Mural Inbox: Enquanto o presidente brinca...

A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

“Tem adolescente sem aula/
Mãe sem nada/
Pai sem emprego/
Família sem sossego/
Quando a PANDEMIA chega, a favela para/
Apaga luz, apaga tudo A energia nem tá paga”

E aí sobreviveu ao 7 de setembro? Está difícil, né? Enquanto milhares foram às ruas para defender um político neste feriado, pensei nesse verso da poetisa Luísa Cardoso, que vive no Nordeste de Amaralina, em Salvador. 

Ela foi entrevistada em uma reportagem de Bruna Rocha sobre como a arte de mulheres da região têm engajado discussões sobre desigualdade social e racismo

O verso ressoa nossa crise atual, agravada na pandemia, com famílias que não conseguem bancar o aluguel indo para ocupações e vivendo sem saneamento básico, sem comida, cozinhando a lenha, e com desempregados nas periferias se virando de diversas formas para sobreviver, adaptando garagens, entregando produtos nas estações de trem

Não eram temas que marcaram o protesto na Avenida Paulista. Mas, sem dúvida, muita gente das periferias também estava lá, e é um sinal de que o jornalismo tem uma missão imensa pela frente para garantir que mais pessoas sejam bem informadas. 

Antes dos destaques, só avisando que adiamos a newsletter nesta semana, mas voltamos à programação normal das terças no dia 21, combinado? 

SEM SANEAMENTO

A falta de dinheiro para o aluguel tem levado a novas ocupações, o que já falamos aqui na Mural.

Mas como fica o saneamento básico nessas novas favelas nas periferias de São Paulo? Reportagem de Lucas Veloso, Ariane Costa Gomes e Jéssica Bernardo, publicada na Folha, mostra como está a situação na capital e os riscos de contaminação de outras doenças, como a dengue.

A quarentena acabou, e estamos como? Comércios têm funcionado sem restrições, muita coisa voltando ao normal. Um dos receios, contudo, é como a variante Delta pode comprometer mais os bairros das periferias em caso de uma nova onda, relata Cleberson Santos.  

Enquanto ainda há riscos, há aglomeração espalhadas pela cidade e até em atos do governo do estado na Grande São Paulo. 

Em um deles, em Cotia, João Doria surpreendeu moradores ao avisar que não tem metrô previsto para a região para desafogar a Raposo Tavares - ou Travares. A questão é que a fala vai contra promessas que vêm sendo feitas na cidade pelo governo do estado desde 2013, como relata Halitane Rocha. 

DESEMBARQUE

Descer fora do ponto de ônibus de noite é um direito garantido por lei na cidade de São Paulo, desde 2016. Mas essa lei funciona? Reportagem de Eduardo Silva e Ira Romão indica que nem todos os motoristas aceitam essa medida criada para garantir a segurança de mulheres e facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência. 

Esta é mais uma reportagem da série mobilidade nas periferias,  produzida com apoio da 99, aplicativo de mobilidade urbana (entenda a parceria)

50 PARADAS E BORA

O Próxima Parada, podcast da Agência Mural, original Spotify, completou 50 episódios na última semana, trazendo histórias de diversas periferias da região metropolitana. Na quarta-feira (8), ouvimos Mauro Neri, o artista do Grajaú, criador do Ver a Cidade, marca espalhada pela capital paulista. Vale conferir o papo:

PARALIMPÍADA

‘Somos subestimados. Muitos ainda nos veem como coitadinhos’, diz paratleta  

O Brasil terminou as paralimpíadas  em 7° lugar, com sua melhor campanha na história. Por aqui, Renan Omura escreve sobre atletas da Grande São Paulo que não conquistaram uma vaga desta vez, mas já miram os jogos em Paris

No Instagram da Mural, fizemos uma lista com alguns paratletas da região que estiveram em Tóquio, com ilustrações de Magno Borges.

A post shared by @agenciamural

CAMINHANDO E…

Calçadas estreitas, falta de iluminação e trânsito agressivo são obstáculos para os pedestres em São Paulo, mostra reportagem especial do 32xSP, site criado pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa SP. O texto de Sidney Pereira faz parte da série que mostra os desafios para uma “Segurança sem violência”.

CONFIRA TAMBÉM:

Nosso diretor de negócios Anderson Meneses fala no blog Mural sobre a importância do apoio ao jornalismo independente para a garantia da democracia. Tema mais do que importante nos tempos que vivemos. E a editora-assistente Tamiris Gomes ouviu jornalistas sobre a visibilidade lésbica nas redações.

Na Ponte Jornalismo, Sete de Setembro tem manifestação golpista e protesto contra Bolsonaro em SP. A reportagem ouviu manifestantes da Paulista e do Anhangabaú.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!

Obrigado a todos e todas.

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.brSaiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Beatriz Felicio, Ana Fontes, Ana Okada, Anderson Meneses, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cléberson Alcântara dos Santos, Deborah Rebello, Diego Sammarco Martins, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giovanna Colacioppo, Gisele Alexandre, Giulia Murakami Mendonça, Guilherme Alpendre, Guilherme Prado Moi, Gustavo Faleiros, Halitane Rocha, Heitor Henrique dos Santos Pontes Eugenio, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Vieira Reis, Juliana Gamarano Calió, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Laís Rocha, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucas de Oliveira Gelape, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luciana Vieira Cobra, Luis Nascimento, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Henrique Pires Firmo Pereira, Paulo Talarico, Renan Tetsuo Omura, Roberta de Souza Lobo Stirbulov, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandra Muraki, Sheila Prado Saraiva, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi e Welington Sousa Matos.