Mural Inbox: Enquanto o presidente brinca...
A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
“Tem adolescente sem aula/ Mãe sem nada/ Pai sem emprego/ Família sem sossego/ Quando a PANDEMIA chega, a favela para/ Apaga luz, apaga tudo A energia nem tá paga”
E aí sobreviveu ao 7 de setembro? Está difícil, né? Enquanto milhares foram às ruas para defender um político neste feriado, pensei nesse verso da poetisa Luísa Cardoso, que vive no Nordeste de Amaralina, em Salvador.
Ela foi entrevistada em uma reportagem de Bruna Rocha sobre como a arte de mulheres da região têm engajado discussões sobre desigualdade social e racismo.
O verso ressoa nossa crise atual, agravada na pandemia, com famílias que não conseguem bancar o aluguel indo para ocupações e vivendo sem saneamento básico, sem comida, cozinhando a lenha, e com desempregados nas periferias se virando de diversas formas para sobreviver, adaptando garagens, entregando produtos nas estações de trem.
Não eram temas que marcaram o protesto na Avenida Paulista. Mas, sem dúvida, muita gente das periferias também estava lá, e é um sinal de que o jornalismo tem uma missão imensa pela frente para garantir que mais pessoas sejam bem informadas.
Antes dos destaques, só avisando que adiamos a newsletter nesta semana, mas voltamos à programação normal das terças no dia 21, combinado?
SEM SANEAMENTO
A falta de dinheiro para o aluguel tem levado a novas ocupações, o que já falamos aqui na Mural.
Mas como fica o saneamento básico nessas novas favelas nas periferias de São Paulo? Reportagem de Lucas Veloso, Ariane Costa Gomes e Jéssica Bernardo, publicada na Folha, mostra como está a situação na capital e os riscos de contaminação de outras doenças, como a dengue.
A quarentena acabou, e estamos como? Comércios têm funcionado sem restrições, muita coisa voltando ao normal. Um dos receios, contudo, é como a variante Delta pode comprometer mais os bairros das periferias em caso de uma nova onda, relata Cleberson Santos.
Enquanto ainda há riscos, há aglomeração espalhadas pela cidade e até em atos do governo do estado na Grande São Paulo.
Em um deles, em Cotia, João Doria surpreendeu moradores ao avisar que não tem metrô previsto para a região para desafogar a Raposo Tavares - ou Travares. A questão é que a fala vai contra promessas que vêm sendo feitas na cidade pelo governo do estado desde 2013, como relata Halitane Rocha.
DESEMBARQUE
Descer fora do ponto de ônibus de noite é um direito garantido por lei na cidade de São Paulo, desde 2016. Mas essa lei funciona? Reportagem de Eduardo Silva e Ira Romão indica que nem todos os motoristas aceitam essa medida criada para garantir a segurança de mulheres e facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência.
Esta é mais uma reportagem da série mobilidade nas periferias, produzida com apoio da 99, aplicativo de mobilidade urbana (entenda a parceria).
50 PARADAS E BORA
O Próxima Parada, podcast da Agência Mural, original Spotify, completou 50 episódios na última semana, trazendo histórias de diversas periferias da região metropolitana. Na quarta-feira (8), ouvimos Mauro Neri, o artista do Grajaú, criador do Ver a Cidade, marca espalhada pela capital paulista. Vale conferir o papo:
PARALIMPÍADA
‘Somos subestimados. Muitos ainda nos veem como coitadinhos’, diz paratleta
O Brasil terminou as paralimpíadas em 7° lugar, com sua melhor campanha na história. Por aqui, Renan Omura escreve sobre atletas da Grande São Paulo que não conquistaram uma vaga desta vez, mas já miram os jogos em Paris.
No Instagram da Mural, fizemos uma lista com alguns paratletas da região que estiveram em Tóquio, com ilustrações de Magno Borges.
CAMINHANDO E…
Calçadas estreitas, falta de iluminação e trânsito agressivo são obstáculos para os pedestres em São Paulo, mostra reportagem especial do 32xSP, site criado pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa SP. O texto de Sidney Pereira faz parte da série que mostra os desafios para uma “Segurança sem violência”.
CONFIRA TAMBÉM:
Mulheres usam arte em prol do amor e do respeito à visibilidade lésbica em Salvador
Mais que likes: empreendedores das periferias dão dicas para crescer nas redes sociais
Nosso diretor de negócios Anderson Meneses fala no blog Mural sobre a importância do apoio ao jornalismo independente para a garantia da democracia. Tema mais do que importante nos tempos que vivemos. E a editora-assistente Tamiris Gomes ouviu jornalistas sobre a visibilidade lésbica nas redações.
Na Ponte Jornalismo, Sete de Setembro tem manifestação golpista e protesto contra Bolsonaro em SP. A reportagem ouviu manifestantes da Paulista e do Anhangabaú.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.brSaiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.