Mural Inbox: 101 iniciativas periféricas, carro do ovo e trabalho escravo
A Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Faz um tempinho (mais de um ano), Gabriel Lopes, nosso correspondente da Cohab José Bonifácio, na zona leste de São Paulo, mandou uma mensagem para os editores da Mural. “Estava organizando meu drive pessoal esses dias e me deparei com um arquivo que eu venho guardando desde o ano passado.”
Era um arquivo rico. Projetos das periferias de áreas como educação, comunicação, meio ambiente, economia, cultura, entre outros. Mais de 100 iniciativas das periferias.
Perguntou se valeria fazermos algo e a gente começou a pensar em uma página que reunisse todas elas e que as pessoas pudessem consultar. Aí veio a pandemia.
Tivemos de adiar, atualizar, enfim, tudo mudou. Só não mudou a força dessas ações. “Cada uma com um ramo de atuação, um impacto cultural, social e econômico diferente”, aponta Gabriel.
E assim nasceu essa publicação com o link de todos esses projetos para pesquisa. Trata-se de uma pequena mostra de como as periferias seguem inovando, ao mesmo tempo em que enfrentam as piores adversidades em um país tão desigual como o nosso. Como veremos a seguir:
TRABALHO ESCRAVO
Em dez anos, cerca de 900 pessoas foram resgatadas do trabalho análogo à escravidão na região metropolitana de São Paulo. Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação e mostram que esse tipo de abuso está presente em diversas periferias da capital.
Entre os principais afetados estão imigrantes que vieram para a cidade para ter uma vida melhor. Mas no final foram expostos a condições degradantes em trabalhos como as confecções de costura. Para profissionais do ramo, é preciso de mais transparência no setor da moda.
SEM LGBTFOBIA
Nesta terça-feira (17), foi o Dia Internacional contra a LGBTfobia. A Agência Mural conversou nesta semana com Zilda Vermont, mãe de Laura Vermont, travesti assassinada em 2015 na zona leste de São Paulo. Zilda tem usado o nome da filha para lutar pela causa trans na região.
CRIANÇAS E O CARRO DO OVO
Quem vende ovo, peixe, pão e churros pelas ruas das periferias também tem sentido o peso da crise econômica. Com a alta no preço de alimentos e gasolina, ambulantes perderam a clientela, mostra reportagem da Agência Mural na Folha de S. Paulo.
Esse ano de pandemia também mudou a percepção das crianças. Conversamos com seis delas sobre o que sentem após tanto tempo longe da escola e o que sabem sobre o coronavírus. O medo de perder alguém está entre os relatos dessas crianças de Paraisópolis, Pirituba, Brasilândia e Carapicuíba.
PLANO DE METAS
Nas últimas audiências do programa de metas da Prefeitura de São Paulo, moradores de Perus e Anhanguera fizeram mais de 40 propostas para o texto final do plano. Enquanto em Sapopemba o projeto de um parque, que não sai do papel desde 2017, foi uma das reivindicações da população local. As audiências foram cobertas pelo 32xSP, site em parceria da Agência Mural com a Rede Nossa SP.
EM SALVADOR
Considerado um Patrimônio Cultural de Salvador, o Samba Junino tem desfiles pelas ruas da capital baiana desde os anos 1980. Nos últimos dias, as rainhas trans dessa tradição tiveram suas histórias contadas em um documentário.
Já no bairro de Pernambués, o grupo Nova Vida completou 33 anos. Com os encontros suspensos por conta da pandemia, a rede de 50 idosos dribla a solidão com atividades virtuais. As reportagens fazem parte da cobertura da Mural em Salvador.
“A tragédia do Jacarezinho reforça a necessidade de nos atentarmos a outra rotulação. O quanto ter ou não antecedentes criminais se torna muitas vezes justificativa do discurso oficial para o assassinato de pessoas mais pobres que vivem nas periferias. E o quanto isso pode ser replicado na imprensa” - Lucas Veloso e Paulo Talarico, repórter e editor-chefe da Agência Mural, em artigo no blog Mural sobre a cobertura da tragédia no Jacarezinho.
Na semana passada, ouvimos historiadores das periferias sobre o 13 de maio, dia da abolição. No final da reportagem, colocamos algumas indicações.
A série “O Plano” no podcast História Preta, liderado por Thiago André, tem sete episódios sobre os líderes do movimento abolicionista.
Indicamos ainda o trabalho de outro Thiago, o Rogero, um dos nossos apoiadores, que iniciou nas últimas semanas a segunda temporada do Vidas Negras, podcast que analisa e entrelaça a trajetória e obra de personalidades da história e da atualidade.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Se quiser nos apoiar, só clicar no botão acima para saber como. Nos últimos dias, lançamos uma nova fase do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.