Mural Inbox: Sem vacina e sem auxílio
A Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
A vacinação começou no Brasil, mas deve levar tempo para que chegue a todas as pessoas necessárias para evitar o contágio pelo coronavírus. Mas quais deveriam ser os grupos prioritários? Enquanto se acumulam denúncias de quem tem furando a fila, algumas categorias seguem de fora dessa priorização. É o caso dos sepultadores.
Na linha de frente e expostos desde o início da pandemia, esses trabalhadores, em grande parte moradores das periferias, não têm previsão de quando serão imunizados, como mostra reportagem de Ira Romão e Lucas Veloso.
Trata-se só de um exemplo de como a vida segue complicada com a crise sanitária e o vírus da desigualdade. Enquanto o governo federal patina em decidir o que será o auxílio emergencial, o temor de passar fome já é comum pelas franjas da cidade de São Paulo.
VOLTA ÀS AULAS
Outro drama para as famílias este ano é a situação da volta às aulas. De um lado, sem ter com quem deixar os filhos para ir trabalhar, algumas mães e pais têm se mostrado favoráveis ao retorno. No entanto, o medo com o aumento de casos de Covid-19 e a incerteza sobre a vacinação têm causado receio. O mesmo acontece com as creches.
As aulas nos 2.500 centros de educação infantil, onde estudam crianças de zero a cinco anos e onze meses, estão previstas para retornar de forma presencial ainda este mês. As famílias vão poder optar se desejam mandar as crianças ou permanecer com o ensino remoto. Mas as incertezas seguem.
ONDE OS APLICATIVOS NÃO CHEGAM
Sem sinal para aplicativos, moradores de regiões como Marsilac e Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, dependem de longas caminhadas e da solidariedade de vizinhos para acessarem serviços. Confira como é a vida onde os aplicativos de transporte não chegam na capital.
DIVERSIDADE NA POLÍTICA
Para 47% dos moradores de São Paulo, a eleição de mais mulheres negras e trans tem potencial para melhorar a qualidade da política da cidade, mostra reportagem do 32xSP.
Em Cidade Líder, moradores se dividem sobre a construção de uma ciclovia. Comerciantes da região reclamam da falta de diálogo para a execução do projeto. Ciclistas, no entanto, ressaltam a necessidade da faixa.
CONTRA A DESINFORMAÇÃO
No meio de tanta desinformação, como fazer com que os nossos familiares não reproduzam mentiras em aplicativos? Lucas Veloso relata no blog Mural “a conversão da mãe dele no combate à desinformação”. “Aos 57 anos, minha mãe, Maria Aparecida, recebia essas mensagens via WhatsApp e rapidamente compartilhava no grupo da família e nos outros que tem no celular”. No texto, ele explica como isso mudou desde o começo da pandemia.
EM SALVADOR
Sem a tradicional Festa de Iemanjá, celebrada no dia 2 de fevereiro, os devotos estão reinventando novas formas para prestar suas homenagens à rainha do mar. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Salvador cancelou o principal evento da cidade no bairro do Rio Vermelho. A reportagem faz parte da cobertura da Agência Mural em Salvador.
“As escolas têm em média cerca de 15 a 18 salas, e os profissionais de limpeza são duas pessoas geralmente. Como vai ser garantido esse protocolo e a higienização das salas, pensando na troca de turnos, em que esses profissionais vão ter de fazer limpeza das carteiras, dos corrimãos e dos banheiros para garantir essa segurança?” - Cíntia Gomes, diretora institucional da Agência Mural, em pergunta ao secretário estadual de educação Rossieli Soares no programa Roda Viva.
O silêncio das crianças tímidas é um problema? O tema foi abordado na newsletter “Carambola”, produzida pela jornalista Mayara Penina, enviada semanalmente por e-mail para famílias, educadores e profissionais que trabalham com crianças.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Se quiser nos apoiar, só clicar no botão abaixo para saber como. Obrigado(a)!
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.