Mural Inbox: São Paulo e seus nordestinos
A Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
A cidade de São Paulo completou 467 anos nesta segunda-feira (25), e a primeira Mural Inbox deste ano traz um material que marca uma das principais características dessa cidade: a riqueza de sua população nordestina.
Ao longo dos últimos meses, conversamos com moradores das periferias dos nove estados do Nordeste sobre o que os levaram à escolha da capital paulista, os desafios de chegar sem nada e como conseguiram driblar dificuldades e preconceitos para crescer nesta cidade tão desigual.
São histórias de esperança e renovação de quem conseguiu superar barreiras difíceis para constituir sua família, e veem hoje nos filhos a primeira geração de formados na universidade.
Esta primeira Mural Inbox do ano marca também uma mudança nessa conversa com você. Para alinhar nossos conteúdos, vamos marcar às terças-feiras, semana sim, semana não, tudo sobre a cobertura das periferias.
CIDADE ARRETADA
São Paulo é uma cidade arretada. A contribuição dos migrantes nordestinos não se restringiu à mão de obra no século passado, mostra reportagem especial de Ira Romão e Léu Britto. “Há uma contribuição na cultura, arte, urbanização social e uma grande contribuição na política também”, afirma o sociólogo José Carlos Alves Pereira. Foi com essa essa ideia que ouvimos 11 moradores das periferias, com ao menos um representante de cada estado.
São histórias como a de Maria, 58, que nasceu na Paraíba e só encontrou o marido, o pernambucano Toninho, 63, porque veio para São Paulo. A ideia de ser uma “terra de oportunidades” seduziu a cearense Lucicleide, 44, que hoje tem um restaurante no Jaraguá, e o garçom aposentado José, 63, natural de Sergipe. Já Cloves, 53, e Josete, 49, se casaram em Pernambuco, mas com a primeira filha a caminho decidiram tentar a sorte em Paraisópolis. No caso da potiguar Ana Sueli Ferreira da Silva, 55, a vinda foi a forma de fugir da violência familiar que vivia na terra natal.
DE OLHO NA VACINA E NA PANDEMIA
Não deixaremos de lado a cobertura da pandemia e como ela afeta as periferias ainda mais por conta do vírus da desigualdade. A vacinação contra a Covid-19 na Grande São Paulo começou, mas o número de doses recebido inicialmente indica o quanto esse processo levará tempo. Houve municípios com apenas 300 doses inicialmente. Enquanto isso, a lotação dos leitos para tratar de Covid-19 segue preocupando e saltou de 39% para 71% em apenas dois meses.
DEPRESSÃO E VOLTA ÀS AULAS
Entre os impactos na vida de moradores das periferias está o agravamento de casos de depressão, como mostra reportagem da Agência Mural na Folha. Também abordamos as incertezas de mães e professores das periferias sobre como será a volta às atividades presenciais.
32xSP
O orçamento da cidade de São Paulo será menor do que o previsto para o ano passado, e os cortes também foram sentidos nas subprefeituras. No 32xSP está o valor que cada região deve receber.
BLOG MURAL
A Agência Mural criou uma política de privacidade e proteção de dados, tendo em vista a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O codiretor Anderson Meneses fala sobre essa medida e a importância da transparência com o leitor em artigo no blog Mural.
EM SALVADOR
Também começamos 2021 com reportagens dos correspondentes de Salvador. Em Pernambués, um negócio culinário proporciona cozinha afetiva para despertar memórias e sabores. Ainda na capital soteropolitana, empresas têm investido em negócios inspirados nas religiões afrobrasileiras nas periferias da cidade.
Na Ponte Jornalismo, os Quilombos virtuais: a resistência coletiva das mulheres negras no Brasil.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias da Grande São Paulo. Essa cobertura da Mural só existe por sua causa, por acreditar na nossa missão e no nosso trabalho.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.