Mural Inbox: Ruas abertas, 100 anos de Paulo Freire e de Paraisópolis

A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Como vai a força nessa reta final de setembro?

Por aqui, estamos em contagem regressiva para o que vem por aí. Teremos novidade na Agência Mural com a reformulação do nosso site, que trará uma nova cara para a nossa cobertura e marcará os 11 anos da nossa história. 

História que, sempre é bom lembrar, existe porque você nos ajuda apoiando a nossa campanha de financiamento ou ao replicar nossas reportagens por aí, potencializando o jornalismo nas periferias. E sua ajuda é cada vez mais importante, com os desafios que vem pela frente, ainda mais nesses tempos estranhos para a democracia.

E você já seguiu o Próxima Parada, podcast original Spotify, produzido pela Agência Mural? Todo dia tem uma nova história sobre as periferias, e já completamos mais de 60 episódios. Nos siga lá e ativa o sininho :)

Nesta semana, trocamos uma ideia com Robinson Padial, o Binho, criador do sarau que leva seu nome, e também um dos idealizadores da Felizs (Feira Literária da Zona Sul), que chega à sétima edição este ano. 

E bora para as principais notícias das últimas semanas:

RUAS FECHADAS

Reportagem de Jéssica Bernardo mostra que o Programa Ruas Abertas foi esquecido nas periferias da capital paulista. A ação foi interrompida na pandemia, mas nas últimas semanas houve a reabertura de uma das vias: a Avenida Paulista. Longe dali, porém, nem um sinal de que haverá retorno. 

O programa defendia a importância do uso do espaço público nos fins de semana. No entanto, moradores apontam que existiu pouco diálogo para a elaboração do projeto

EDUCAÇÃO

Nesta semana de 100 anos de Paulo Freire, trazemos algumas notícias sobre educação e o anúncio de que, quinzenalmente, vamos ter uma reportagem sobre o tema nas periferias, com apoio do Instituto Unibanco.

Como escreveu nosso diretor de jornalismo, Vagner Alencar, precisamos ouvir o “chão da escola” para entender os problemas que marcam a área com a pandemia e as possíveis soluções depois de mais de um ano sem aulas presenciais. 

Na primeira reportagem, Cleberson Santos mostra como os profissionais da educação têm sentido essa volta. Relatos de medo, problemas com o protocolo e fome de alunos são realidades em vários bairros da cidade. 

E as escolas estavam prontas para esta volta? Algumas não. No Capão Redondo, na zona sul, o chamado “Super CEU” foi interditado por problemas estruturais. Porém, a situação já era conhecida por pais e professores antes da reabertura. Mas, só agora, uma obra emergencial foi contratada, relata Gisele Alexandre.

100 ANOS DA CIDADE DO PARAÍSO

Paraisópolis completou 100 anos na semana passada e tem usado o comércio para driblar as dificuldades impostas pela pandemia, relatam Cleberson Santos e Jessica Bernardo em reportagem da Agência Mural na Folha.

No Próxima Parada, Vagner de Alencar conta sobre como foram os últimos anos do bairro e os oito anos do livro escrito por ele: Cidade do Paraíso - Há vida na maior favela de São Paulo.

MOBILIDADE DIFÍCIL

Solicitar um carro por aplicativo ou acompanhar o trajeto do ônibus em tempo real é um desafio em bairros onde o acesso à internet é precário ou inexistente, mostra texto de Eduardo Silva e Ira Romão, em nova reportagem da série mobilidade nas periferias, material produzido com apoio da 99, aplicativo de mobilidade urbana.

Nas últimas semanas, também destacamos o funcionamento de uma lei que permite descer fora do ponto de ônibus de noite.

A post shared by @agenciamural

DIREITO À MORADIA

Enquanto as vendas de imóveis disparam em São Paulo, o número de remoções de famílias em ocupações também aumentou na pandemia, escreve Sidney Pereira em reportagem especial do 32xSP. 

A matéria faz parte da série “Segurança sem Violência” e aponta como a falta do direito à moradia ameaça a dignidade e a saúde de pessoas em situação econômica mais vulnerável.

SALVADOR

O tatuador Diego Neres, 29, queria  “quebrar o estigma de que fotografias bonitas e bem feitas só poderiam acontecer em locais e pontos turísticos da cidade”, em Salvador. Foi assim que criou o @sussunaslentes, com imagens que mostram as belezas do bairro de Sussuarana, na periferia da capital baiana, informa Joyce Melo.

E as batalhas de rima estão voltando pela cidade, mostra Eduardo Machado. As reportagens fazem parte da cobertura da Agência Mural em Salvador. 

CONFIRA TAMBÉM:

Vale conferir a reportagem “Como uma greve de entregadores no interior de SP enquadrou o ifood”, texto que Ingrid Fernandes, que também é social media da Agência Mural, assina ao lado de Victor Silva na Ponte Jornalismo.

No centenário de Paulo Freire, o Periferia e Movimento aborda como o trabalho do educador está presente em periferias e favelas.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Beatriz Felicio, Ana Okada, Anderson Meneses, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Caetano Andrade de Vasconcelos, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cléberson Alcântara dos Santos, Diego Sammarco Martins, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Gonçalves Terenzi, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giovanna Colacioppo, Giulia Murakami Mendonça, Guilherme Alpendre, Guilherme Prado Moi, Gustavo Faleiros, Halitane Rocha, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, João Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Vieira Reis, Juliana Gamarano Calió, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucas de Oliveira Gelape, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luciana Vieira Cobra, Luis Nascimento, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Melissa Barbosa Miranda, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Talarico, Roberta de Souza Lobo Stirbulov, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandra Muraki, Sheila Prado Saraiva, Simone Cunha, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi.