Mural Inbox: Prazer, ministro: periferias

A Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Virou rotina. O ministro da Economia, Paulo Guedes, dá uma entrevista (ou deixa vazar uma declaração) para colocar sobre a população pobre das periferias a culpa dos males do mundo e da falta de ação do governo federal.

Como filho de motorista de caminhão e que teria muito orgulho de ser filho de porteiro, gostaria de comentar com ele que não é tão fácil pagar as dívidas com a universidade, mesmo com programas como o Fies e o Prouni (Programa Universidade Para Todos).

Assim como muitos jovens das periferias que fazem parte da primeira geração que pode estudar na universidade, como contamos nessa reportagem da Cíntia Gomes em 2018, esse é um caminho duro que envolve manter boas notas e trabalhar para ajudar a família.

Uma galera que tem o direito de viajar e conhecer o mundo, inclusive a Disney, como aponta Cleber Arruda. Também tem direito de ler e escolher o que quer ler.

Moradores que gostariam muito de viver mais de 100 anos (o que Guedes vê como o grande problema da lotação nos serviços de saúde). Viver tanto, infelizmente, costuma ser realidade restrita a quem pode bancar por caros serviços de saúde. Entre nós, nas periferias, chegar aos 60 já é objeto de estranheza, infelizmente, porque a idade média pode não passar de 58 anos dependendo do seu endereço.

Enquanto ele fala, faltam soluções. E assim vamos batendo recordes de mortes.

MAIS FAVELAS

Com a falta de renda, mais moradores têm recorrido a morar em favelas e ocupações de moradia, revela reportagem da Agência Mural, na Folha. Eles não têm conseguido bancar o aluguel em meio à alta de preços dos alimentos, além das dificuldades com o auxílio emergencial que só voltou a ser pago este mês, e 70% menor.

Nesse contexto, o Brasil chegou à marca de 400 mil mortes pela Covid-19, tragédia que nas periferias acaba com vidas, conexão e acolhimento. Onde a falta de testes e a demora nos resultados ainda é um impasse para combater o vírus.

Nesta semana, abordamos também como o planejamento familiar têm sido afetados. Mulheres que não podem fazer laqueadura, mesmo com esse direito previsto por lei.

PLANO DE METAS

A cidade de São Paulo começou a debater o plano de metas da prefeitura para o período de 2021 a 2024, e o 32xSP, site em parceria da Agência Mural com a Rede Nossa SP, tem acompanhado as discussões.

Na região de Santana e Tucuruvi, a crise da Covid-19 foi o tema mais debatido, além de ações necessárias com relação ao transporte público e a população em situação de rua.

No caso da Subprefeitura do Campo Limpo, o distrito mais populoso da região, o Capão Redondo, ficou praticamente esquecido durante a audiência que discute o futuro da cidade.

EM SALVADOR

Movimento que atua contra o preconceito, o Vai Ter Gorda passou a defender a prioridade na vacinação para pessoas com obesidade, considerado um dos grupos de risco da Covid-19.

O grupo que atua em Salvador aponta que o paciente obeso tem 113% mais chances de precisar de internação hospitalar, 74% de uma UTI e 64% de ser intubado.

Ainda em Salvador, um cursinho popular tem enfrentado desafios digitais para manter a preparação dos alunos, que buscam uma vaga no ensino superior. As reportagens fazem parte da cobertura da Mural na capital da Bahia.

“Com a pandemia, a gente precisou usar máscara, luva, álcool em gel, mas isso foi para poucas pessoas. Não foi todo mundo que teve condição de se precaver como deveria” - Léu Britto, fotógrafo da Agência Mural, em live da Casa de Cultura de Cidade Ademar sobre a reportagem Retrato em Quarentena, com fotos que mostram o impacto da pandemia.

Toda terça-feira, o podcast Manda Notícias leva informação para a zona sul de São Paulo. O programa tem apresentação da jornalista Gisele Alexandre, que também é correspondente da Agência Mural no Capão Redondo.

E na próxima quinta-feira (6) estreia a Live na Laje, novo programa da Agência Mural sobre o jornalismo. Com apresentação da editora-assistente Tamiris Gomes, o primeiro bate papo será sobre a cultura nas periferias e contará com Julia Reis e Lucas Veloso.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Se quiser nos apoiar, só clicar no botão acima para saber como. Nos últimos dias, lançamos uma nova fase do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo. Vem saber mais!

Obrigado(a).

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Beatriz Felicio, Ana Fontes, Ana Okada, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Bruna Laura Alves do Nascimento, Camila Carvas, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Deborah Rebello, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Aparecida dos Santos, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giovanna Colacioppo, Gisele Alexandre, Giulia Murakami Mendonça, Gustavo Faleiros, Hakira Maia, Heitor Henrique dos Santos Pontes Eugenio, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Jessica Costa, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Cassia Silva Batista, Julia Vieira Reis, Juliana Gamarano Calió, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Laís Rocha, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Vieira Cobra, Luis Nascimento, Luís Otávio Felipe Ribeiro, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Darmaros, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Henrique Pires Firmo Pereira, Paulo Talarico, Rafael Balago, Renan Tetsuo Omura, Roberta Lippi, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Rodrigo Souto Alves, Sandra Muraki, Sheila Prado Saraiva, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Barizon, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi e Welington Sousa Matos.