Mural Inbox: Saúde mental e o 'nós por nós'
A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Desde abril, sete jovens das periferias do Brasil se uniram para falar sobre história, arte, cultura, política, entre outros temas, de forma descomplicada na internet. É o Quebrada Cult.
Uma geração das periferias que passou pela universidade e que quer devolver para os seus aquilo que aprendeu na academia, mas também compartilhar a sabedoria das quebradas.
“O conhecimento acadêmico é um conhecimento, mas não o único”, defende os integrantes do Quebrada Cult, em reportagem de Ana Beatriz Felicio. “Nossas vivências, experiências e trocas de ideia são fontes de conhecimento também. Conhecimento se constrói em todo lugar.”
Esse espírito de atuar pelos nossos é um pouco do que move a Agência Mural e diversas organizações vindas das periferias que atuam nos bairros das bordas das cidades.
É o que nos inspira nas pautas que fazemos, tentando que esse conhecimento periférico se propague e seja cada vez mais conhecido. E que nos ajude a passar por essa fase que segue difícil, inclusive para manter a saúde mental.
RISCO SILENCIOSO
Nas últimas semanas, conversamos com adolescentes das periferias sobre a situação da saúde mental, nesses tempos de pandemia.
Aos repórteres Lucas Veloso e Ana Beatriz Felicio, eles contaram como falar sobre depressão dentro de casa ainda é um tabu e como a falta de afeto e os preconceitos têm agravado o problema. Também conhecemos grupos das periferias que oferecem suporte para esses jovens.
Além disso, outro agravante continua sendo a suspensão das aulas presenciais, partindo para o segundo ano consecutivo sem sabermos como será concluído o ciclo escolar.
Em outra reportagem, de Jéssica Bernardo e Rômulo Cabrera, cinco alunas das periferias cobram que os estudantes sejam mais ouvidos sobre como as aulas devem prosseguir e relatam os problemas do ensino remoto.
PADRE INDÍGENA
Do Alto Tietê, Renan Omura contou a história do padre Valmir Batalha. Morador de Ferraz de Vasconcelos, o religioso é também uma liderança indígena e professor de escola pública. Ele criou um canal para mostrar a importância dos povos originários.
TEM REMÉDIO?
O aplicativo que localiza remédios nos postos de saúde em São Paulo apresenta falhas, mostra apuração de Cléberson Santos no 32xSP, site produzido pela Agência Mural em parceria com a Rede Nossa SP. Moradores relataram que a ferramenta Aqui Tem Remédio apresenta informações desencontradas. A reportagem também testou o app e confirmou as dificuldades com o acesso.
PLANO ‘O QUÊ?’
Você sabe em qual fase da quarentena estamos? Hoje, a ocupação das cadeiras em um restaurante deve ter qual limite? Tem horário para fechar?
Bom, há algum tempo tem sido difícil entender qual a situação das medidas de proteção contra a Covid-19. Nas periferias, então, isso tem sido ficção, como mostram Luana Nunes e Lucas Veloso em reportagem da Agência Mural, na Folha.
Por um lado, há o cansaço de todos em mais de um ano de pandemia. Por outro, as idas e vindas do Plano SP também confundem moradores. Enquanto isso, a ocupação dos leitos dos hospitais por causa do coronavírus chega a 80% na Grande São Paulo.
EM SALVADOR
A privatização do Parque São Bartolomeu tem preocupado moradores e levou a uma mobilização em Salvador. A comunidade questiona a falta de diálogo do governo sobre o futuro do espaço e organizou um abaixo-assinado contra processo de concessão, relatam Eduardo Machado e Daniel Brito.
Ainda na capital da Bahia, em Itapuã, um projeto quebra tabus sobre menstruação e incentiva autocuidado feminino, mostra texto de Gabrielle Guido. As reportagens fazem parte da cobertura da Mural em Salvador.
NA LAJE
Semana passada, a editora-assistente Tamiris Gomes apresentou a segunda edição da Live na Laje. A conversa no Instagram foi com Marcelino Melo, o Nenê (o Menino do Drone), e o fotógrafo Léu Britto, sobre a cobertura fotográfica das periferias, na pandemia.
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
“Não basta fazer jornalismo para nós, jornalistas. Não basta ser ético e garantir a qualidade técnica do que fazemos. É preciso chegar até a audiência, dialogar com ela, ser relevante, compreensível e ter impacto real na vida dela”, aponta Cíntia Gomes, na coluna do Blog Mural.
Na semana passada foi lançada a Ajor (Associação de Jornalismo Digital), com objetivo de fortalecer o jornalismo brasileiro. A Agência Mural é uma das 30 organizações que fazem parte da nova associação.
“A reunião de tantas organizações diferentes reforça que a diversidade na imprensa é fundamental para a democracia”, destaca Cíntia Gomes, diretora institucional da Agência Mural de Jornalismo das Periferias..
No Periferia em Movimento, a reportagem “Vou beber para esquecer os problemas: uma fuga da neura na pandemia” discute o aumento do consumo de álcool durante a pandemia nas periferias.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Se quiser nos apoiar, só clicar no botão acima para saber como. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.