Mural Inbox: Nossa voz na COP e o Dia da Favela

A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Salve, caros e caras, como vai a força nesta reta final de ano?

Chegando nesta quinta-feira, excepcionalmente, por conta do feriado do dia 2, mas nas próximas semanas seguiremos com nosso compromisso quinzenal das terças. 

Falando do feriado, tem um episódio do Próxima Parada sobre luto e as mães e os pais de anjo, com a história da nossa correspondente de Perus, Ira Romão. Vale conferir.

Também vale ouvir o episódio desta quinta-feira (4) sobre o Dia da Favela, data que marca a primeira vez que o termo foi mencionado, em 1900, utilizado de forma pejorativa.

Hoje, moradores das periferias de São Paulo e do Brasil tentam dar um novo significado para as favelas e mostrar que elas são berços de pessoas inspiradoras, que estão sempre em busca de transformações, e devem ter os direitos reconhecidos independente do CEP (ou da falta dele).

É o que defendemos aqui na Agência Mural há quase 11 anos, mas ainda há um grande caminho a seguir.

Esse é um dos motivos para as novidades que teremos neste mês, com uma nova cara, uma outra linguagem e um site que dialogará ainda mais sobre nossa missão de cobrir a falta de informação sem preconceitos sobre as quebradas. 

Ansiosos por aqui! Mas hoje vamos com os destaques que começam na Escócia.

NOSSA VOZ NA COP

Amanda vive na zona norte de São Paulo e aponta a necessidade de trazer os impactos vividos nas periferias para a discussão sobre o clima | Arquivo Pessoal

Está rolando a conferência do clima da ONU e ativistas das periferias de São Paulo estão na Escócia para defender que a voz das periferias seja ouvida nas discussões sobre o clima, mostra Patrícia Vilas Boas. Afinal, as mudanças no meio ambiente afetam diretamente os bairros periféricos, com enchentes, moradores em áreas de risco e a falta de água (como explica Raquel Porto). 

O racionamento inclusive já tem sido sentido em várias regiões como mostramos no Próxima Parada. 

Também no Próxima, trocamos uma ideia por lá com Thiago Torres, o Chavoso da USP, que falou sobre a presença das quebradas nas universidades públicas

PRODUTOS TRANCADOS

E o aumento de preços, enquanto acaba o auxílio emergencial e o governo muda o Bolsa Família, seguem como temas que marcam nossos bairros. Nessa, uma polêmica sobre supermercados que lacravam a carne tomou o noticiário. 

Cleberson Santos e Jessica Bernardo foram a supermercados da zona sul de São Paulo para mostrar que isso é cena corriqueira há muito tempo com outros produtos. Desodorantes e até chocolate estão trancados em redes que atuam nas periferias, mostra reportagem da Agência Mural na Folha. Postura diferente das mesmas em bairros mais ricos. 

EDUCAÇÃO

A post shared by Agência Mural (@agenciamural)

E as crianças estão vendo como a volta ao ensino presencial. De um lado estão matando a saudade dos professores e dos amigos. De outro, o ‘medo do corona’ ainda aparece como temor para os pequenos, mostra nova reportagem de Halitane Rocha e Jessica Bernardo.

INTERMODALIDADE

Em mais uma reportagem da série sobre mobilidade nas periferias, como funciona o uso de vários meios de transporte para chegar ao trabalho e o que precisa avançar para melhorar a qualidade do serviço? Eduardo Silva, Ira Romão e Cleberson Santos ouviram moradores que usam até quatro meios diariamente. A série tem apoio da 99, aplicativo de mobilidade urbana.

MENOS PARTICIPAÇÃO

O número de conselheiros participativos da cidade de São Paulo caiu para menos da metade em quatro anos, mostra Ariane Costa Gomes, no 32xSP, site produzido pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa SP. 

SALVADOR

Em Salvador, a barraca da Dinda existe há 30 anos na praia do Garcia, e se tornou um espaço para a comunidade LGBTQIA+, escreve Brenda Gomes. Gabrielle Guido conta a história de Lilica Rocha, artista-mirim de Itapuã que encantou artistas como Caetano Veloso. Ela faz sucesso nas redes sociais e lançou uma música sobre empoderamento infantil e celebra crianças black power

OUTROS DESTAQUES

A jornalista Jéssica Moreira, correspondente da Agência Mural em Perus, lançou o livro “Vão: trens, marretas e outras histórias”. A obra está com vendas online e vale conferir.

No Desenrola E Não Me Enrola, geradora de energia solar quer combater a crise climática e econômica nas periferias de São Paulo.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!

Obrigado a todos e todas.

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Beatriz Felicio, Ana Fontes, Ana Okada, Anderson Meneses, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cléberson Alcântara dos Santos, Deborah Rebello, Diego Sammarco Martins, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giovanna Colacioppo, Gisele Alexandre, Giulia Murakami Mendonça, Guilherme Alpendre, Guilherme Prado Moi, Gustavo Faleiros, Halitane Rocha, Heitor Henrique dos Santos Pontes Eugenio, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Vieira Reis, Juliana Gamarano Calió, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Laís Rocha, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucas de Oliveira Gelape, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luciana Vieira Cobra, Luis Nascimento, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Henrique Pires Firmo Pereira, Paulo Talarico, Renan Tetsuo Omura, Roberta de Souza Lobo Stirbulov, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandra Muraki, Sheila Prado Saraiva, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi e Welington Sousa Matos.