Mural Inbox: Tijolo por Tijolo

A Newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

E aí? Tudo certo dentro do possível? Não está fácil pra ninguém e a gente sabe. Mas queríamos dizer que estar com você nesse caminho nos fortalece e ajuda a cumprir essa missão.

Por isso que, na Mural Inbox de hoje, vamos primeiro agradecer. Cada um dos nossos apoiadores, que estão listados abaixo, vem construindo junto com a gente um jornalismo com mais diversidade e que acredita na importância de cobrir as periferias a partir delas e derrubar os preconceitos sobre as bordas das cidades brasileiras. Obrigado!

E também queríamos contar que estamos lançando uma nova fase do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo.

Queremos que mais pessoas nos ajudem a manter essa cobertura e a minimizar cada vez mais as lacunas de informação sobre esses territórios.

Em um período tão crítico, com a crise sanitária em seu pior momento, trazer informação apurada, checada, apontar as mentiras e mostrar as redes de solidariedade criadas para sair dessa situação é fundamental.

Por isso, te convidamos para conhecer nossa nova campanha. Se já está com a gente, obrigado e siga construindo, tijolo por tijolo, uma cobertura das periferias. E, se puder, divulgue, replique.

E vamos aos destaques :)

A DEMORA DO AUXÍLIO E DA VACINA

Até semana passada, 1,3 milhão de moradores tomaram ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 na região metropolitana de São Paulo. Mas, em Itaquaquecetuba, a imunização não passou dos 5% da população, e a cidade é a que proporcionalmente menos vacinou no estado. Com o cenário, tem faltado doses para profissionais da saúde.

A situação preocupa, já que a imunização é a principal esperança para reduzir o número de casos. O Brasil passou de 330 mil mortes. Este ano, na Grande São Paulo, houve uma morte a cada dez minutos, segundo o Panorama da Covid-19 da Agência Mural.

Enquanto ficou ainda mais perigoso, as possibilidades de se proteger caíram bruscamente, afinal, não houve apoio financeiro para as famílias em janeiro, fevereiro e março por parte do governo federal.

Após meses de famílias ainda mais expostas à crise sanitária, começou nesta terça-feira (6) uma nova rodada do auxílio emergencial, com valores 70% menores do que os do ano passado.

Mas por que demorou tanto? Conversamos com três especialistas sobre o momento. Em resumo, eles apontam falta de planejamento e vontade política para a espera. Enquanto isso, nas periferias brasileiras, problemas se acumulam como a fome.

Na Grande São Paulo, artistas perderam até 100% da renda e buscam meios de sobrevivência. “Penso todos os dias em desistir”, afirma o músico e estudante Yago Luna, 27, na reportagem Sem renda, banquinho ou violão. Por outro lado, cantar o ajuda a manter a saúde mental em dia.

Plano de Metas e diversidade

A Prefeitura de São Paulo desconhece o número de servidores públicos trans na administração, mostra reportagem do 32xSP, site que cobre as subprefeituras da capital paulista, uma iniciativa da Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo. A reportagem mostra como a falta de informações dificulta a criação de políticas públicas, aponta a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos).

Ainda na capital, está em curso a discussão do Plano Diretor da cidade, projeto que definirá diretrizes para o futuro do município. Mais de cem entidades pedem transparência na revisão do plano e houve pedidos para o adiamento das discussões por causa da pandemia. Nesta semana, o Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo também foi divulgado.

EM SALVADOR

O Dia da Nacional da Capoeira Angola, celebrado neste 5 de abril, foi diferente em Salvador. As rodas foram canceladas, mas houve lives para marcar a data que homenageia Vicente Ferreira Pastinha, o mestre Pastinha, difusor da modalidade pelo Brasil e pelo mundo.

Os correspondentes soteropolitanos também abordaram os desafios de mães na criação de filhos autistas.

A Revista Afirmativa destacou no mês de março comunicadoras negras que atuam no Brasil, entre elas a correspondente da Agência Mural em Perus, Jéssica Moreira, também cofundadora do Nós, Mulheres das Periferias, e Brenda Gomes, correspondente de Salvador.

Com direção de Vinícius Bopprê, o podcast Descarte discute os principais assuntos em torno do descarte de lixo no país, como o trabalho dos catadores, os lixões e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Se quiser nos apoiar, só clicar no botão acima para saber como. Obrigado(a).

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Fontes, Ana Okada, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Bruna Laura Alves do Nascimento, Camila Carvas, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Deborah Rebello, Edna Torres Felicio Câmara, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Aparecida dos Santos, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Gisele Alexandre, Gustavo Faleiros,  Heitor Henrique dos Santos Pontes Eugenio, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Cassia Silva Batista, Julia Vieira Reis, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Vieira Cobra, Luís Otávio Felipe Ribeiro, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Darmaros, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paulo Henrique Pires Firmo Pereira, Paulo Talarico, Rafael Balago, Renan Tetsuo Omura, Roberta Lippi, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sheila Prado Saraiva, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Barizon, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi e Welington Sousa Matos.