Mural Inbox: Mulheres invisíveis e as primeiras paradas

A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Na última Mural Inbox convidamos você para conhecer o Próxima Parada, o novo podcast produzido pela Agência Mural, original Spotify. E já estamos aqui, duas semanas depois, com muitas histórias para contar e passando por “várias estações”. 

Falamos nesse tempo do acolhimento a jovens LGBTQIA+, fomos a Mogi das Cruzes, onde um porteiro fez da própria casa um espaço cultural afro, mostramos como tem sido as aulas online para os estudantes das periferias que vivem com falhas da internet, a vida em Paraisópolis após um ano de pandemia e os desafios do home office quando você tem uma conta de luz tão cara, entre outras histórias.  

Essa diversidade é apenas o começo. Temos muitas paradas pela frente para cumprir a missão da Agência Mural: cobrir as lacunas de informação sobre as periferias e quebrar os preconceitos sobre essas regiões.

E, dentro disso, ainda temos que conviver com o coronavírus, o vírus da desigualdade e o vírus que vai corroendo nossa democracia. Como diria Sérgio Vaz no quinto episódio: “Eu tô muito mais revoltado, zangado, com a caneta raivosa, e tô muito mais a fim de luta” Temos muito para contar.

 

MULHERES INVISÍVEIS

Nas últimas semanas, fizemos mais uma reportagem em parceria, desta vez com o Nós, mulheres da periferia. Conversamos com prostitutas que são moradoras de bairros periféricos sobre o que mudou com a pandemia

Esta reportagem especial assinada por Lucas Veloso e Bianca Pedrina traz relatos fortes sobre a vida dessas mulheres marginalizadas, mas que precisaram seguir no ramo para garantir a sobrevivência em meio à crise sanitária.

No Tremembé, na zona norte de São Paulo, a chegada de um novo condomínio tem preocupado. A praça em frente ao espaço começou a ser ocupada por carros. Para garantir a manutenção dela, alguns moradores começaram a fazer ações nos fins de semana como cortes de cabelo e ações culturais, relata André Santos

Em Suzano, a Estrada das Varinhas segue um problema antigo para os moradores. Por ali, a região costuma ficar meses alagada, o que dificulta a saída de quem vive na Chácara Duchen para a região central. Apesar do problema há 30 anos e uma obra recente no local, nada mudou em 2021, mostra Renan Omura. 

E tem sido impossível não estar por dentro da CPI da Covid e os desdobramentos dos escândalos sobre as vacinas e o uso de medicamentos sem eficácia comprovada. Mas não é só lá em Brasília. Aqui na Grande São Paulo, vereadores de ao menos três cidades decidiram propor o “tratamento precoce”. Qual a justificativa desses parlamentares? Notícias falsas, sim. É o que mostra a reportagem que assinei com Kátia Flora e Jéssica Silva da Agência Mural, na Folha de S. Paulo.

Também na Folha, artigo de Patrícia Vilas Boas e Ana Beatriz Felicio aborda o trabalho análogo à escravidão na na região metropolitana, na coluna do PerifaConnection.

32xSP

Não está fácil para dormir. Renan Cavalcante relata que ao menos 50% dos paulistanos disseram ter problemas com o sono na pandemia, mostra o 32xSP, site produzido pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo. 

O site também destaca o  aumento do tempo médio de espera para conseguir fazer laqueadura em São Paulo. O intervalo subiu 30% este ano e chega a quase 200 dias. Mulheres ouvidas pelo 32xSP apontam que a demora é ainda maior, em texto de Priscila Gomes. O planejamento familiar também foi abordado no Próxima Parada.  

SALVADOR

Você conhece o feriado da Independência da Bahia? A data que marca quando a população da região guerreou contra a Coroa Portuguesa é celebrada com um cortejo que sai pelas ruas de Salvador levando a imagem dos caboclos, conta Brenda Gomes. No entanto, os terreiros tiveram de cancelar os eventos por conta da pandemia. Também na capital baiana, ambulantes do bairro da Liberdade tem buscado driblar a redução de clientes e o aumento da concorrência, mostra Antônio Laranjeira.  

BLOG MURAL

No blog Mural temos duas reflexões importantes sobre o trabalho jornalístico. Uma delas foi da editora-assistente Tamiris Gomes, que refletiu sobre como é manter a produtividade enquanto lidamos com o luto dessa pandemia. E a correspondente de Cotia, Halitane Rocha, explorou o papel dos jornalistas na defesa de uma educação antirracista.  

“Sempre estive com um caderninho, anotando histórias e coisas que os marretas [vendedores] falavam. O livro é permeado de diálogos no trem e uma reflexão: o que acontece com os nossos corpos e as nossas identidades quando a gente atravessa a ponte?” - Jéssica Moreira, correspondente de Perus e cofundadora do Nós, mulheres da periferia sobre o livro "Vão", que inspirou um curta de mesmo nome produzido pelo Grupo Pandora de Teatro. 

No Alma Preta, os dez anos da Lei de Cotas e as ameaças contra os direitos de acesso da população negra às universidades públicas é tema de artigo do Centro Acadêmico Hugo Simas.

 

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!

Obrigado a todos e todas.

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Beatriz Felicio, Ana Fontes, Ana Okada, Anderson Meneses, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cléberson Alcântara dos Santos, Deborah Rebello, Diego Sammarco Martins, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giovanna Colacioppo, Gisele Alexandre, Giulia Murakami Mendonça, Guilherme Alpendre, Guilherme Prado Moi, Gustavo Faleiros, Halitane Rocha, Heitor Henrique dos Santos Pontes Eugenio, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Vieira Reis, Juliana Gamarano Calió, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Laís Rocha, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucas de Oliveira Gelape, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luciana Vieira Cobra, Luis Nascimento, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Henrique Pires Firmo Pereira, Paulo Talarico, Renan Tetsuo Omura, Roberta de Souza Lobo Stirbulov, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandra Muraki, Sheila Prado Saraiva, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi e Welington Sousa Matos.