Mural Inbox: Crias da Quebrada

Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Perguntamos para dez jovens: qual o futuro das periferias? “A vila que eu quero ver daqui alguns anos é uma vila bonita, com mais pessoas engajadas em arte”, opina Rafael Shouz, formado em gestão pública e criador de um batalha de rap na Vila Inglesa, em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo. “Ruas asfaltadas, saneamento básico, direitos iguais a todos”, ressalta a modelo Joana Moreira, do Itaim Paulista.

“A favela é potência”. Você já deve ter ouvido isso por aí. Mas quem são os atores por trás dessas histórias? Ao longo de 2020, a Agência Mural ouviu dez jovens das periferias de São Paulo que têm buscado novas perspectivas para as bordas da cidade e construído uma nova visão sobre seus bairros.

O resultado é o especial Crias da Quebrada, com dez histórias de moradores das periferias da capital, entre 16 e 26 anos. São jovens que atuam por meio das artes (como a Isabela que faz colagens digitais), dos games (caso da Raquel Motta, que coloca os pretos no jogo, sem preconceitos), da moda (tal qual a iniciativa de Louis Gustavo, que trabalha moda LGBTQIA+, no Capão Redondo).

De norte a sul e leste a oeste da Grande São Paulo, esses jovens representam uma geração que cresceu desde os anos 2000 e, ao longo da última década, tem cobrado que as periferias são muito mais do que locais de carência - como muitas vezes aparece no noticiário.

Gabriela Chaves, da NoFront Empoderamento, afirma que a juventude não “está de chapéu” e que é preciso “um projeto comunitário de desenvolvimento, de futuro, e isso envolve organização coletiva”. Matheus Cardoso, que criou a empresa Moradigna, quer que o Jardim Pantanal, na zona leste, seja “um polo que gire a economia e que traga prosperidade para todo mundo”.

Elaboramos ainda um livro com ilustrações e com as histórias de cada um deles e delas. Este retrato simbólico das juventudes das periferias é uma forma de marcar os 10 anos da Agência Mural e também o desejo dessa geração por mais igualdade, direitos e respeito para as periferias nos próximos anos.

Em Salvador

Publicamos nos últimos dias as primeiras reportagens do projeto da Agência Mural com correspondentes locais de Salvador. No Nordeste de Amaralina, conhecemos as histórias da drag queen Lorrany Smithy e da dançarina Gabriela Angelica, a Medusa. Com trabalhos nas redes sociais, elas conseguiram mudar suas realidades.

Em Itapuã, negócio e música se misturam o tempo todo. Das famosas ganhadeiras ao exemplo do empreendedor Daniel França, que criou uma "moto de som" para divulgar com jingles e banners os comércios do bairro. Já no Subúrbio, os passageiros estão preocupados com a troca dos antigos trens por um monotrilho para região, que pode elevar a passagem de R$ 0,50 para R$ 4,20.

As reportagens também foram publicadas nos jornais A TARDE e Massa!, veículos do Grupo A TARDE, um dos principais de Salvador.

32xSP

Moradores de São Paulo elencaram 163 propostas para que sejam executadas na cidade de São Paulo, em 2021. No entanto, 15 delas foram deixadas de lado pela prefeitura da capital, mostra reportagem do 32xSP, portal produzido pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo. As propostas surgiram por meio da participação no Projeto da Lei de Orçamento Anual. No entanto, a gestão diz que não houve tempo hábil para análise.

Blog Mural

“Para as periferias, a política não acaba com a eleição”, aponta texto da última semana no blog Mural, na Folha de S. Paulo. As reivindicações por mais qualidade de vida seguirão ao longo dos próximos meses, e é no cotidiano que têm nascido novas lideranças. Nas eleições 2020, algumas delas chegaram à Câmara de SP.

No Comprova

Desde outubro, a Agência Mural contribui com o Projeto Comprova, que reúne diversos veículos de comunicação com o foco de combater a desinformação. Entre as últimas apurações, mostramos que as máscaras não causam acúmulo de líquido nos pulmões nem intoxicação e que vacinas não são uma iniciativa globalista

Na próxima segunda-feira (14), o editor-chefe da Agência Mural, Paulo Talarico, estará na bancada de entrevistadores do Roda Viva, em um programa especial sobre as vacinas.

Na Ponte Jornalismo, reportagem aborda o curta-metragem “Saudade Mundão”, trabalho que traz um retrato sem julgamento das mulheres encarceradas.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias da Grande São Paulo. Essa cobertura da Mural só existe por sua causa, por acreditar na nossa missão e no nosso trabalho.


Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Ana Fontes, Anderson Meneses do Couto, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Antonio de la Pena Garcia, Brena Luiza Santos de Oliveira, Bruna Laura Alves do Nascimento, Camila Carvas, Carina Barros, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Débora Torri Albarello, deborah rebello, Eduardo Silva, Fausto Salvadori Filho, Fernanda Bueno e Silva Bandeira, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Aparecida dos Santos, Gabriela Gonçalves Terenzi, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gisele Alexandre, Gizelda da Trindade e Oliveira, Gustavo Faleiros, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Julia Vieira Reis, Juliana Doretto, Katia Flora dos Reis, Lara Deus, Laura Diniz Scofield, Leonardo Nunes Silva, Luciana Vieira Cobra, Lívia Lima da Silva, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luis Nascimento, Luís Otávio Felipe Ribeiro, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Marina Darmaros, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paulo Talarico, Pietra Alcântara, Rafael Balago, Renan Tetsuo Omura, Roberta Lippi, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandro Merg Vaz, Sheyla Maria Alves de Melo, Talita de Araujo Magalhães, Thalita Archangelo, Tiago Barizon, Tiago Rogero e Vanessa Adachi.