Mural Inbox: Sem gás, usando lenha

A Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Você já ouviu falar no Homem-Aranha de Suzano? É assim que José Luis Fernandes Junior é conhecido na cidade da Grande São Paulo, por conta da presença frequente em festas da criançada da região. No entanto, com a pandemia, a situação apertou.

Ele deu seus jeitos de seguir e tem feito por vídeo apresentações em que, além de se fantasiar de super-herói, fala até sobre cuidados com a alimentação para os pequenos.

Essa história mostra um pouco de como moradores das periferias têm buscado meios de conseguir manter a renda, em um período que a crise sanitária e econômica, infelizmente, só piora.

Com a alta dos preços, há dificuldades para conseguir alimento ou até para cozinhar, como mostra reportagem especial publicada nesta terça-feira (20).

Seguimos com o compromisso de contar as histórias desses heróis das nossas periferias, sem deixar de alertar sobre o vírus da desigualdade — que sempre existiu, mas que está cada vez mais escancarado.

SEM GÁS

Nas últimas semanas, recebemos relatos sobre as dificuldades que o aumento no preço do gás vinha causando para quem mora nas periferias. Em algumas favelas de São Paulo e das cidades vizinhas, há moradores usando lenha para cozinhar.

Essa cozinha improvisada prejudica a saúde, é inviável em dias de chuva, mas é a única maneira de alimentar as famílias quando o gás acaba.

Contamos essas histórias com pesar, mas também com uma pequena esperança. Na mesma reportagem, tratamos de citar como as redes de solidariedade nas periferias têm feito para conseguir alimentos e os meios para fazer doações.

Essas redes têm sido cada vez mais essenciais, enquanto a pandemia de Covid-19 atinge mais e mais pessoas. O auxílio emergencial começou a ser pago, mas não para todos que têm direito.

A VACINAÇÃO DESIGUAL

Continuamos acompanhando a vacinação contra a Covid-19. Nesta semana, abordamos como têm sido a imunização na cidade de São Paulo. Dados levantados com apoio do Lagom Data mostram que não existe informação sobre cor/raça de 57% dos vacinados.

Entre os vacinados, há três vezes mais pessoas identificadas como brancas do que negras, bem abaixo da porcentagem da população negra da capital.

A diferença nessa proporção está ligada a alguns fatores, apontam especialistas e profissionais da saúde ouvidos pela Agência Mural. Entre as causas estão o racismo estrutural, a desigualdade e a morte precoce de negros e negras nas periferias.   

Nas cidades da Grande São Paulo, o ritmo também tem sido desigual. Enquanto alguns municípios ultrapassaram os 20% de imunizados com a primeira dose, outros não passaram dos 5%, mostra reportagem da Agência Mural na Folha.

PLANO DE METAS

A cidade de São Paulo começou a debater o plano de metas da prefeitura para o período de 2021 a 2024. Nas primeiras audiências, moradores da Sé cobraram revitalização da região central e geração de empregos. Na Lapa, a audiência teve como principal demanda que a região tenha um hospital de referência. No 32xSP, iniciativa da Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo, você confere a programação das discussões online, feitas até dia 30 de abril.

EM SALVADOR

Uma formação de teatro de bonecos focada em cidadania, arte, território e estética. Essa é uma das atividades do Centro Cultural Mamulengo para jovens moradores do Subúrbio Ferroviário, na periferia de Salvador. Com a pandemia, a trupe de bonequeiros manteve atividades virtuais e, agora, busca por meio de uma vaquinha garantir a sede própria para o projeto.

No último sábado (17), o editor de Salvador, Cleber Arruda, realizou oficina de jornalismo com estudantes da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), de Vitória da Conquista, e com membros da nova turma de correspondentes de Salvador.

E Vagner de Alencar, diretor da Agência Mural, participou de roda de conversa em 6 de abril com comunicadores em atividade da disciplina “Comunicação e territorialidades” que reúne os PPGCOMs (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação) da Uniso, da UFC, da UFMT, da UFRR, da UEPG e da UFES.

Passando para indicar duas iniciativas de jornalismo de dados que nos apoiaram, nos últimos meses, em reportagens. Uma delas é o Lagom Data, estúdio de inteligência de dados, iniciativa do jornalista Marcelo Soares.

A outra é o Pindograma, site de jornalismo de dados, com quem seguimos com algumas apurações em andamento. Acreditamos muito na ideia de que juntos podemos mais.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Se quiser nos apoiar, só clicar no botão acima para saber como. Nos últimos dias, lançamos uma nova fase do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo. Vem saber mais!

Obrigado(a).

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Beatriz Felicio, Ana Fontes, Ana Okada, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Bruna Laura Alves do Nascimento, Camila Carvas, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Deborah Rebello, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Aparecida dos Santos, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giovanna Colacioppo, Gisele Alexandre, Giulia Murakami Mendonça, Gustavo Faleiros, Hakira Maia, Heitor Henrique dos Santos Pontes Eugenio, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Jessica Costa, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Cassia Silva Batista, Julia Vieira Reis, Juliana Gamarano Calió, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Laís Rocha, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Vieira Cobra, Luís Otávio Felipe Ribeiro, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Darmaros, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Henrique Pires Firmo Pereira, Paulo Talarico, Rafael Balago, Renan Tetsuo Omura, Roberta Lippi, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sheila Prado Saraiva, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Barizon, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi e Welington Sousa Matos.