Mural Inbox: De olho no prefeito, no esporte e na mobilidade
A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Entrevistamos nas últimas semanas Ricardo Nunes (MDB), que caminha para os primeiros 100 dias como prefeito da cidade de São Paulo.
A entrevista também foi um episódio do podcast Próxima Parada e tratou de temas relevantes para as periferias como o acesso à cultura, à moradia e a volta às aulas.
O gestor também se comprometeu a resolver problemas como a longa distância no transporte público em Parelheiros. Estaremos cobrando.
Construímos nossa entrevista com apoio de moradores das periferias que estão na nossa lista no WhatsApp (Faça parte você também!) . É assim como fazemos nosso jornalismo, pelas periferias e para as periferias.
Lembrando que você pode nos apoiar por meio da campanha Tijolo por Tijolo ou mandar sua sugestão para gente :)
SEM FESTA
Enquanto velhos veículos militares desfilam pelas ruas de Brasília (inacreditável né?), problemas como a perda de renda tem afetado cada vez mais parte da população das periferias, que tem improvisado alimentos para sobreviver, como relata Lucas Veloso nesta reportagem da Agência Mural na Folha.
A crise econômica afetou os negócios de empreendedores das periferias e, um deles, era o setor de festas infantis. Buffets presentes nos bairros tiveram queda no faturamento e dificuldade para retomar as atividades, mostra Patrícia Vilas Boas.
QUAL NOME?
Uma nova maternidade será aberta em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Para um espaço destinado a mulheres gestantes é natural que o nome seja de… um homem. É. Mulheres da cidade questionaram a denominação dessa unidade de saúde, que será batizadaem referência a um ex-prefeito, e pedem que uma mulher da área da saúde seja homenageada, conta Jéssica Silva.
Já no Capão Redondo, moradores da região homenagearam Paula Beatriz, a 1ª diretora trans de escola pública com o nome de uma travessa.
Falando em mulheres, temos histórias de mulheres muito bacanas no Próxima Parada deste mês. Uma delas é Ester Carro, a arquiteta que vem mudando a paisagem de Paraisópolis. Contamos também a trajetória da poeta Luz Ribeiro. E para fechar, que tal um passeio de bike pela zona leste de São Paulo?
MOBILIDADE NAS PERIFERIAS
Na segunda reportagem sobre mobilidade nas periferias, trouxemos a situação das favelas da cidade. Ruas estreitas, falta de transporte público e a recusa de motoristas em fazer viagens estão entre as dificuldades apontadas pelos moradores de Paraisópolis e Heliópolis. As reportagens foram produzidas com apoio da 99, aplicativo de mobilidade urbana.
NAS REDES
No Instagram @agmural um balanço do que representam as estátuas da cidade de São Paulo, em um trabalho de nosso designer Magno Borges. Nas últimas semanas, a situação entrou em debate depois do fogo no Borba Gato.
PARA SERMOS OURO
E o Brasil fechou com 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze, no melhor resultado da história do país em uma Olimpíada. Mas isso quer dizer que caminhamos para se tornar uma potência? Cléberson Santos fala sobre isso no blog Mural e de como o futuro olímpico está nas periferias.
O repórter também fez três reportagens sobre atletas das periferias do passado, presente e que sonham com o futuro olímpico. Todas elas estão no podcast Próxima Parada.
SEGURANÇA SEM VIOLÊNCIA
O 32xSP, site produzido pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo, começou a série “Segurança sem Violência”. As reportagens irão abordar aspectos da participação política e dos serviços públicos como parte da segurança na cidade, um direito dos moradores.
A primeira reportagem fala dos Consegs, os Conselhos Comunitários de Segurança, que debatem o tema nos bairros da cidade. No entanto, dos 86 Consegs, apenas 30 estão em funcionamento, relata Sidney Pereira.
SALVADOR
Pelos alto-falantes, um grupo de mulheres em Salvador tem levado um podcast sobre saúde e autocuidado para o bairro Alto das Pombas. A iniciativa começou por conta das dificuldades impostas pela pandemia para manter o trabalho mantido há quase 40 anos na capital baiana, mostra Brenda Gomes.
A pandemia também impôs mudanças nas atividades dos terreiros da cidade. Nesta terça-feira (10), o terreiro Tira Teima celebra Kitembo (a figura do tempo) com uma festa restrita, conta Rosana Silva.
A revista AzMina lançou a campanha Não é Cortina de Fumaça pedindo doações para manter o projeto “Elas no Congresso”, ferramenta que monitora a atividade de deputados e senadores com relação ao direito das mulheres.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.