Mural Inbox: Bora pra Próxima Parada?

A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

É com alegria que queremos fazer um convite: começamos nesta segunda-feira (28) uma nova fase do jornalismo das periferias feito pelas periferias: o Próxima Parada

Este é o podcast diário da Agência Mural, em parceria com o Spotify, que ajudará ainda mais a cumprir nossa missão de cobrir as periferias quebrando os preconceitos e minimizando as lacunas de informação de qualidade sobre essas regiões de São Paulo. 

É mais um desafio que abraçamos em meio a esse turbulento momento do Brasil com a crise sanitária, política e econômica, mas que não é novidade para quem vive “além dos muros”, como explicou o produtor cultural Gil Marçal no episódio de estreia. O tema de abertura não poderia ser outro: “o que são as periferias”. 

O podcast é apresentado por Ana Beatriz Felicio e Rômulo Cabrera, com produção de Gabriela Carvalho, edição de som de Pammela Gentil e direção de Vagner Alencar. Mas segue mantendo nosso DNA, com a participação de toda nossa rede de correspondentes em várias periferias da capital e da Grande São Paulo.

A chegada do Próxima Parada surge após pouco mais de um ano da nossa abordagem da pandemia no podcast Em Quarentena, enviado diariamente via zap, de março a novembro do ano passado, em duas temporadas. De lá para cá, amadurecemos muito e sabemos que há muito trabalho pela frente. 

E conseguimos crescer assim porque sempre tivemos o apoio de você, que nos segue, nos compartilha, participa ou divulga nossa campanha de apoiadores e nos ajuda a sonhar com a redução cada vez maior das desigualdades. A você, muito obrigado! 

Espero que siga com a gente e ajudando a mudar narrativas por meio do bom jornalismo. E hoje tem mais. Bora pra Próxima Parada?

FUNKEIROS, LGBTQIA+ E PROSTESTOS

Quando falamos em quebrar estereótipos, falamos em mostrar como as periferias são taxadas de uma forma, quando na verdade são muito mais que isso. Um exemplo são os jovens do funk que atuam nas comunidades. Em reportagem da Mural na Folha, mostramos como esses artistas e influenciadores são importantes para comércios locais conseguirem chegar a novos clientes. Essa atuação foi fundamental na pandemia.

“O funk mexe com toda a estrutura do comércio de periferia”, diz empresária de Cidade Tiradentes, em texto de Lucas Veloso.

Também abordamos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ em reportagem que mostra como grupos de transexuais e travestis têm combatido a fome nas periferias. Indicamos ainda 10 coisas que você precisa saber para não errar com uma pessoa LGBTQIA+, em seleção feita por Caê Vasconcelos

E enquanto o país ultrapassava a triste marca de 500 mil mortes pela pandemia, das quais 60 mil foram na Grande São Paulo, protestos tomaram o Brasil pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Moradores das periferias de SP e da região metropolitana estiveram em atos da Avenida Paulista, mostra balanço da Agência Mural. 

É nesse clima de país explodindo que teremos daqui algumas semanas as Olímpiadas. Falar de esporte em tempos de pandemia é estranho, mas serve para relembrar histórias como o passado de tradição que o bairro de Pirituba, na zona noroeste de SP, tem no skate, novo esporte olímpico. Ao mesmo tempo, a ocasião é importante para cobrar pela manutenção dos poucos espaços públicos, como uma quadra em Cotia, destruída recentemente, sem nenhuma contrapartida aos moradores.

EM SALVADOR

Em Salvador, matéria de Lais Lopes traz a história de Felipe Lima. Após sofrer homofobia e racismo em um processo seletivo, o jovem criou o movimento Pegada Negra. A ideia é valorizar a cultura negra e incentivar o Black Money, movimento que busca incentivar a valorização dos trabalhos administrados por pessoas negras. A reportagem faz parte da cobertura da Mural em Salvador

“O podcast é mais uma oportunidade para reforçarmos o protagonismo dos moradores das quebradas, reduzir os preconceitos sobre esses bairros e desconstruir os estereótipos de violência, exclusão e vitimização associados às periferias” - Rômulo Cabrera, correspondente de Suzano e um dos apresentadores do Próxima Parada, em entrevista para a Coluna Direto da Fonte, do Estadão

Um em cada quatro moradores do Alto Tietê, região de Mogi das Cruzes, solicitou o auxílio emergencial, mostram dados do Painel Jornalismo, site comandado pela jornalista Jamile Santana. Cerca de 400 mil moradores precisaram recorrer ao recurso na pandemia só nessa região.

E os indígenas do Jaraguá protestaram na última sexta-feira (26) contra o projeto de lei que muda as regras sobre demarcação das terras indígenas, reporta o Nós, Mulheres da Periferia

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!

Obrigado a todos e todas.

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Beatriz Felicio, Ana Fontes, Ana Okada, Anderson Meneses, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cléberson Alcântara dos Santos, Deborah Rebello, Diego Sammarco Martins, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giovanna Colacioppo, Gisele Alexandre, Giulia Murakami Mendonça, Guilherme Alpendre, Guilherme Prado Moi, Gustavo Faleiros, Halitane Rocha, Heitor Henrique dos Santos Pontes Eugenio, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Vieira Reis, Juliana Gamarano Calió, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Laís Rocha, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucas de Oliveira Gelape, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luciana Vieira Cobra, Luis Nascimento, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Henrique Pires Firmo Pereira, Paulo Talarico, Renan Tetsuo Omura, Roberta de Souza Lobo Stirbulov, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandra Muraki, Sheila Prado Saraiva, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi e Welington Sousa Matos.