Mural Inbox: Por que aglomero?

A Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Na semana passada, publicamos uma reportagem sobre o que pensam jovens que têm ido a festas neste momento da pandemia de Covid-19. Perguntamos em suma por que ir a aglomerações com o aumento de casos de contaminados pelo coronavírus.

Sabemos e temos falado sobre a importância do distanciamento social, do uso de máscaras e de como são as periferias as mais afetadas entre os mais de 30 mil mortos da Grande São Paulo. Mas queríamos fugir do lugar comum que condena quem vai às festas, sobretudo, os pobres com poucas opções de lazer.

Nos depoimentos, há desde apontamentos como a situação do transporte público, que segue cheio desde o ano passado (nele há ao menos a obrigação do uso de máscaras), aqueles que usam desses eventos para conseguir uma renda extra, também os que ainda não acreditam tanto assim na pandemia - mesmo um ano depois - e são afetados pela desinformação — as mentiras espalhadas na rede.

Esses aspectos indicam as dificuldades que ainda teremos pela frente para reforçar a necessidade de se proteger, com hospitais cada vez mais lotados e a vacinação ainda engatinhando.

CHUVAS E RENDA

Em Perus, no noroeste de São Paulo, as chuvas dos últimos dias afetaram todo o bairro e repetiram cenas vistas em 2018, com pessoas desabrigadas e quedas de árvores por toda a região. A situação se tornou um problema a mais no momento em que a pandemia se agrava e faltam recursos para moradores do bairro.

Por outras periferias da capital, o cancelamento do Carnaval afetou moradores que vendiam produtos durante a festa, e alguns deles estão vivendo de doações. Nos comércios, o fim do auxílio emergencial tem impactado os bairros. Donas de pequenos salões de beleza e de restaurantes locais apontam a redução na renda desde janeiro, assim como ex-beneficiários têm tido dificuldades para manter as contas em dia e alimentar a família.

CÂMARA SEM CONFIANÇA

Responsável por fiscalizar o prefeito e discutir as leis da cidade, para os paulistanos, a Câmara Municipal é a instituição menos confiável da cidade, indica pesquisa “Viver em São Paulo: Qualidade de Vida”. Reportagem do 32xSP, site produzido pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo, fala sobre essa desconfiança e como ela afeta os distritos da capital.

O portal traz também um raio-x sobre o distrito de Iguatemi, na zona leste da capital. Por lá, bairros têm ares de interior, mas problemas de cidade grande.

E AS AULAS?

As aulas voltaram parcialmente nas escolas públicas de São Paulo. Mas muitas perguntas ficaram sem respostas para pais, alunos e professores da rede pública. No blog Mural, Cíntia Gomes relata as dúvidas ainda pendentes, como os problemas para garantir a limpeza dos colégios e evitar o contágio.

EM SALVADOR

Sthephanie Silva, criadora da Editorial Nordeste, projeto de moda que resgata autoestima de jovens no Nordeste de Amaralina | Rodrigo Ávila/Divulgação

A estudante Sthephanie Silva, 17, criou o projeto de moda Editorial Nordeste. A ideia era contrariar os padrões de beleza do ramo e dar oportunidades para jovens modelos das periferias. “Costumava ouvir de profissionais que meu rosto era bonito, meu porte físico era bom, mas que precisava emagrecer. Esses comentários faziam até com que eu parasse de comer”, relembra a moradora do Nordeste de Amaralina. A reportagem faz parte da cobertura da Agência Mural em Salvador.

Na sexta-feira (26), Lucas Veloso, repórter da Agência Mural, mediará a mesa “Experiência, tramas e territorialidade: política e juventude nas periferias urbanas”, com a gestora cultural Julia Santos e o professor Tiaraju Pablo D’Andrea, coordenador do CEP (Centro de Estudos Periféricos).

A newsletter Cajueira seleciona conteúdos de organizações jornalísticas independentes dos nove estados do Nordeste. Na última edição, abordou como está sendo a volta às aulas em meio à pandemia.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Se quiser nos apoiar, só clicar no botão abaixo para saber como. Obrigado(a)! 


Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Fontes, Ana Okada, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Bruna Laura Alves do Nascimento, Camila Carvas, Carina Barros, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Deborah Rebello, Fausto Salvadori Filho, Fernanda Bueno e Silva Bandeira, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Aparecida dos Santos, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gisele Alexandre, Gustavo Faleiros, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Julia Vieira Reis, Juliana Doretto, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Vieira Cobra, Luís Otávio Felipe Ribeiro, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Marina Darmaros, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paulo Talarico, Rafael Balago, Renan Tetsuo Omura, Roberta Lippi, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sheila Prado Saraiva, Thalita Archangelo, Tiago Barizon, Tiago Rogero, Tonico Ferreira e Vanessa Adachi.