Mural Inbox: sem bloquinhos, sem estátua, mas com bola rolando
A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Alô comunidade! Começando março aqui com a Mural Inbox no ritmo desse Carnaval sem Carnaval (ou ao menos sem aquela folia do passado) e ainda com uma guerra nesse mundo aí fora.
Por aqui, tivemos uma boa notícia. A reportagem especial que fizemos sobre Por que a Dutra é a região com mais acidentes em Guarulhos venceu o WHO Road Safety reporting contest no Brasil, um prêmio do ICFJ (International Center for Journalists) e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Foram eleitas reportagens sobre segurança viária em seis países (além do Brasil, há premiados de Bangladesh, Colômbia, Gana, Índia e Uganda).
“Mais de 1,3 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos, com mais de nove em cada dez mortes ocorrendo em países de baixa e média renda”, destaca a premiação.
Foi uma conquista importante que norteia nossa cobertura Ponto a Ponto, sobre mobilidade urbana e os impactos nas periferias.
E vamos aos destaques das últimas semanas.
Sem bloco na rua, mas bola rolando
Não teve folia para os blocos de bairro, como relata Cleberson Santos nesta reportagem da Mural no Visão do Corre, no Terra. Apesar disso, os blocos buscaram alternativas para se virar sem a festividade. Enquanto o Carnaval no sambódromo está previsto para abril, o de rua não teve liberação da Prefeitura de São Paulo.
O que já tem calendário para rolar são os jogos do futebol de várzea. As principais competições começaram e os torcedores falaram sobre como tem sido a volta do público, em reportagem de André Santos, que também falou em episódio do Próxima Parada.
Ainda sobre a várzea, Ariane Costa Gomes conta a história de um time de Osasco que, além de títulos, tem quatro torcidas organizadas, foi palco de clipes musicais e atravessa gerações na cidade. Oz também fez aniversário e é muito mais do que cachorro-quente (podemos provar aqui).
A estátua de Carolina
Na semana passada mostramos que moradores questionaram o local escolhido para receber a estátua de Carolina Maria de Jesus, em Parelheiros, na zona sul de São Paulo. Após conversa com movimentos sociais da região e familiares da escritora, a prefeitura cancelou a inauguração da estátua, contou Jessica Bernardo em reportagem da Mural na Folha.
A reclamação foi que o local escolhido inicialmente era pouco visível e a ideia era transferi-lo para a praça que fica no centro do bairro. A mudança, contudo, vai depender de conseguir recursos, diz a prefeitura.
Estamos preparados?
Reportagem de Ira Romão mostra como as escolas estão recebendo o “novo ensino médio”. Enquanto a propaganda das mudanças criadas para o ensino de adolescentes aparece forte na TV, alunos e professores falam sobre as dificuldades desse tipo de ensino.
Para o professor Reginaldo Vitalino de Lima Filho, 47: “A escola não está preparada; professores e alunos estão perdidos”.
Próxima Parada
Seguindo na educação, um caso de violência contra uma aluna trans em Mogi das Cruzes causou grande repercussão. Falamos sobre o tema no nosso podcast:
“As escolas precisam acolher alunos trans”
Erica Malunguinho, em entrevista ao Próxima Parada, podcast Original Spotify produzido pela Agência Mural.
Periféricos na Europa, africanos no Brasil
Duas reportagens trazem um pouco do intercâmbio de quem escolheu outro país para morar. No Visão do Corre, as histórias de brasileiros que saíram das periferias para começar uma nova história na Europa. Também contamos a história de um angolano na zona leste de São Paulo que aborda o preconceito contra os africanos no país, em meio a morte do congolês Moise, no Rio.
Gloria Groove e curiosidades
Confira nossos últimos webstories, como o novo álbum de Glória Groove e algumas curiosidades históricas nas periferias de São Paulo.
Nas Redes
Confira também:
Pouco antes do Carnaval, moradores de Guarulhos foram retirados de casas em que viviam há quase dez anos, na favela São Rafael.
Em Barueri, uma Fundação de Educação tem exigido um kit que custa R$ 2.500 para os alunos acompanharem as aulas, relata Tatiane Araújo
No Blog Mural, Jessica Bernardo escreve sobre por que trabalhando em rede é possível ir mais longe no jornalismo
No Próxima Parada, como um projeto no Congresso pode impactar o preço do busão
Correspondente do Jardim São Luís e fotójornalista, Léu Britto, foi selecionado para a edição de fevereiro da Lens Magazine, publicação internacional de arte e fotografia. A revista deu destaque para o livro “A Gambiologia da Sevirologia”, que reúne fotos de Léu em várias quebradas de São Paulo..
Na Ponte Jornalismo: “O racismo de quem chora pela Ucrânia, mas ignora a dor que está ao seu lado”. Reportagem ouviu moradores de comunidades do Rio que apontam que situação de violência cotidiana contra a população pobre e negra no Brasil é banalizada e incomoda menos do que a guerra na Europa.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.