Setembro amarelo, princesas PCDs e ônibus elétricos
As notícias da Agência Mural no seu e-mail
Olá, pessoal!
Chegando aqui para mais uma Mural Inbox que de cara já traz um tema tão sensível como importante: o setembro amarelo, mês de prevenção de suicídios. A gente sabe que quando falamos sobre saúde mental, o foco muitas vezes recai sobre questões individuais, mas quem vive nas periferias enfrenta uma série de questões que podem interferir na qualidade de vida — e consequentemente na saúde psíquica.
Estamos falando da dificuldade de acessar determinados locais e da dificuldade de ter direitos básicos garantidos. Por isso, a gente reforça que saúde mental também passa por comida no prato, trabalho, renda, lazer e acesso à saúde, uma série de direitos que defendemos todos os dias — incluindo também preservação do meio ambiente e a representatividade de minorias.
Por isso a gente destaca um conteúdo especial sobre a artista plástica periférica Paloma Barbosa, que passou a retratar princesas da Disney com deficiência, como uma forma de se sentir representada. Também falamos sobre a chegada dos novos ônibus elétricos em São Paulo: afinal, eles vão circular nas quebradas?
Fique por dentro com a gente!
Setembro amarelo
Sentimentos desconfortáveis, pensamentos conflituosos e confusão mental. Como lidar com essa dor? Agitados, os dedos correm pelo teclado do celular e buscam: “ajuda emocional”. No primeiro resultado, o link para um site com a sigla CVV e o número de telefone 188. Será? A ligação chama e pouco depois alguém responde: “alô, quem fala?”. Está aí a oportunidade.
Talvez a dona do “alô?” que muda vidas seja a Rayane ou a Andreia, duas jovens da periferia de São Paulo que escolheram dedicar parte de suas vidas a acolher pessoas em sofrimento psíquico. Conheça as histórias.
Cartas do cárcere
Com o intuito de aconselhar a neta e registrar as memórias que só foram resgatadas durante o período em que esteve presa, Rosa passou a escrever inúmeras cartas à jovem Jennifer Cerqueira, hoje com 28 anos. Parte desses escritos se tornaram uma espécie de manual que ela costurou e tentou entregar para a neta.
“A prisão foi o único lugar em que olharam para mim como ser humano, e ali tive tempo de aprender coisas que eu queria ter aprendido na escola: ler, escrever, pensar”
Rosa Alves de Souza, 63
Deserto de notícias na Grande São Paulo
Mais de 1 milhão de pessoas vivem sem ou com pouco jornalismo local na Grande São Paulo. É o que mostrou o último Atlas da Notícia, apontando uma redução dos chamados “desertos de notícias” no Brasil. Na região metropolitana da capital paulista, porém, a situação se inverteu: o número de cidades que não tem organizações jornalísticas ou que correm riscos de ficar sem um veículo local aumentou desde 2019.
Ônibus elétrico nas quebradas?
A Prefeitura de São Paulo apresentou os 50 novos ônibus elétricos que foram incorporados à frota da capital, com a proposta de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Mas quando essa tecnologia chegará nas periferias? A tarifa de ônibus pode aumentar?
“Reduzir as emissões implica em pensar em outras questões prioritárias, como a distribuição e o acesso às oportunidades de emprego, moradia, estudo e lazer, para que as pessoas não precisem se deslocar por muitas horas e para regiões mais poluídas”
Felipe Barcellos e Silva, especialista em emissões atmosféricas no Iema
Princesas PcDs
PcD é a sigla para “Pessoa com Deficiência” ou “Princesa com Deficiência”? As duas respostas estão corretas, levando em conta as obras da artista plástica Paloma Barbosa dos Santos, 29, da Vila São Geraldo, zona leste da capital paulista.
“Eu resolvi fazer as princesas para curar essa Paloma criança que não se viu e a Paloma adulta, que queria uma princesinha PcD”, diz a artista, que marca o Dia Mundial da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
Rolê
Em busca de um lugar para relaxar com a família ou com os amigos nos dias quentes? A dica é curtir a paisagem da represa Billings no Mirante da Ilha do Bororé, onde é possível pescar, fazer trilha, piquenique e até andar de jet ski. O local funciona todos os dias e a entrada é gratuita.
Leia também:
Com 'meia cancela', moradores e motoristas atravessam trilho em Itapevi mesmo após alerta
Obra no Jardim São Luís apresenta problema após entrega e atrasa trajeto de moradores
São Mateus vive noite de Hollywood e premia os 'melhores' da região
A Agência Mural participou TechCamp Belém 2023, que ocorreu na capital paraense, entre 13 e 17 de setembro, junto a outras 60 iniciativas de comunicação da maioria dos estados do país. O objetivo do encontro foi fortalecer o jornalismo local, diverso e sustentável.
Entre 4 e 5 de outubro, o Instituto Unibanco realiza, em São Paulo, o Seminário “Educação na era das transições”, que debaterá os desafios e as oportunidades para a educação nos próximos anos. Serão discutidas mudanças demográficas, climáticas, sociais e tecnológicas que impactam na escola, nos estudantes, nos profissionais da educação e no processo de ensino-aprendizagem.
Obrigada por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Sarah Fernandes
Contato: sarahfernandes@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.