E aí, como passou o final de ano? Está com aquela sensação de que já estamos em março, sendo que foram apenas duas semanas em 2022?
Por aqui estamos de volta desde o começo do ano e preparando uma cobertura intensa sobre as periferias e os direitos que estão em jogo neste ano. Contamos com sua companhia para construirmos mais uma grande temporada e estaremos juntos buscando soluções, como esse webstory que traz dicas para manter a saúde mental em 2022.
Vamos precisar muito disso este ano e começamos refletindo sobre o que as periferias esperam.
Democratize-se!
No Próxima Parada, podcast produzido pela Agência Mural e original Spotify, conversamos com Tiaraju Pablo, professor do Centro de Estudos Periféricos, que avaliou as perspectivas do ano, o aumento da desigualdade e o peso da disputa eleitoral para as periferias. Ele manda a real:
“As periferias devem se unir, precisam se organizar, precisam ter um projeto coletivo para superar esse momento difícil que a gente está, e para propor novas soluções de partilha, de solidariedade, de bem viver”, afirma o professor. “A gente tem um futuro futuro bonito pra construir.”
Ponto a Ponto
Durante os últimos dias de dezembro e o início de 2022, ao menos 13 prefeituras da Grande São Paulo anunciaram a alta no valor das passagens de ônibus, mostra reportagem de Jessica Bernardo. Cidades vizinhas a São Paulo têm cobrado até R$ 0,60 a mais do que a capital e houve município com até 20% de reajuste.
Tudo isso em meio à falta de renda e ao aumento do preço dos alimentos que não aliviaram a vida de ninguém nas periferias.
Sobre-Viver
E a Covid-19 que parecia menos problemática no final do ano passado, iniciou 2022 ampliando os desafios. Em Paraisópolis, moradores articulam novos planos para minimizar o impacto da variante ômicron. A vacinação infantil começou em São Paulo e ouvimos crianças de bairros periféricos sobre a expectativa de tomar a primeira dose, em reportagem de Jacqueline Maria da Silva.
Vale Nota?
Também conversamos com estudantes da zona sul que, ao lado dos professores, criaram uma TV virtual para mostrar notícias da escola, contendo uma grade de programação que inclui game show, mostra Guilherme Zacarias.
No Corre
Nos últimos anos, a escolha de viver fora do Brasil também foi o caminho de alguns jovens das periferias de São Paulo. Ouvimos intercambistas que estão na Irlanda e contam as diferenças entre as culturas e como decidiram deixar o país para construir a vida no exterior, em produção de Jessica Moreira no Próxima Parada.
Rolê
Jovens que fazem manobras de bicicleta explicam o que é o grau e como esse tipo de atividade tem ganhado força em espaços da cidade como uma nova modalidade esportiva, conta Luiz Lucas.
Na zona sul, o “Baixinho da Cupecê” vende churros com uma receita secreta. O doce já chegou até aos Estados Unidos.
E conheça a revista Brasa, que cobre o hip-hop feito por minas.
Confira também:
Na Folha: Islã ganha adeptos nas periferias de SP sem ligação com a comunidade árabe
No Próxima Parada: O forró mais badalado de Paraisópolis
Webstories: Edinho e a poesia de um homem surdo
No site: Cisternas ajudam moradores a driblarem falta d’água
Diretora institucional da Agência Mural, Cintia Gomes, participou da live “Jornalismo Comunitário das Periferias”, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).
O canal Cine Quebrada lançou “Vivência011 - Cotidiano e Moda Periférica”, filme que analisa o cotidiano e a moda nas periferias da zona sul de São Paulo.
.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.