No Território da Notícia
A cada duas semanas, sempre às terças, as notícias da Agência Mural no seu email
É, meu caro e minha cara! Junho chegou. Festas juninas sendo retomadas, meio ano para o fim de 2022 e quatro meses para as eleições. O tempo voando daquele jeito.
Por aqui, duas boas novas. Uma é que estamos voltando a ter uma redação física para nos encontrarmos e também voltamos a ter uma reunião com todo o time. Mas a volta da alta nos casos de Covid-19 ligou o sinal de alerta e estamos entendendo aqui como vai ser essa nova fase.
Outra boa nova é que a Agência Mural passou a estar no Território da Notícia com nossas reportagens sendo expostas em telas espalhadas por comércios nas periferias de São Paulo. O Território é uma iniciativa criada por Alma Preta, Desenrola e Não Me Enrola, Embarque no Direito e Periferia em Movimento e será mais uma parceria para levarmos as histórias para as quebradas.
Dito isso e lembrando que você pode ajudar nosso jornalismo a existir com apenas R$ 5, vamos aos destaques.
Lei de Cotas
Começamos a publicar nesta terça-feira (7) uma série sobre a Lei de Cotas e a importância para as periferias. Na primeira reportagem explicamos os riscos que estão em jogo com a revisão da legislação e o fato de que as cotas sociais já existem na atual legislação.
No Tiktok
Não é novidade que tem muita gente usando o Tik Tok para produzir conteúdos e que isso tem chegado forte em várias periferias. Esta semana, Mateus Oliveira trouxe a história do Dirigidor Legal. É o motorista Guilherme Bittencourt que faz do dia a dia nos ônibus da zona leste um canal com histórias curiosas sobre a vida de quem anda ponto a ponto.
Já a Estela Aguiar trouxe os mandrakes - jovens das periferias que fazem sucesso com humor e música e atraem milhares de seguidores.
Nas redes
Cortes ousados
Jovens estes que carregam toda uma estética própria, inclusive usam até cabelo de abacaxi, como indica Cleberson Santos. Nesta reportagem para o Visão do Corre, no Terra, mostramos como o funk influencia os cortes de cabelo em um salão do Capão Redondo.
Seguindo no Rolê, nosso podcast Próxima Parada, um original Spotify, mostra como o cenário de chuvas e alagamentos do Jardim Romano, na zona leste de São Paulo, inspirou o nascimento de companhias de teatro na região dos rios invisíveis.
Junho também é o mês do Orgulho LGBTQIA+ e Renan Omura conta a trajetória de Alexandra Braga, uma professora que atua pelos direitos das das pessoas trans em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.
Pode crer
“Eu existo e não me adapto mais a esse mundo tão inacessível”
Tauany Salles, de Guarulhos, fala sobre os obstáculos do cotidiano de pessoas com baixa visão
Ceará
E pelo Ceará, projeto do nosso Clube Mural, mostramos como um museu comunitário em Fortaleza tem resgatado as memórias do Mucuripe, região periférica da capital cearense, relata Caio Alves. E Karizia Marques mostra um projeto de capoeira na escola que levou alunos a prêmios no estado. As reportagens sobre as escolas no Ceará têm edição de Cleber Arruda e o projeto é realizado com apoio do Instituto Unibanco.
Confira também:
Webstory: Criolo, um sobrevivente em meio ao caos
No Terra: Zelador usa WhatsApp para vender bebidas e faz sucesso
Na Folha: Idosos das periferias de SP voltam a dançar após vacinação contra Covid
No Blog Mural: A educação por trás dos muros da Fundação Casa
O fotorrepórter Léu Britto, do Jardim São Luís, esteve na Photothing 2022 mostrando seu trabalho e o trampo do DiCampana Foto Coletivo
O podcast Conversa de Portão, do Nós Mulheres da Periferia, está de volta com novidades. Vale conferir
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir esse jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.