’: vielas da Favela Monte Azul recebem exposição de fotografia
Conheça uma jovem que tem buscado soluções para as enchentes no Jardim Helena
O que a chuva, o oceano e a Floresta Amazônica têm a ver com as periferias de São Paulo?
Nós, mulheres da periferia chega aos 10 anos e busca abrangência nacional
A Agência Mural é finalista na 2ª edição do Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, com a reportagem “Do outro lado da linha: jovens periféricas relatam como é ser voluntária no Centro de Valorização da Vida”. "Ficamos muito felizes por levar uma reportagem que saiu da temática de assistencialismo, como comumente a quebrada é abordada, além de mostrar jovens das periferias como protagonistas da solidariedade", conta a repórter Jacqueline Maria da Silva. Foram 145 inscrições de jornalistas e estudantes de jornalismo de 19 estados. A cerimônia de premiação será em 22 de março.
Estão abertas até 21 de abril as inscrições para a edição 2025 da Bolsa Elizabeth Neuffer da International Women's Media Foundation (IWMF), voltada para jornalistas mulheres e pessoas não-binárias com três anos ou mais de experiência jornalística focada em direitos humanos e justiça social. As selecionadas terão a oportunidade de participar de seis meses de aulas, eventos e seminários no Center for International Studies do MIT e no Boston Globe, além de passar dois meses estagiando no New York Times. As inscrições podem ser feitas por aqui.
Obrigada por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigada a todos e todas.
Edição: Sarah Fernandes
Contato: sarahfernandes@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.