Mural Inbox: conheça nosso novo site

A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Foi na virada da meia noite de 23 para 24 de novembro de 2010 que saía a primeira reportagem de um blog na Folha sobre as periferias. Passados 11 anos, aquele trabalho inicial, voluntário, se transformou. Contou histórias, mostrou as quebradas de uma outra perspectiva, cobriu espaços pouco presentes na imprensa e agora chega a uma nova fase.

Nesta quarta-feira (24) a Agência Mural de Jornalismo das Periferias lança um novo site para cumprir melhor a nossa missão: fazer bom jornalismo sobre as bordas da Grande São Paulo, cobrir a falta de informações sobre essas regiões e quebrar os preconceitos que historicamente marcam as quebradas. Como os cortes de cabelo estilosos das quebradas, nosso site também está na régua. 

A celebração deste novo ano vem com o objetivo ambicioso de se aproximar ainda mais do nosso público, chegar mais perto dos jovens das periferias, de conversar sobre as notícias com uma nova configuração de editorias (que apresentamos a seguir), e de ampliar as possibilidades e o poder que o jornalismo pode fazer pelas periferias têm.

O que não muda é nossa essência e nossa missão. Seguiremos na linha de buscar combater a desigualdade social nas periferias, ir contra os rótulos e trazendo as histórias das quebradas feitas por quem vive nelas e sabe como é viver por aqui. 

Essa nova forma só foi possível após um ano de muito trabalho e conversas por aqui sobre como poderíamos nos reinventar. Fazer tudo isso, em meio à maior crise da nossa história em termos sanitários, políticos e econômicos, foi desafiador. Foi um processo feito a várias mãos com um novo desenho e uma avaliação sobre o que as periferias querem e precisam saber.

Saindo da ideia de que são locais de carência e violência, de coitados e bandidos. A Mural mostra há 11 anos que é mais do que isso. São pessoas com voz e capacidade política.

São moradores que estão diariamente No Corre, em busca de driblar as dificuldades para conseguir grana para garantir alimento e fazer negócio dentro das suas próprias casas, por vezes. 

São pessoas que se desdobram para Sobre-Viver e precisam de condições de saúde, assim como são afetados pelos impactos no meio-ambiente.

Trabalham e vivem diariamente indo de Ponto a Ponto, pulando vãos para pegar o trem, saltando em ônibus lotados, pegando carro por App quando aceitam levar até a porta de casa. 

Também querem estudar e estudam, no ensino básico, médio, superior e pós-graduação e hoje são os professores que voltam para ensinar os seus – tudo isso Vale Nota? 

E cada vez mais são comunidades que têm voz política, defendem seus direitos, lutam contra o racismo, a lgbtfobia, e toda a forma de preconceito. Convidam que você Democratize-se. Tudo isso produzindo uma riqueza cultural e esportiva para um Rolê que faz a cidade ser o que é. 

Essas novas formas de comunicar nossas notícias vão ser enfatizadas ao longo dos próximos dias, meses e anos, ao longo da nossa cobertura. É um passo grande, mas convidamos você a nos ajudar a construir dia a dia esse jornalismo, Tijolo por Tijolo. Vamos nessa? Conheça o novo site da Mural.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!

Obrigado a todos e todas.

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Okada, Anderson Meneses, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Caetano Andrade Vasconcelos, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cleberson Alcântara dos Santos, Diego Sammarco Martins, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fernando Ribeiro da Luz, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Gonçalves Terenzi, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giulia Murakami Mendonça, Guilherme Alpendre, Gustavo Faleiros, Halitane Rocha, Izabela Moi, Izabelle Alves, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Jéssica Tamyres dos Santos, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Vieira Reis, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucas de Oliveira Gelape, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Vieira Cobra, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Talarico, Roberta de Souza Lobo Stirbulov, Rodrigo Borges Delfim, Rodrigo Souza Alves, Sandra Muraki, Sheila Prado Saraiva, Simone Cunha, Tamiris Gomes da Silva, Tiago Rogero, Tonico Ferreira e Vanessa Adachi.