Orgulho LGBTQIA+, mini paradas e periféricos em Harvard
As notícias da Agência Mural no seu e-mail
Fala, pessoal!
Do lado de cá, a sensação foi de que junho passou como um piscar de olhos. E por aí? Neste derradeiro dia do mês, antes de abrir a porteira para julho entrar, trago aqui as últimas novidades da Agência Mural.
Tivemos de tudo um pouco: do morador que conserta instrumentos musicais dentro de uma van até os estudantes periféricos que foram parar em Harvard e compartilharam os desafios de estudar por lá.
Além disso, tivemos reportagens que celebraram o mês do orgulho LGBTQIA+, como a cultura ballroom e as "mini paradas" que ocorrerão nos próximos meses na Grande São Paulo.
Bora conferir?
Orgulho LGBTQIA+
Como é ser LGBTQIA+ nas periferias de São Paulo? Fizemos esta pergunta para moradores, de diferentes gerações, que compartilharam os tabus, as vivências e as mudanças ocorridas nos últimos anos.
Parada obrigatória
Diferentes regiões da Grande São Paulo realizarão “mini paradas” LGBTQIA+ até o fim do ano, incluindo Cidade Tiradentes, Campo Limpo e Osasco. Confira a agenda completa!
Cultura ballroom
Você já ouviu falar na cultural ballroom? Com origem norte-americana, o movimento combina moda, dança e performance, e tem ganhado destaque nas periferias, fortalecendo ainda mais a cena LGBTQIA+.
A cultura ballroom acolhe corpos pretos, latinos e dissidentes e foi criada para construir relações entre essas pessoas excluídas e marginalizadas socialmente”
Fênix da Silva Leite, que vive no Jardim Romano, zona leste de São Paulo
Periféricos em Harvard
Três jovens das periferias de São Paulo contaram como chegaram à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das mais renomadas do mundo. André, Márcio e Amanda relatam os obstáculos que enfrentaram ao estudar, pesquisar e até mesmo dar palestras sobre a situação do Brasil.
Oficina móvel
“Está passando na sua rua, o carro do luthier”. Ricardo Coutinho, morador de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, transformou uma van em uma oficina móvel para reparar instrumentos musicais.
Rolê
A Praça Brasil é um dos principais pontos de encontro da Cohab 2 em Itaquera, na zona leste de SP. Confira três rolês para curtir por lá! 👉🏽
Leia também:
PerifaCon busca financiamento coletivo para terceira edição do evento
Escritor de Guaianases quer impulsionar a literatura no bairro
Conheça o criador de um pipa malvadão na zona norte de São Paulo
Agência Mural participa do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, realizada de 29 de junho a 2 de julho.
Nesta sexta-feira (30), Anderson Meneses e Laiza Lopes conduziram a oficina "Como engajar e distribuir conteúdos verificados pelo WhatsApp".
No dia 1º de julho, Vagner de Alencar e Paulo Talarico mediarão as mesas de discussão "Jornalismo periférico de alto impacto" e "Por que credibilidade e transparência são tão urgentes e fazem diferença para o público".
Artigo de Izabela Moi e Nina Weingrill, publicado na revista Stanford Social Innovation Review Brasil, discute “A urgência de investir nos ecossistemas locais de informação”.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Vagner de Alencar
Contato: vagner@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.