Mural Inbox: Arte, visão do corre e dinheiro público
A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Salve guerreiros e guerreiras!
Fevereiro chegou e até o verão voltou a São Paulo, mas daquele jeito meio estranho, aqueles dias de calor sem sol que nos derrubam. Palmeiras não venceu o Mundial para a tristeza de parcela da redação aqui (e para a alegria infame de outra), mas seguimos avançando na cobertura de 2022. E com novidades!
Nas últimas semanas você já deve ter se deparado com alguma reportagem da Agência Mural no Terra, no projeto Visão do Corre. Em uma das primeiras reportagens, falamos dos desejos das quebradas para 2022.
Será mais um espaço em que levaremos reportagens para ajudar a dar ainda mais alcance ao jornalismo das periferias, feito pelas quebradas. E para quebrarmos preconceitos sobre as margens das cidades que, como vemos diariamente, é uma missão que ainda está longe de terminar. Um exemplo disso é o caso do Moïse.
Inclusive, vale ouvir o Próxima Parada em que conversamos com o angolano Alceu Paulo Lunganga, morador do distrito de Artur Alvim, na zona leste, sobre ser um imigrante africano no Brasil.
Arte Moderna e orçamento secreto
No centenário da Semana de Arte Moderna, perguntamos para seis referências artísticas sobre qual o lugar das periferias dentro desse movimento? A reportagem de Jessica Bernardo e Cleberson Santos discute o tema e a falta de representatividade. O assunto também foi episódio do Próxima Parada.
Pulando da cultura para a política, no ano em que teremos eleições é fundamental saber onde o dinheiro público foi gasto. Nós levantamos como deputados e senadores usaram do orçamento secreto para bases eleitorais aqui na Grande São Paulo. As cidades governadas pelo PL lideraram os repasses, mostra reportagem especial que assino ao lado de Renan Omura e Cleberson Santos.
A maior parte dos recursos foi para a saúde, mas há pouca transparência sobre o que foi feito com o dinheiro. Saúde, inclusive, que segue como uma preocupação difícil nas quebradas para sobre-viver a mais uma variante da Covid-19.
Amanda Louise mostra por que o Jardim Ângela é o bairro com mais casos neste ano, na visão dos moradores. Outros bairros da zona sul também aparecem em situação preocupante, detalha Renan Cavalcante.
Isso tudo em meio a volta do sentimento de vida normal que também causa outros efeitos. Na zona sul de São Paulo, alunos de uma Etec estão largando os cursos, porque não têm condição de fazer as aulas presenciais, narra Jacqueline Maria da Silva, um tema que Vale Nota!
E quanto está a pizza por aí? Um estudo mostra que o preço da redonda consome uma parcela maior da renda de bairros periféricos. Nessa reportagem da Mural na Folha, detalhamos os bairros onde pedir uma mussarela fica mais pesado e onde fica mais de boa.
Confira também:
Webstory: Viajar com pouco dinheiro: as dicas de uma mochileira da periferia
Guia da Folha: Culinária paraense faz sucesso com restaurante dentro de lava-rápido na zona leste de SP
Blog Mural: Como contar histórias e desfazer pré-conceitos
Próxima Parada: Slam da Guilhermina: uma batalha de poesias nas ruas e escolas
A Agência Mural seleciona estudantes universitários do Ceará para programa de treinamento em jornalismo local e educação. Se liga em como funciona e compartilhe com quem conhecer na região.
No Periferia e Movimento, conheça o mendley de funk: Rodas de rima que acontecem nas ruas treinam MCs para os palcos
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.