Mural Inbox: catadores, eleições, vacina e as periferias na pandemia

Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

A discussão sobre qual vai ser a vacina contra a Covid-19 tomou boa parte da atenção dos moradores nos últimos dias. Apesar de não haver previsão, leitores preocupados com o coronavírus enviaram várias mensagens para a Agência Mural com dúvidas sobre o tema. Para nós é muito importante ouvir e tentar entender como as periferias estão vivendo este momento. Na matéria ‘Esperando a Vacina’, por exemplo, ajudamos a explicar a situação. Também seguimos firmes acompanhando os desdobramentos da crise sanitária, desta vez com a história sobre a vida dos catadores, além da cobertura das eleições nas periferias. Boa leitura!

O catador Jeremias, na zona noroeste de São Paulo, | Ira Romão/Agência Mural


Excluídos do auxílio emergencial, os catadores de materiais recicláveis foram alguns dos mais prejudicados na pandemia. Além de se arriscarem pelas periferias para manter renda, reportagem da Agência Mural mostra que faltaram políticas públicas para a categoria, apesar do aumento do lixo coletado nos últimos meses.

A reportagem escrita por Lucas Veloso, Ira Romão e Léu Britto ouviu trabalhadores e donas de cooperativas que relataram a falta de itens de proteção para os catadores, como máscaras e álcool em gel. A prefeitura diz ter oferecido assistência remunerada de R$ 1.200, por seis meses, para as famílias associadas às cooperativas.

Porém, muitos profissionais não são associados e ficaram à margem de qualquer apoio.

Esperando a vacina?

Nas últimas semanas, a Agência Mural reuniu dúvidas dos leitores sobre as vacinas. A infectologista e médica Maria Aparecida de Assis Patroclo respondeu as questões, que envolviam a eficácia da vacina até a decisão de reabrir comércios e o retorno às aulas. Além do texto, a reportagem contou com artes explicativas do designer Magno Borges.

Respondemos perguntas dos leitores sobre a vacina | Magno Borges/Agência Mural

Fim da CDHU

O projeto do governo do estado de extinguir a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) tem causado apreensão em regiões de São Paulo onde a empresa mantém projetos em andamento, como horta solidária e reurbanização. É o que mostra reportagem de Weslley Galzo e Matheus Menezes.

ELEIÇÕES 2020

Quilombo Periférico: uma das candidaturas coletivas nas eleições 2020 | Rosa Caldeira/Divulgação


O quanto os candidatos a prefeito de São Paulo irão priorizar as periferias? É impossível dizer, mas os planos de governo dão algumas pistas. A Agência Mural contabilizou quantas vezes as periferias apareceram nas propostas registradas pelos 14 candidatos. A boa notícia é que, ao menos no discurso, elas estão mais presentes -- o número de citações triplicou em quatro anos.

Porém, houve quem as indicasse apenas uma vez. Também vale ressaltar que os planos de governo são cartas de intenções que podem ser mudadas depois que o candidato assumir a prefeitura.

Falando em discurso, em 2016, boa parte dos candidatos a prefeito se apresentou como o ‘novo’. Essa renovação deu certo? 28 aspirantes à reeleição na Grande São Paulo tentam comprovar que sim, mas moradores questionam. É importante lembrar ainda, na cobertura das eleições 2020, como as candidaturas coletivas se espalharam pelas periferias. No Itaim Paulista, população tenta se articular para ter um legislador local.

32xSP na CBN

Vista de Penha, localizada na zona leste, em São Paulo | Humberto Muller/Agência Mural


O Giro pelas 32, transmitido pela Rádio CBN, já cobriu histórias de 24 subprefeituras espalhadas pelas cinco regiões de São Paulo. Na Penha, subprefeitura da zona leste, os moradores reclamam de obras de saneamento nos córregos do Cangaíba que se arrastam há anos. Outra queixa é a falta de espaços culturais no distrito do Artur Alvim e na Vila Matilde.

A cobertura é do 32xSP, site produzido pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo. Os ônibus lotados no Jaçanã, a ausência de zeladoria em Itaquera e o grande número de ruas sem pavimentação em Parelheiros também foram abordados. Confira todos os episódios.

Em Quarentena

Um dos episódios da segunda temporada do podcast Em Quarentena alertou sobre uma publicação enganosa envolvendo a fala de um representante da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o lockdown. O trabalho de checagem foi feito com a colaboração da Agência Mural para o Projeto Comprova + Comunidades, grupo especial do Projeto Comprova composto por oito novas iniciativas, que tem como objetivo trabalhar contra a desinformação. E podcast também pode ser recebido pelo WhatsApp - é só mandar um oi para o (11) 9 7591 5260.

Blog Mural

Nosso diretor de jornalismo, Vagner de Alencar, questiona na coluna do blog Mural: como ler notícias sobre o pós pandemia se um preto morre todo dia? A pandemia ainda está em curso e as periferias seguem sendo afetadas. Vale dizer que, em outubro, 1.402 pessoas morreram na Grande SP.

“Quando se fala de jornalismo e educação, é necessário ouvir moradores e especialistas que estão envolvidos diretamente com a realidade local e escolar. Foi um encontro com relatos emocionantes, de vivência dos desafios e ações que contribuíram para enfrentar esse momento da educação na pandemia”

Cíntia Gomes, cofundadora e diretora institucional da Agência Mural em mediação de debate sobre a situação das aulas na pandemia no Congresso de Jornalismo de Educação (Jeduca)

No Nós, mulheres das periferia, pais e educadores respondem: como conversar com crianças sobre racismo?

Obrigado por chegar até aqui!

A Agência Mural tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias da Grande São Paulo. Essa cobertura da Mural só existe por sua causa, por acreditar na nossa missão e no nosso trabalho.


Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Ana Fontes, Anderson Meneses do Couto, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Antonio de la Pena Garcia, Bruna Laura Alves do Nascimento, Camila Carvas, Carina Barros, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cleber Arruda, Débora Torri Albarello, Deborah Rebello, Eduardo Silva, Fausto Salvadori Filho, Fernanda Bueno e Silva Bandeira, Flavia Cerruti, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Aparecida dos Santos, Gabriela Gonçalves Terenzi, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gisele Alexandre, Gizelda da Trindade e Oliveira, Gustavo Faleiros,,Henrique Sales Barros,,Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima,,Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo,,Julia Vieira Reis, Juliana Doretto, Katia Flora dos Reis, Lara Deus,Laura Diniz Scofield, Laura Dourado, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luis Nascimento, Luís Otávio Felipe Ribeiro, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Marina Darmaros, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Patricia Morimoto Minamizawa, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paulo Talarico, Pietra Alcântara, Rafael Balago, Renan Tetsuo Omura, Roberta Lippi, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandro Merg Vaz, Talita de Araujo Magalhães, Thalita Archangelo, Tiago Barizon, Tiago Rogero e Vanessa Adachi.