Mural Inbox: De olho no prefeito, no esporte e na mobilidade

A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Entrevistamos nas últimas semanas Ricardo Nunes (MDB), que caminha para os primeiros 100 dias como prefeito da cidade de São Paulo.

A entrevista também foi um episódio do podcast Próxima Parada e tratou de temas relevantes para as periferias como o acesso à cultura, à moradia e a volta às aulas. 

O gestor também se comprometeu a resolver problemas como a longa distância no transporte público em Parelheiros. Estaremos cobrando.

Construímos nossa entrevista com apoio de moradores das periferias que estão na nossa lista no WhatsApp (Faça parte você também!) . É assim como fazemos nosso jornalismo, pelas periferias e para as periferias.

Lembrando que você pode nos apoiar por meio da campanha Tijolo por Tijolo ou mandar sua sugestão para gente :)

SEM FESTA

Enquanto velhos veículos militares desfilam pelas ruas de Brasília (inacreditável né?),  problemas como a perda de renda tem afetado cada vez mais parte da população das periferias, que tem improvisado alimentos para sobreviver, como relata Lucas Veloso nesta reportagem da Agência Mural na Folha. 

A crise econômica afetou os negócios de empreendedores das periferias e, um deles, era o setor de festas infantis. Buffets presentes nos bairros tiveram queda no faturamento e dificuldade para retomar as atividades, mostra Patrícia Vilas Boas

QUAL NOME?

Uma nova maternidade será aberta em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Para um espaço destinado a mulheres gestantes é natural que o nome seja de… um homem. É. Mulheres da cidade questionaram a denominação dessa unidade de saúde, que será batizadaem referência a um ex-prefeito, e pedem que uma mulher da área da saúde seja homenageada, conta Jéssica Silva

Já no Capão Redondo, moradores da região homenagearam Paula Beatriz, a 1ª diretora trans de escola pública com o nome de uma travessa.

Falando em mulheres, temos histórias de mulheres muito bacanas no Próxima Parada deste mês. Uma delas é Ester Carro, a arquiteta que vem mudando a paisagem de Paraisópolis.  Contamos também a trajetória da poeta Luz Ribeiro. E para fechar, que tal um passeio de bike pela zona leste de São Paulo?

MOBILIDADE NAS PERIFERIAS

Na segunda reportagem sobre mobilidade nas periferias, trouxemos a situação das favelas da cidade. Ruas estreitas, falta de transporte público e a recusa de motoristas em fazer viagens estão entre as dificuldades apontadas pelos moradores de Paraisópolis e Heliópolis.  As reportagens foram produzidas com apoio da 99, aplicativo de mobilidade urbana. 

NAS REDES

A post shared by @agenciamural

No Instagram @agmural um balanço do que representam as estátuas da cidade de São Paulo, em um trabalho de nosso designer Magno Borges. Nas últimas semanas, a situação entrou em debate depois do fogo no Borba Gato.

PARA SERMOS OURO

E o Brasil fechou com 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze, no melhor resultado da história do país em uma Olimpíada. Mas isso quer dizer que caminhamos para se tornar uma potência? Cléberson Santos fala sobre isso no blog Mural e de como o futuro olímpico está nas periferias

O repórter também fez três reportagens sobre atletas das periferias do passado, presente e que sonham com o futuro olímpico. Todas elas estão no podcast Próxima Parada. 

SEGURANÇA SEM VIOLÊNCIA

O 32xSP, site produzido pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo, começou a série “Segurança sem Violência”. As reportagens irão abordar aspectos da participação política e dos serviços públicos como parte da segurança na cidade, um direito dos moradores.

A primeira reportagem fala dos Consegs, os Conselhos Comunitários de Segurança, que debatem o tema nos bairros da cidade. No entanto, dos 86 Consegs, apenas 30 estão em funcionamento, relata Sidney Pereira.

SALVADOR

Pelos alto-falantes, um grupo de mulheres em Salvador tem levado um podcast sobre saúde e autocuidado para o bairro Alto das Pombas. A iniciativa começou por conta das dificuldades impostas pela pandemia para manter o trabalho mantido há quase 40 anos na capital baiana, mostra Brenda Gomes.

A pandemia também impôs mudanças nas atividades dos terreiros da cidade. Nesta terça-feira (10), o terreiro Tira Teima celebra Kitembo (a figura do tempo) com uma festa restrita, conta Rosana Silva

A revista AzMina lançou a campanha Não é Cortina de Fumaça pedindo doações para manter o projeto “Elas no Congresso”, ferramenta que monitora a atividade de deputados e senadores com relação ao direito das mulheres.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!

Obrigado a todos e todas.

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Beatriz Felicio, Ana Fontes, Ana Okada, Anderson Meneses, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cléberson Alcântara dos Santos, Deborah Rebello, Diego Sammarco Martins, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giovanna Colacioppo, Gisele Alexandre, Giulia Murakami Mendonça, Guilherme Alpendre, Guilherme Prado Moi, Gustavo Faleiros, Halitane Rocha, Heitor Henrique dos Santos Pontes Eugenio, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Vieira Reis, Juliana Gamarano Calió, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Laís Rocha, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucas de Oliveira Gelape, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luciana Vieira Cobra, Luis Nascimento, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Henrique Pires Firmo Pereira, Paulo Talarico, Renan Tetsuo Omura, Roberta de Souza Lobo Stirbulov, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandra Muraki, Sheila Prado Saraiva, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi e Welington Sousa Matos.