Mural Inbox: quando a máscara caiu?
A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Alô você que completou dois anos de pandemia e segue aqui do nosso lado. Para alguns, é apenas um grande 2020 que não acaba, apesar dos esforços para fingir que nada está acontecendo.
Um exemplo foi a queda do uso de máscaras na semana passada e a promessa de que elas não serão mais necessárias. Será que chegou a hora?
O infectologista Marcelo Otsuka aponta que ainda não é o momento de liberar de forma “não coordenada”. Mas fato é que faz um bom tempo que em várias periferias o uso da proteção já havia perdido força - o episódio “Quando minha máscara caiu?” do Próxima Parada mostra isso.
O jeito de todo modo é seguir. E nesta Mural Inbox destacamos o Dia das Mulheres, um novo levantamento sobre as estações da CPTM e o Dia da Escola na visão de quem faz a escola - os alunos. Bora conferir:.
Perda gestacional
Desde 2020, a correspondente de Perus Ira Romão tem contado histórias sobre mães e pais que perderam os filhos no período neonatal ou na gestação. Nos últimos dias, ela reportou o que acontece com esses familiares depois da perda. As famílias relatam dificuldades para receber acolhimento, tanto no âmbito hospitalar quanto com as pessoas próximas ao redor.
“Tentam tirar de todas as formas o seu título de mãe, dizendo coisas como: você vai ser mãe ainda. Eu já sou mãe. E vou continuar sendo mãe para sempre, tendo outro filho ou não”, conta Rose, uma das entrevistadas.
A reportagem foi publicada no Dia das Mulheres, data em que também contamos a história da catadora Salete, uma mulher do Grajaú que recolhe materiais recicláveis e faz ações sociais para ajudar moradores da região. “A gente não tem muito, mas com o pouco que temos podemos fazer a diferença na vida das pessoas próximas”, contou Salete à correspondente Isabela Alves.
Também no Grajaú, alunas foram às ruas para levar pautas feministas, mostra texto publicado no Terra.
Ainda sobre o dia 8 de março, preparamos uma lista com lugares onde mulheres podem pedir apoio em casos de violência doméstica, como os centros de acolhida da Prefeitura de São Paulo e um webstory sobre como denunciar violência contra a mulher.
Vale Nota?
O Dia da Escola é nesta terça-feira (15) e alunos do terceiro ano do ensino médio nas periferias de São Paulo falam sobre a importância da escola nas trajetórias até aqui e o papel que ela terá nos próximos passos.
Jessica Bernardo e Cleberson Santos também mostraram o avanço do ensino de artes nas escolas, nesta reportagem na Folha.
Vão nosso de cada dia
Um desdobramento da reportagem da Agência Mural sobre os vãos da CPTM mostra que o número de quedas se manteve estável em 2021 na comparação com 2020. Contudo, reportagem de Cleberson Santos indica que ainda ocorre uma queda por dia nas estações de trem. O número é bem menor do que há cinco anos, quando revelamos que havia vãos até quatro vezes maior do que o permitido.
Esse levantamento inicial levou em conta todas as estações da Companhia. E nas últimas semanas, um morador da Freguesia do Ó viralizou por ter ido a todas as estações, não só de trem, como em todas do Metrô. Contamos a história dele no Próxima Parada.
Para fechar essa jornada sobre os trilhos, contamos sobre a privatização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Zeca Ferreira faz um balanço da situação dos usuários dos trens desde que a Via Mobilidade assumiu a administração. Os problemas se multiplicaram desde então.
Rolê na Quebrada
E você já acompanha nosso Rolê na Quebrada. Toda sexta-feira, a Agência Mural publica dicas culturais para curtir nas periferias de São Paulo e da região metropolitana. Pietra Alcântara apresenta as dicas em um vídeo nas redes sociais e também publicamos uma lista no site da Mural.
Confira também:
Aos 61 anos, morador de Cidade Tiradentes se forma em direito
Escola em Diadema convive com saguis e muda rotina de professores e alunos
Moradora de Mogi das Cruzes faz papel de guardiã da floresta
Ensino de arte evolui e permite entrada de teatro e saraus em sala de aula
Quem vê close (no podcast) não vê corre (no bastidor)
Nosso diretor Vagner de Alencar participa nesta terça-feira (15) do painel “Ciência para todos: cobrindo pesquisas e pandemia de forma inclusiva”, do Festival 3i 2022.
No Maré de Notícias, do Rio de Janeiro, pesquisa revela impactos da Covid-19 em escolas públicas de 16 favelas.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.