Mural Inbox: fogo na floresta e água no barraco
A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Salve, jovens! Chegando aí na reta final de agosto e, depois, serão só quatro meses para aquela fase de pensarmos que ano que vem vai ser diferente, não é?
Bom, a gente já está um pouco calejado pra saber que muita coisa não vai mudar nesse Brasil em chamas, mas vamos seguindo firmes na cobertura das quebradas e cobrando transformações. Apesar que seguimos em um momento complicado.
Infelizmente, a primeira coisa a dizer é o fogo. Desde o fim de semana, estamos aí tomados com a situação de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, onde o parque do Juquery teve 80% de sua área afetada por um incêndio. É sobre isso que o Próxima Parada, podcast da Agência Mural original Spotify, que acaba de sair, vai falar.
Anna Laura Moura, correspondente de Franco da Rocha, fala sobre o impacto para a cidade, e Jéssica Moreira, de Perus, traz um relato sobre a importância do Jaraguá.
Curioso que nas últimas semanas o fogo esteve várias vezes em pauta. Além da Amazônia e do Cerrado, teve por aqui a estátua do Borba Gato, a Cinemateca, e agora o pouco de verde que temos na Grande São Paulo.
Mas “nossa história perdura à revelia do fogo”, como disse Ingrid Fernandes no nosso blog na Folha. Nossa missão é mostrar isso.
NEGÓCIO DE GARAGEM
Para driblar o desemprego, moradores das periferias decidiram abrir as portas das garagens para implementar novos negócios. A situação tem sido mais visível desde o começo da pandemia, com a abertura de restaurantes, lava-rápidos, docerias, brechós de antiguidades, mostra reportagem de Jariza Rugiano, Luis Felipe do Nascimento, Lucas Veloso e Moisés A. Neuma, em uma conexão São Paulo -Salvador.
Esse tipo de iniciativa reforça a criatividade das quebradas em sair da crise, como os empreendedores que criaram um delivery nas catracas dos trens para reduzir gastos, mas reforça também o peso da crise econômica.
E no meio desses problemas, moradores de favelas têm sofrido constantemente. No caso da Porto de Areia, em Carapicuíba, a situação se tornou delicada por um problema a mais. Estão aterrando uma lagoa na região. Nos últimos dias, a água começou a invadir os barracos da favela, como relatam Ana Beatriz Felicio e Gabriela Carvalho, em reportagem da Agência Mural na Folha.
Por enquanto, as prefeituras de Carapicuíba, Barueri e o governo do estado não fizeram nada. Para piorar, recentemente, a região perdeu o ônibus que levava as crianças para a escola, como conta esse episódio do Próxima Parada.
MOBILIDADE NAS PERIFERIAS
Na terceira reportagem sobre mobilidade nas periferias, mulheres que utilizam carros por aplicativo falam sobre por que começaram a usar esse serviço na pandemia e os problemas que já viveram. O texto de Eduardo Silva e Ira Romão mostra também o que as passageiras podem fazer em caso de algum problema vivido no trajeto.
As reportagens desta série são produzidas com apoio da 99, aplicativo de mobilidade urbana.
LONGO CAMINHO A SEGUIR
Como é pedalar na Grande São Paulo? Os correspondentes Cléberson Santos, Kátia Flora, Lucas Veloso e Renan Omura mapearam as cidades líderes em acidentes com bicicletas na região metropolitana e verificaram ainda as medidas necessárias para tornar mais seguro o trajeto. Os autores da reportagem participaram de uma mentoria sobre segurança viária com Rogério Viduedo, do ICFJ (Internacional Center for Journalists).
MURAL NO UOL
E agora fazemos parte também do Uol Plural, projeto que reúne reportagens de coletivos independentes, de periferias e favelas. A primeira publicação foi de Bruna Nascimento, que conta como a profissão de fotógrafo se tornou um campo minado nesses tempos de pandemia na Grande São Paulo.
NO 32XSP
O Conselho Municipal de Política Urbana terá eleição em 3 de outubro e nesta terça-feira (25) serão homologados os candidatos. O conselho discute as políticas de desenvolvimento urbano e tem 60 cadeiras, mostra o 32xSP, site produzido pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo.
EM SALVADOR
“Morra de inveja, eu sou favela.” É assim que a Dugueto faz sua presença nas redes sociais. A marca de roupas criada por Adriano Soares, 25, no Nordeste de Amaralina, em Salvador, busca valorizar a estética periférica e já completou quatro anos, mostra Bruna Rocha.
Já no bairro de Sussuarana, designers de unha têm conquistado espaço, com estúdios e cursos de especialização, mostra a correspondente Joyce Melo.
As reportagens fazem parte da cobertura da Mural em Salvador.
CONFIRA TAMBÉM:
Premiado em Cannes, jovem diretor cobra preservação da Serra da Cantareira
Artistas de São Miguel trazem resgate histórico em murais da zona leste
Pedaço do Japão, Alto Tietê tem capital do Pokémon e tradição de 70 anos no Judô
A 16ª edição do Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) tem a participação da diretora institucional da Agência Mural, Cintia Gomes, na mesa “Da política ao chão da escola: o que mudou com a pandemia e como cobrir educação em 2022”. Também tivemos uma fala do diretor de jornalismo Vagner de Alencar na conversa “Quero ter um podcast, pode onde começo?” e Ingrid Fernandes falou sobre as redes sociais em um painel do Facebook.
Será lançado nesta terça-feira (24), às 19h, o Território da Notícia, projeto que vai distribuir notícias e reportagens produzidas por iniciativas de jornalismo que atuam nas periferias e favelas de São Paulo por meio de telas instaladas nos bairros.
A iniciativa é liderada por Alma Preta, Desenrola e Não me Enrola, Embarque no direito e Periferia em Movimento. O lançamento será nas páginas do projeto no Instagram, Facebook e também no youtube do Alma Preta.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.brSaiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.