Mural Inbox: 10 anos e uma nova cidade

A Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Em 24 de novembro de 2010, 20 jornalistas, comunicadores e publicitários que viviam nas periferias de São Paulo iniciavam uma jornada sem saber ao certo onde daria: cobrir seus bairros e publicar todos os dias uma nova história em um blog - o blog Mural. Dez anos se passaram e, nesta semana, a Agência Mural completa uma marca que muito nos orgulha.

Para marcar esta fase, demos um passo importante. Ao longo dos anos, na troca de ideias com jornalistas de todas as partes do Brasil, era claro como emergia uma força importante das periferias de diversas cidades brasileiras.

Os grandes centros urbanos e as capitais de outros estados viviam alguns dos dilemas que temos aqui: o preconceito contra as regiões afastadas do centro expandido ou o tratamento como carentes ou bandidos, geralmente atribuídos a elas.

Foi pensando nisso, que decidimos lançar um projeto piloto em Salvador, a capital da Bahia. Ao longo das próximas semanas, sete correspondentes soteropolitanos irão contar histórias locais, a partir de seus bairros.

Piloto tem parceria com Jornal

As reportagens dos correspondentes de Salvador serão publicadas na Agência Mural e nos jornais A TARDE e Massa!, veículos do Grupo A TARDE, um dos principais de Salvador.

O que querem as crianças?

Sarah tem 9 anos e sente que os políticos se preocupam mais com os adultos do que com as crianças. Pedro tem 8 e pensa que, se fosse prefeito, deixaria as ruas mais seguras para outras crianças brincarem. Eloá, 8, e Débora, 11, dizem que é preciso reformar as quadras e que a prioridade deveria ser garantir comida para todos. Estas foram algumas opiniões de crianças que vivem nas periferias de São Paulo.

A reportagem publicada na Folha de S. Paulo desta semana no jornal fez parte da cobertura sobre eleições nas periferias. Nela também abordamos o que Brunos Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) propuseram sobre o tema.

Além disso, as eleições já trouxeram mudanças. Em meio à busca por diversidade, a Câmara de São Paulo passa a contar com estreantes das periferias e bancadas coletivas, mas também com a velha guarda. Pela Grande São Paulo, os resultados levaram à reeleição de 15 prefeitos em 31 cidades onde a disputa já está definida. Neste domingo (15), além da capital, mais cinco municípios da região metropolitana terão a votação em segundo turno.

32xSP

7 em cada 10 paulistanos (72%) acreditam que as pessoas negras têm menos oportunidades no mercado de trabalho do que as pessoas brancas, mostra reportagem do 32xSP. Os dados são da Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, por meio da pesquisa “Viver em São Paulo: Relações Raciais.”

Em Quarentena

Estamos chegando à reta final da segunda temporada do podcast Em Quarentena. Todos os dias, trouxemos informações sobre as periferias nesse momento de pandemia da Covid-19. Contamos sobre histórias inspiradoras, a eleição no meio da crise sanitária, um giro sobre as subprefeituras da capital, a situação de periferias em outros estados, checamos fake news e indicamos dicas do que fazer nesse tempo. Confira nossa retrospectiva.

Apesar do fim da segunda temporada, seguimos presentes no WhatsApp, com envio de nossa cobertura em reportagens em texto, ilustrações e infográficos. Se quiser entrar na lista, é só mandar um oi para o (11) 9 7591 5260.

Blog Mural

Cada vez mais o jornalismo tem valorizado o ‘profissional polvo’, aquele grava, edita, escreve, filma, fala outras línguas, ou seja, se desdobra em mil. Vagner de Alencar alerta que aprender novas habilidades ajuda o jornalismo, mas que isso não pode afetar a diversidade.

No Comprova

Durante os meses de outubro e novembro, a Agência Mural contribuiu com o Projeto Comprova, que reúne diversos veículos de comunicação com o foco de combater a desinformação. Em outubro, apuramos dois conteúdos enganosos: o primeiro mostrou que uma frase de enviado da OMS (Organização Mundial da Saúde) foi retirada de contexto para sugerir que a entidade condena lockdown e o outro constatou que é enganoso dizer que expor a população ao vírus é melhor para acabar com a pandemia do que a vacinação. No mês seguinte, participamos de três checagens; uma delas revelou que a Smartmatic, que forneceu urnas para a Venezuela, nunca vendeu aparelhos para o Brasil

“Após 10 anos de experiência e produção de conteúdos, entendemos que o nosso trabalho pode ser replicado em outras cidades e estados do país”, Cíntia Gomes, diretora institucional da Agência Mural sobre o projeto em Salvador.

No Periferia em Movimento, reportagem analisa como Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) respondem aos anseios e angústias das periferias.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias da Grande São Paulo. Essa cobertura da Mural só existe por sua causa, por acreditar na nossa missão e no nosso trabalho.


Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Ana Fontes, Anderson Meneses do Couto, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Antonio de la Pena Garcia, Brena Luiza Santos de Oliveira, Bruna Laura Alves do Nascimento, Camila Carvas, Carina Barros, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Débora Torri Albarello, deborah rebello, Eduardo Silva, Fausto Salvadori Filho, Fernanda Bueno e Silva Bandeira, Flavia Cerruti, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Aparecida dos Santos, Gabriela Gonçalves Terenzi, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gisele Alexandre, Gizelda da Trindade e Oliveira, Gustavo Faleiros, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Julia Vieira Reis, Juliana Doretto, Katia Flora dos Reis, Lara Deus, Laura Diniz Scofield, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luis Nascimento, Luís Otávio Felipe Ribeiro, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Marina Darmaros, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paulo Talarico, Pietra Alcântara, Rafael Balago, Renan Tetsuo Omura, Roberta Lippi, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandro Merg Vaz, Sheyla Maria Alves de Melo, Talita de Araujo Magalhães, Thalita Archangelo, Tiago Barizon, Tiago Rogero e Vanessa Adachi.