O desejo de mudança
A cada duas semanas, sempre às terças, as notícias da Agência Mural no seu email
E aí?
Animados para “discutir o Brasil” – como gostavam de dizer alguns candidatos que fizeram número nesta eleição – por mais três semanas até o segundo turno?
Brincadeiras à parte, há muito o que se discutir sobre o futuro, sobre reduzir a fome e as desigualdades, sobre uma pandemia que matou 80 mil só na Grande São Paulo. Pena que pouco disso é o que vemos diariamente na TV neste ano, mas vai passar.
Aqui na Agência Mural seguiremos trazendo temas que têm impacto nas nossas quebradas e sobre como as periferias têm votado. A votação não é apenas pela democracia. É muito mais sobre como garantir a sobrevivência dos nossos.
Desejo de mudança
Nas periferias da capital e na Grande São Paulo, o desejo por mudança se mostrou espalhado por várias regiões.
O ex-presidente Lula (PT) venceu em 41 zonas eleitorais da cidade e, em 21 delas, recebeu mais de 50% dos votos. O resultado foi bem diferente de 2018, quando em apenas quatro regiões, o PT foi mais votado do que o atual presidente.
Pelas cidades da região metropolitana, em 2º houve vantagem para o petista, ante 13 de Bolsonaro (PL). Há quatro anos, apenas Francisco Morato foi favorável à candidatura do PT.
Também tivemos algumas vitórias importantes para a Câmara e Assembleia Legislativa de nomes que vieram das quebradas.
Papo Reto
O Papo Reto no Zap, projeto da Agência Mural em parceria com a Lupa e WhatsApp, segue desmentindo fake news espalhadas em grupos de bairro.
Dentre elas, mostramos que é falso que o TSE anulou votos, algo que começou a circular em 2018 e voltou este ano. Também trouxemos um panfleto que circula nas redes sociais com mentiras sobre projetos de lei e religião, como que existe um projeto que legaliza o incesto, o que nunca ocorreu.
O guardião da praça
‘Quando eu aposentei, eu deslanchei', conta Wilson Pereira de Souza, 59. Ele se tornou conhecido no bairro, pois é quem cuida do ‘Coração da Vila Natal’, como é conhecida a Praça Frei Damião, no Grajaú, na zona sul de São Paulo. Ele faz manutenções e reparos por conta própria no espaço, aproveitando a experiência na carreira de montador.
E sabe aquelas histórias de moradores que transformam as realidades ao redor? Existem aos montes nas quebradas e um exemplo é a trajetória de Adélia Prates, 75, ativista que luta pela região há 45 anos, também no Grajaú.
Perto de você ainda tem aquela drogaria de bairro? Em Barueri, a Drogaria do Miro resiste há 25 anos no mesmo endereço, enquanto grandes redes se espalham pela cidade. Além de medicamentos, acumula histórias de um tempo antes do SUS (Sistema Único de Saúde). “Me procuravam para tentar resolver os problemas de saúde, mas sempre fiz isso bem consciente”, diz ele, afirmando não ser médico.
Outubro é o mês de conscientização sobre o combate ao câncer e a correspondente Carolina Maria, de Osasco, faz um relato de como enfrenta a doença e o que passou até ter o diagnóstico.
Taça das Favelas
Os times do Jardim Ibirapuera e o Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, se sagraram campeões da Taça das Favelas nas categorias masculina e feminina, respectivamente. Nesta reportagem, trouxemos um pouco sobre a história dos bairros dos times finalistas.
Confira também:
Nossa editora-assistente, Tamiris Gomes e o designer Magno Borges realizaram na terça-feira (11) a palestra ‘Comunicação na quebrada: produção de conteúdo midiático da Agência Mural’.
O evento fez parte da programação da Semana Nacional da Economia Criativa e contou com a participação de estudantes de vários estados do Brasil (Rio de Janeiro, Brasília, Pará, Bahia), dos cursos de comunicação e design da Estácio e outras instituições da YDUQS (holding com foco em ensino superior)
A Periferia em Movimento lançou o livro “Repórter de Quebrada”, livro que apresenta como a metodologia de educação midiática desenvolvida ao longo dos últimos 13 anos se materializa nos territórios periféricos.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.