Mural Inbox: as periferias nas eleições 2020

Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Para você que nos acompanha, excepcionalmente, publicamos a Mural Inbox nesta sexta-feira. Mas o motivo é justo. Decidimos segurar um pouco a publicação para poder enviar o máximo de informações sobre a cobertura das eleições 2020 nas periferias.

No próximo domingo (15), 15 milhões de eleitores da Grande São Paulo escolhem prefeitos e vereadores, em uma eleição concorrida.

Nesta reta final, desdobramos histórias sobre as periferias da capital e a disputa para a Câmara Municipal, fomos até os desertos de notícia da região metropolitana, apuramos como a discriminação e o preconceito ainda marcam candidaturas de pessoas LGBTQIA+ e firmamos parcerias para mostrar o impacto da disputa.

Ao longo dos últimos meses, passamos também por todas as subprefeituras da capital e chegamos ao final tentando ajudar os moradores na hora do voto.

Sabe-se que os escolhidos para governar e legislar entre 2021 e 2024 terão um trabalho difícil, tendo em vista o vírus da desigualdade, a pandemia e questões em aberto como as crianças fora da escola. Mas a disputa de domingo retrata também como as periferias cobram e sempre cobraram seu espaço na política. Boa leitura!

Entre desertos de notícias e ataques virtuais

Nas últimas semanas, a Agência Mural acompanhou o avanço de candidaturas de diversas periferias em busca de mais representatividade na Câmara de São Paulo. Desde mulheres que tentam driblar a desigualdade no repasse de dinheiro dos partidos para se tornarem vereadoras até aquelas que querem acabar com décadas sem uma prefeita eleita na região metropolitana.

Porém, essa busca de mais mulheres, negros, indígenas e candidatos LGBTQIA+ das periferias na política também tem levado a ataques. Publicamos nesta sexta-feira (13), em parceria com AzMina, reportagem que mostra como mulheres foram atacadas virtual e pessoalmente nas disputas eleitorais da capital e na Grande São Paulo. A publicação faz parte do MonitorA, observatório de violência política contra candidatas nas redes.

Os dados mostram como a intolerância ainda marca a corrida eleitoral e se torna tática para intimidar novos nomes na política. E como essa tática é permeada de machismo.

Além disso, seguimos tentando cobrir as lacunas de informação em diversas periferias e cidades da Grande São Paulo, em especial os desertos de notícias. Publicamos também nesta sexta-feira (13), a reportagem “Reféns do Zap”, sobre o cenário de Pirapora do Bom Jesus, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista — três cidades sem cobertura local que têm de decidir quem será o novo prefeito. Imagina escolher sem nenhum debate, sem saber o que é real ou falso nas denúncias que circulam no WhatsApp!

Para apoiar moradores de cidades da região metropolitana, separamos os planos de governo de mais de 30 municípios para quem for pesquisar em quem votar.

Na reta final da cobertura da Agência Mural, mostramos, no jornal Folha de S. Paulo, como será posto à prova na eleição deste ano o discurso de renovação, usado em 2016 por prefeitos. Também apuramos como líderes comunitários se tornaram puxadores de votos de candidatos. Porém, a situação não é regra geral. Nas favelas de Heliópolis e Paraisópolis, lideranças das principais associações adotaram o distanciamento dos concorrentes à prefeitura.

32xSP na CBN

O ‘Giro pelas 32’, quadro transmitido pela rádio CBN, chegou ao 32º destino dessa jornada. Ao longo de seis semanas, a equipe do 32xSP, site produzido pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo, ouviu moradores de todas as regiões da capital, analisou dados sobre a desigualdade e contou histórias ao vivo pela emissora, em um recorte para ajudar na decisão do voto no próximo domingo (15).

Na reta final, o Giro falou da subprefeitura da Brasilândia/Freguesia do Ó e da histórica demanda por unidades de saúde; da falta de áreas verdes no Itaim Paulista, no extremo leste da cidade; e da Cidade Ademar, onde, no limite com Diadema, moradores reclamam da demora para conseguir vaga em creches.

Confira todos os episódios.

Em Quarentena

Para a votação, preparamos um podcast com informações sobre o dia do voto e os cuidados em meio à pandemia de Covid-19. Uma novidade dos últimos dias foi que o nosso podcast circulou pelas ruas das periferias por meio de um carro de som. A novidade para atingir mais moradores e explicar temas da disputa eleitoral foi feita em parceria com a Énois Laboratório de Jornalismo, que também apoiou a Mural na produção de cinco reportagens sobre as eleições 2020.

Vale lembrar que o podcast também pode ser recebido pelo WhatsApp — é só mandar um oi para o (11) 9 7591 5260.

Blog Mural

No blog Mural, fizemos uma análise do que foi a campanha eleitoral nas periferias, marcada por obras atrasadas, aceleradas na última hora, e a busca por diversidade na votação deste ano.

“Para além das notícias negativas e estereotipadas, nos nossos bairros há potências, mobilizações e pessoas preocupadas em conseguir uma vida digna e mais humana. Nossa missão atua neste sentido: incluir as periferias no fluxo das notícias e melhorar a qualidade do jornalismo produzido a partir dos territórios.”

Lucas Veloso, repórter da Agência Mural, na segunda-feira (9), em palestra à faculdade de jornalismo da PUC-Campinas

No Alma Preta, reportagem mostra as características das cidades onde há maior representação de vereadores negros no Brasil

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias da Grande São Paulo. Essa cobertura da Mural só existe por sua causa, por acreditar na nossa missão e no nosso trabalho.


Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Ana Fontes, Anderson Meneses do Couto, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Antonio de la Pena Garcia, Bruna Laura Alves do Nascimento, Camila Carvas, Carina Barros, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cleber Arruda, Débora Torri Albarello, Deborah Rebello, Eduardo Silva, Fausto Salvadori Filho, Fernanda Bueno e Silva Bandeira, Flavia Cerruti, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Aparecida dos Santos, Gabriela Gonçalves Terenzi, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gisele Alexandre, Gizelda da Trindade e Oliveira, Gustavo Faleiros,,Henrique Sales Barros,,Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima,,Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo,,Julia Vieira Reis, Juliana Doretto, Katia Flora dos Reis, Lara Deus,Laura Diniz Scofield, Laura Dourado, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luis Nascimento, Luís Otávio Felipe Ribeiro, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Marina Darmaros, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Patricia Morimoto Minamizawa, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paulo Talarico, Pietra Alcântara, Rafael Balago, Renan Tetsuo Omura, Roberta Lippi, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandro Merg Vaz, Talita de Araujo Magalhães, Thalita Archangelo, Tiago Barizon, Tiago Rogero e Vanessa Adachi.