Mural Inbox: Olimpíadas e delivery de catraca

A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

E aí, no meio de tudo tem conseguido ver a Olimpíada? Vibrou muito com a Rayssa, essa maranhense de 13 anos que conquistou a prata e o mundo? 

Realmente deu uma alegria ver esse resultado em tempos tão puxados como os de hoje. Também nos ajuda a pensar em quantas Rayssas estão por aí tentando um lugar no skate e em outras modalidades esportivas.

Durante a Olimpíada, estamos com uma série sobre os atletas e as periferias, organizada pelo nosso correspondente do Capão Redondo, Cléberson Santos

No primeiro episódio, falamos um pouco sobre as histórias de Fofão e Servilho de Oliveira, dois medalhistas que vieram das periferias da capital. 

Nesta semana e na próxima, abordaremos ainda os periféricos que estão em Tóquio e o futuro: como atletas treinam nas quebradas e driblam a falta de espaços para buscar esse sonho. Afinal, periferia também é esporte.

DELIVERY DE CATRACA

Você já ouviu falar no delivery de catraca? É uma modalidade de venda que tem ganhado cada vez mais adeptos nas periferias. Na prática, para economizar o dinheiro com o frete, os vendedores combinam pela internet e partem para as estações de trem e Metrô para fazer as entregas, mostra reportagem especial de Lucas Veloso. Tem de tudo, de churrasqueira a instrumentos musicais. 

O ponto negativo é que os vendedores acabam se expondo mais ao sair de casa na pandemia.

A pandemia, por sinal, teve uma redução de mortes na Grande São Paulo. Pela primeira vez, desde março, foram registradas menos de mil mortes em uma semana. Uma das causas é o aumento da vacinação. Porém, tem gente que teve de ir longe para conseguir se imunizar. Ao menos 1 milhão de doses na região foram aplicadas em pessoas que estavam fora do município de residência

ENEM E DONAGEEK

No “Próxima Parada”, estudantes das periferias falaram sobre os motivos para desistir de fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano

Ainda no podcast da Agência Mural, original Spotify, conheça as duas sexagenárias de Mauá que criaram o DonaGeek, um canal para a cultura nerd, afinal, geeks também envelhecem. E entre crateras e lobisomens, conheça algumas histórias de Parelheiros, distrito no extremo sul da capital paulista. 

NOVA PARCERIA

Demos início na última semana a uma série de reportagens sobre a mobilidade nas periferias. Entre julho e novembro, estaremos trazendo histórias sobre como tem sido se locomover pelos bairros das quebradas da cidade em meio à pandemia e os desafios do setor. 

As reportagens sairão no site e em zapcast e tem apoio editorial da 99, aplicativo de mobilidade urbana. A primeira reportagem aborda os receios de quem não pode trabalhar de casa desde o começo da pandemia. 

32xSP

Entre os impactos da pandemia na educação está o abandono escolar. Segundo pesquisa da Rede Nossa São Paulo, 47% dos entrevistados que vivem na zona sul destacaram a evasão escolar como principal dano causado pela pandemia, mostra o 32xSP. 21% disseram ser responsáveis por alguma criança ou adolescente que tiveram de deixar a escola. 

BLOG MURAL

“O jornalismo escreve a história do presente. Constrói, coleta e distribui narrativas que servem de guia para nossas tomadas de decisão, para nossa reflexão, para o debate sobre o que acontece agora. Escolher a linguagem mais apropriada faz parte desta responsabilidade”, Izabela Moi, diretora da Agência Mural, em texto sobre a postura editorial de definir uma linguagem.

SALVADOR

No mês do escritor, duas reportagens em Salvador mostram a produção literária nas periferias. Um deles é Aloísio Pimentel, do Nordeste de Amaralina. Aos 86 anos, o escritor tem produzido durante a pandemia mesmo com a perda da visão, mostra Rosana Silva, que também relata como escritoras criaram espaços para a literatura negra na capital da Bahia.

“Nas escolas da prefeitura têm acontecido de não ter conexão. Muitos pais não têm conseguido comprar os materiais e uniformes, porque não têm acesso à internet” - CINTIA GOMES, diretora da Agência Mural, em pergunta ao prefeito Ricardo Nunes, no Roda Viva desta segunda-feira (26).

“Muitas vezes a grande imprensa só chega nas periferias, longe dos grandes centros, quando acontece o ataque ao [colégio] Raul Brasil, por exemplo. Então a gente fala que a gente é o jornalismo para as periferias e das periferias. Uma rede de correspondentes espalhados contando histórias. Jornalistas contando sobre onde vivem” - BRUNA NASCIMENTO, correspondente de Suzano, em evento com fotojornalistas no jornal Diário de Suzano, que completa 60 anos em 2021. 

Fogo no Borba Gato “é uma resposta da sociedade a uma indignação coletiva”, diz a deputada Erika Malunguinho em entrevista à Ponte Jornalismo.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!

Obrigado a todos e todas.

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Beatriz Felicio, Ana Fontes, Ana Okada, Anderson Meneses, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cléberson Alcântara dos Santos, Deborah Rebello, Diego Sammarco Martins, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giovanna Colacioppo, Gisele Alexandre, Giulia Murakami Mendonça, Guilherme Alpendre, Guilherme Prado Moi, Gustavo Faleiros, Halitane Rocha, Heitor Henrique dos Santos Pontes Eugenio, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Vieira Reis, Juliana Gamarano Calió, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Laís Rocha, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucas de Oliveira Gelape, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luciana Vieira Cobra, Luis Nascimento, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Henrique Pires Firmo Pereira, Paulo Talarico, Renan Tetsuo Omura, Roberta de Souza Lobo Stirbulov, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandra Muraki, Sheila Prado Saraiva, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi e Welington Sousa Matos.