E aí? Tudo certo dentro do possível? Não está fácil pra ninguém e a gente sabe. Mas queríamos dizer que estar com você nesse caminho nos fortalece e ajuda a cumprir essa missão.
Por isso que, na Mural Inbox de hoje, vamos primeiro agradecer. Cada um dos nossos apoiadores, que estão listados abaixo, vem construindo junto com a gente um jornalismo com mais diversidade e que acredita na importância de cobrir as periferias a partir delas e derrubar os preconceitos sobre as bordas das cidades brasileiras. Obrigado!
E também queríamos contar que estamos lançando uma nova fase do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo.
Queremos que mais pessoas nos ajudem a manter essa cobertura e a minimizar cada vez mais as lacunas de informação sobre esses territórios.
Em um período tão crítico, com a crise sanitária em seu pior momento, trazer informação apurada, checada, apontar as mentiras e mostrar as redes de solidariedade criadas para sair dessa situação é fundamental.
Por isso, te convidamos para conhecer nossa nova campanha. Se já está com a gente, obrigado e siga construindo, tijolo por tijolo, uma cobertura das periferias. E, se puder, divulgue, replique.
E vamos aos destaques :)
A DEMORA DO AUXÍLIO E DA VACINA
Até semana passada, 1,3 milhão de moradores tomaram ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 na região metropolitana de São Paulo. Mas, em Itaquaquecetuba, a imunização não passou dos 5% da população, e a cidade é a que proporcionalmente menos vacinou no estado. Com o cenário, tem faltado doses para profissionais da saúde.
A situação preocupa, já que a imunização é a principal esperança para reduzir o número de casos. O Brasil passou de 330 mil mortes. Este ano, na Grande São Paulo, houve uma morte a cada dez minutos, segundo o Panorama da Covid-19 da Agência Mural.
Enquanto ficou ainda mais perigoso, as possibilidades de se proteger caíram bruscamente, afinal, não houve apoio financeiro para as famílias em janeiro, fevereiro e março por parte do governo federal.
Após meses de famílias ainda mais expostas à crise sanitária, começou nesta terça-feira (6) uma nova rodada do auxílio emergencial, com valores 70% menores do que os do ano passado.
Mas por que demorou tanto? Conversamos com três especialistas sobre o momento. Em resumo, eles apontam falta de planejamento e vontade política para a espera. Enquanto isso, nas periferias brasileiras, problemas se acumulam como a fome.
Na Grande São Paulo, artistas perderam até 100% da renda e buscam meios de sobrevivência. “Penso todos os dias em desistir”, afirma o músico e estudante Yago Luna, 27, na reportagem Sem renda, banquinho ou violão. Por outro lado, cantar o ajuda a manter a saúde mental em dia.
Plano de Metas e diversidade
A Prefeitura de São Paulo desconhece o número de servidores públicos trans na administração, mostra reportagem do 32xSP, site que cobre as subprefeituras da capital paulista, uma iniciativa da Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo. A reportagem mostra como a falta de informações dificulta a criação de políticas públicas, aponta a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos).
Ainda na capital, está em curso a discussão do Plano Diretor da cidade, projeto que definirá diretrizes para o futuro do município. Mais de cem entidades pedem transparência na revisão do plano e houve pedidos para o adiamento das discussões por causa da pandemia. Nesta semana, o Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo também foi divulgado.
EM SALVADOR
O Dia da Nacional da Capoeira Angola, celebrado neste 5 de abril, foi diferente em Salvador. As rodas foram canceladas, mas houve lives para marcar a data que homenageia Vicente Ferreira Pastinha, o mestre Pastinha, difusor da modalidade pelo Brasil e pelo mundo.
Os correspondentes soteropolitanos também abordaram os desafios de mães na criação de filhos autistas.
A Revista Afirmativa destacou no mês de março comunicadoras negras que atuam no Brasil, entre elas a correspondente da Agência Mural em Perus, Jéssica Moreira, também cofundadora do Nós, Mulheres das Periferias, e Brenda Gomes, correspondente de Salvador.
Com direção de Vinícius Bopprê, o podcast Descarte discute os principais assuntos em torno do descarte de lixo no país, como o trabalho dos catadores, os lixões e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Se quiser nos apoiar, só clicar no botão acima para saber como. Obrigado(a).
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.