Mural celebra 14 anos de história
Tijolo por tijolo construindo um jornalismo para, nas e pelas periferias
Oi pessoal!
Difícil não se emocionar por aqui. Afinal, não é todo dia que a gente vê um projeto de jornalismo local e independente voar tão alto e completar 14 anos de história - e de muito trabalho por uma comunicação mais plural, diversa e democrática.
De lá pra cá, ajudamos a levar as periferias da Grande São Paulo para o centro dos debates e dos jornais. Dia a dia, contribuímos para romper estereótipos, valorizar as juventudes das quebradas e fazer a nossa voz ser ouvida. Bonito demais!
E se a festa de aniversário é nossa, é claro que quem ganha o presente é você. Então, já pega a agenda para não perder a comemoração.
Bora nessa?
Mural lança livro sobre como montar comunidade de apoiadores
Para celebrar seus 14 anos, a Mural lança o livro “Tijolo por Tijolo: a experiência de construir uma comunidade de apoiadores ao redor do jornalismo”. A publicação fala sobre como engajar pessoas que acreditam, apoiam e ajudam a manter a sustentabilidade do jornalismo local.
“A ideia nasceu do desejo da Mural de sistematizar nossos conhecimentos, acertos e erros acumulados ao longo da nossa existência, por meio do Clube Mural, nosso laboratório de experimentações”
Anderson Meneses, cofundador da Mural e diretor de negócios e tecnologias.
No último ano, ele liderou uma pesquisa sobre fontes de recursos diversificadas para grupos que atuam com justiça social, pelo Programa Saberes, da Rede Comuá. O levantamento apresenta a trajetória da Mural e de outras doze organizações jornalísticas brasileiras e uma colombiana na construção de campanhas de apoio.
“A filantropia e a comunicação comunitária devem caminhar juntas, desafiando as dinâmicas de poder dos setores da filantropia e da mídia e construindo alternativas a partir das comunidades”, afirma a assessora de projetos da Rede Comuá, Yasmin Morais.
Quem fala sobre financiamento?
Participarão da mesa de lançamento representantes de quatro das doze organizações de jornalismo entrevistadas para o livro: Aline Rodrigues (Periferia em Movimento), Jéssica Santos (Ponte Jornalismo), Natali Carvalho (AzMina) e Rôney Rodrigues (Outras Palavras).
Durante o evento, serão distribuídos gratuitamente exemplares de um caderno de exercícios sobre aprendizados do livro. A publicação estará disponível em formato digital e gratuito, no Clube Mural, e a discussão terá intérpretes de libras.
“Se chegamos até aqui, com 14 anos de missão (e 6 anos como organização sem fins lucrativos), é porque encontramos formas de nos tornar sustentáveis. Agora, queremos colaborar para que outras organizações possam alcançar longevidade, um passo de cada vez, tijolo por tijolo”, conclui Meneses.
SERVIÇO:
Data: 09 de novembro (sábado)
Horário: das 14h às 17h
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo)
A estação mais próxima é a Higienópolis-Mackenzie (linha amarela).
Quanto: Gratuito (as vagas são limitadas e as inscrições fecham no limite dos lugares disponíveis)
Link de inscrição: https://bit.ly/tijoloportijolosp
Obrigada por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão fazer jornalismo local sobre, para e pelas periferias, combatendo estereótipos e garantindo o acesso à informação.Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigada a todos e todas.
Edição: Sarah Fernandes
Contato: sarahfernandes@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.