🏁 O que cabe dentro de um ano?
Tudo o que conseguimos mostrar e fazer para fortalecer nossa democracia
Olá, leitora e leitor da Mural.
2022 foi um ano e tanto! Teve eleições, Copa do Mundo e muito trabalho. Seguimos contando as histórias das periferias: falamos da falta de infraestrutura e da ausência de ações do poder público, mostramos iniciativas de moradores que transformam seus territórios e fizemos a cobertura das eleições mais importantes e tensas da história recente do nosso país, a partir do ponto de vista de quem mora nas quebradas.
Foram mais de 700 histórias de diferentes periferias contadas em nossos canais ou publicadas em parceiros. Apostamos em diferentes formatos para que a informação chegasse a mais pessoas. Investimos na arte dos web stories, trabalhamos com conteúdos explicativos e reportagens em vídeo, finalizamos a primeira temporada do podcast “Próxima Parada” com 260 episódios e rodamos o “Papo Reto no Zap”, projeto de verificação de notícias relacionadas às eleições em grupos de WhatsApp.
Com muitas histórias de impacto para contar e projetos inovadores sendo lançados, gostaríamos de agradecer. Nada disso seria possível sem o talento e a dedicação da equipe fixa, da rede de correspondentes locais e de todos os aliados e aliados que fazem parte do grupo de apoiadores, de parceiros e da governança.
E agradecemos a você, nossa audiência, que nos lê, ouve, assiste e acompanha, que nos sugere, comenta, corrige e faz perguntas sobre cada uma das histórias que contamos por aqui. Existimos porque vocês existem.
Acesse aqui nosso Relatório de Atividades 2022 e veja alguns destaques abaixo.
🧱 Números do nosso trampo
🌽1,5 Milhão de leitores acessaram o site da Mural em 2022. O pico foi no dia 2 de outubro, onde milhares de moradores da Grande São Paulo descobriram na Mural as candidaturas vindas das periferias para deputado federal e estadual.
🧱 Na vida real
🎓 Médico foi contratado para UBS, a Sabesp resolveu uma questão antiga de corte de água e a prefeitura retirou cartazes de políticos que desrespeitavam a Lei Cidade Limpa. Todos estes impactos que aconteceram “na vida real” só foram possíveis por conta de reportagens publicadas pela Mural.
🧱 No debate público
💡 Participamos de eventos de jornalismo em São Paulo, no Espírito do Santo, em Pernambuco e até na Itália.
🧱 Em outros espaços
🌎 Nosso conteúdo foi traduzido para dezenas de outros idiomas, inclusive para um portal da Indonésia. Nossas histórias também foram parar em livros didáticos e estudos na academia no Brasil e Espanha.
Quer nos contar o que achou dele? Ou do nosso ano? Escreve pra mim!
Muito obrigado por participar dessa jornada!
Anderson Meneses
diretor de Negócios
apoie@agenciamural.org.br