Mural Inbox: Quase 200 paradas e os jovens da Fundação Casa
A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Prezados e prezadas, como vão? Neste 12 de abril queria começar essa conversa refazendo alguns convites para você que acompanha nosso jornalismo.
O primeiro deles é que estamos chegando à marca dos 200 episódios do Próxima Parada, podcast produzido pela Agência Mural e original Spotify. Todos os dias, de segunda a sexta, no fim da tarde, levamos aos ouvintes uma história diferente sobre uma das periferias da Grande São Paulo.
Já foram 200 paradas diferentes, mostrando reportagens sobre temas que impactam as quebradas, a vida de moradores que transformam as realidades adversas impostas pela desigualdade desse mundo cruel que a gente vive, além de mostrar como nasceram, cresceram e se desenvolveram tantos bairros diferentes.
Junto com o Leonardo, que andou pelas 180 estações de trem e metrô, e os correspondentes que mediram vãos em 90 paradas da CPTM, convidamos você para embarcar conosco e conhecer as diversas paradas que temos apresentado nas vozes de Gabriela Carvalho e Rômulo Cabrera, com o trabalho de toda nossa rede de correspondentes.
O podcast é gratuito, dá pra baixar e ouvir off-line. Fica aqui o convite para seguir o programa e avaliar com cinco estrelas no aplicativo :)
Por fim, só para dizer que conseguimos contar diariamente novas histórias sobre as periferias (em podcast, textos, webstories, vídeos) porque sempre tivemos o seu apoio, nos acompanhando, compartilhando nossas pautas, conversando com a gente.
E também nos apoiando na nossa campanha de financiamento coletivo. Se conhecer alguém que gostaria de entrar nessa corrente, não se esqueça de passar nosso link: https://www.catarse.me/periferias Gratidão :)
Mas propagandas feitas, vamos às reportagens:
Educação na Fundação Casa
Nossa correspondente de Perus, Ira Romão, esteve nos últimos dias em uma unidade da Fundação Casa, na zona norte de São Paulo. O objetivo: ouvir como os jovens que estão na unidade têm seguido os estudos e quais são as perspectivas para o futuro desses adolescentes.
A reportagem faz parte da editoria Vale Nota? e mostra um cenário além da imagem negativa que costuma ser vista sobre as crianças e adolescentes que se tornaram internos.
Também falamos nos últimos dias sobre o que muda com o novo Enem que será aplicado daqui dois anos. Cleberson Santos traz como ficará o formato da prova e os questionamentos que ainda estão sendo feitos sobre o futuro de estudantes do ensino médio.
O que é o normal agora?
Com a queda no número de vítimas da Covid-19, a vida vem retomando um ritmo cada vez mais “normal”, apesar de os riscos não terem sido completamente vencidos e muita gente que não tomou as três doses da vacina. Nas periferias, o retorno de eventos com maior circulação de público já tem rolado desde o ano passado.
Um deles são as batalhas de rima, eventos em praças e na porta de estações que mobilizam toda uma juventude do hip hop. Tatiane Araújo e Gabriela Santos falam sobre a Batalha da Aldeia, em Barueri, e a Batalha da Zil, na zona leste de São Paulo, e sobre como foram esses dois anos de freio nos encontros.
Também mostramos como tem sido a volta dos artistas circenses nas quebradas, nesta reportagem do Visão do Corre, onde temos um espaço no Portal Terra. Também por lá, Danielle Lobato mostra como um morador da zona leste criou um passeio de bicicleta para quem quiser conhecer os pontos históricos de São Miguel Paulista, um bairro periférico que é um dos marcos do início da capital paulista.
E essa volta às atividades trouxe também as discussões sobre a ocupação dos espaços. Uma das que surgiram nos últimos dias foi o fato de uma mãe ter sido barrada de entrar em um bar porque estava com o filho. No Próxima Parada, ouvimos mães sobre como é isso nas periferias.
Da pipa à malha
Para os fãs de esportes periféricos, hoje vamos ir além da várzea. A primeira história é sobre as pipas.
No Grajaú, Isabela Alves conta a trajetória de Miltão, um artesão que faz "papagaios" estilosos e que já teve o trabalho apresentado até na São Paulo Fashion Week. “A pipa para mim é uma liberdade”, conta ele que trabalha há dez anos com essa arte. Temos também um incrível webstory com um dicionário do pipeiro. Se liga e “manda busca”.
Da zona sul pra zona norte, um grupo de moradores montou um campo de malha em um terreno que estava ocioso, relata André Santos. O esporte tem movimentado uma galera do bairro Sobradinho, no Tremembé. E você sabe como joga malha? Confira um passo a passo do jogo.
Nas redes sociais
É só privatizar?
Foi o que disseram. Mas nas linhas 8 e 9, a situação segue complicada. Nesta crônica, escrevo um pouco sobre o dia em que o trem passou do lado contrário - e ninguém avisou.
Pode crer
Os irmãos Leonardo e Rodrigo Santos, criadores do Vegano Periférico, foram os convidados deste mês no nosso espaço Pode Crer. Eles falaram sobre como escolher o que comer é um privilégio e depende também da informação.
“Quando decidimos parar de consumir produtos de origem animal, percebemos que essa forma de se alimentar e viver era muito mais barata e também acessível à nossa realidade”.
Não perca o Rolê
Toda sexta-feira, a Agência Mural publica dicas culturais para curtir nas periferias de São Paulo e da região metropolitana. Pietra Alcântara apresenta as dicas em um vídeo nas redes sociais
Confira também:
Mesmo com lei, trabalhadores com deficiência visual enfrentam dificuldades para se aposentar
‘A moda periférica é uma forma de resistência, diz Vic de Carvalho, do Grajaú
Produtora em Itaquaquecetuba funciona como bar e apoia artistas da Grande São Paulo
No Blog Mural: Como falar sobre os “vencidinhos” sem romantizar a pobreza
As correspondentes Gabriela Carvalho, Isabela Alves e Patrícia Vilas Boas estão entre as selecionadas do programa Acelerando a Transformação Digital, uma iniciativa da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e da Meta Journalism Project.
Na terça-feira (19) será lançada a Plataforma Potências Periféricas, que pretende facilitar a conexão entre projetos realizados nas periferias brasileiras e financiadores, doadores e prestadores de serviços. Saiba mais:
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.