Fala, pessoal!
Nesta semana, o verão deu lugar ao outono e o Sol chegou ao signo de áries. Para quem não sabia, é o começo do ano-novo… astrológico. Embora eu seja um jovem místico e ariano nato (às vésperas de completar 36!), ainda não parei para ver o que os astros reservam aos satanáries colegas de signo.
Misticismos à parte, seguimos por aqui com os destaques da nossa newsletter, chamando a atenção para uma reportagem especial na qual mostramos como a maioria das subprefeituras de São Paulo não cumpriu orçamento de 2022.
Temos também o pastel gigante da Sueli, na Vila Medeiros, e a história da poetisa de 82 anos, a dona Maria Edméa, de Perus. Dando um pulo na Grande São Paulo, colamos em Mogi das Cruzes para conhecer uma “autoescola do grau”, que ensina, nada mais, nada menos, a empinar moto. Isso mesmo!
Para fechar, seguimos com a indicação de uma mostra do Sesc, com filmes de cineastas negros e de periferias brasileiras, e com o fim da série Tamo em Crise.
Bora conferir tudo?!
Orçamento fictício
24 das 32 subprefeituras de São Paulo investiram menos do que o previsto no ano passado. Nesta reportagem, mostramos como esse cenário reforça o enfraquecimento da área em meio à centralização das decisões na cidade. Em regiões como Sapopemba, Parelheiros, Perus e Cachoeirinha, por exemplo, o orçamento destoou do previsto.
Tamo em Crise
A série de reportagens do Tamo em Crise, parceria da Agência Mural com o Greenpeace Brasil, chegou ao fim abordando medidas para frear a crise climática e soluções encontradas por moradores das periferias.
Clique aqui para ouvir os cinco episódios e aqui para ler todas as reportagens.
Escola do grau
Em Mogi das Cruzes, na região metropolitana, uma “autoescola do grau” ensina a empinar moto. Tudo de forma segura e fora das ruas, sob orientação de instrutores.
“Eu costumo dizer que antes o Brasil era o país do futebol, hoje é o país do grau”, afirma Rodrigo Buzulini, proprietário da R.B Escola do Grau.
A poetisa de Perus
Maria Edméa Augusto, 82, moradora de Perus, na zona noroeste de SP, realizou o sonho de publicar o primeiro livro, há sete anos, com versos escritos ao longo da vida.
Ela é autora das obras “Vidas que nascem com a poesia” e “A poesia está em cada um de nós”, ambas lançadas de forma independente.
'“Escrevo sobre coisas que gosto e observo, como jardins, pássaros e árvores. Mas também sobre tristeza. Afinal, a vida não é só felicidade. Não fico me especificando em palavras bonitas ou sofisticadas que nem sei dizer o significado’
Rolê
Pastéis de 30 a 50 centímetros? Siiiiim! Sueli Oshiro é a responsável por esses e outros salgados gigantes, vendidos lá na Vila Medeiros, na zona norte de São Paulo. Ficou com vontade de provar? Tem tudo explicadinho no vídeo abaixo, em nosso Instragam.
Confira também:
Famílias de favela desapropriada em Osasco relatam dificuldades para conseguir Bolsa Aluguel
Com vendas pelo ‘zap’, rifas viram renda extra para moradores das periferias
Nova lei para laqueadura atrai mulheres das periferias, mas ainda é um desafio
Vagner de Alencar, diretor de jornalismo da Agência da Mural, participou de um encontro global com a comunidade de Justiça Urbana, promovido pelo Greenpeace, entre os dias 13 e 17 de março, na Grécia.
Mostra no Sesc exibe filmes de cineastas negros e de periferias brasileiras. Entre os destaques estão: OJU: Roda Sesc de Cinemas Negros ocupa três unidades do Sesc e o streaming; 'Marte Um' e o documentário dos Racionais MC’s
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Vagner de Alencar
Contato: vagner@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.