Universidade na zona sul, autismo e vacinação contra a dengue
As notícias da Agência Mural no seu e-mail
Oi pessoal!
A quinzena passou voando, mas recheada de assuntos e novidades que não dá pra ficar de fora. Quer ver? Começo te contando que a implantação de uma universidade pública na zona sul de São Paulo pode ser uma realidade não muito distante, em especial se depender dos moradores da região, que estão organizados em um movimento para concretizar esse direito para os jovens periféricos.
Também tiramos dúvidas sobre a vacinação contra a dengue nas quebradas da capital paulista e discutimos desafios, perspectivas e formas de apoio para pais, familiares e cuidadores de pessoas com autismo.
Eu disse que assunto não faltava, né?! Mas antes de irmos para os destaques, eu deixo aqui a fala de uma aluna de jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, durante a V Semana Jornalismo Importa: Ensino, Mercado e Pesquisa - na qual, claro, a Mural marcou presença:
“Foi a Agência Mural que me fez buscar estar novamente na universidade, por conta da importância que tem o jornalismo para a sociedade e das inspirações de Vagner Alencar [diretor de jornalismo] e de todo o projeto”.
🥲 E nesse clima te convido: bora nessa?
Uma universidade para a zona sul
universidade pública na zona sul de São Paulo, além de um parque tecnológico na região. O movimento reuniu mais de 1.200 assinaturas nas ruas, mais de 400 na petição online e pretende continuar em campanha de maneira constante até que a política pública seja implementada.
É muito sofrido levar duas horas para chegar, sendo que é um tempo que você poderia estudar, ter lazer ou descanso. Não tem a ver só com a qualidade de vida, mas sobre sonhar outras possibilidades
Alessandra, estudante de ciências humanas
Guarulhos no barro
Muito barro ou muito pó. Não há escolha para moradores de pelo menos sete bairros de Guarulhos que há anos moram em ruas de terra ou próximo a elas. Sem vias pavimentadas, não é possível se deslocar com segurança ao ponto de ônibus, pedir carros por aplicativo ou mesmo chegar até a porta de casa em veículo particular.
Autismo em pauta
Em Suzano, pais de crianças com autismo não conseguem acompanhamento psicológico e relatam falta de psicólogos e fonoaudiólogos nas Unidades Básicas de Saúde do município. Em Itapevi, mães, pais e cuidadores criam grupos no whatsapp, promovem ações de conscientização e até caminhadas, para fortalecer a rede de apoio das famílias. As iniciativas oferecem, inclusive, suporte emocional e jurídico.
É necessário lutarmos pelos nossos direitos, ajudar as mães e pais atípicos da nossa comunidade a ganharem voz
Gabrielle Brito, 31, pedagoga
É nóis na fita!
Já viu alguém na sua quebrada com um cordão colorido no pescoço? Podem ser os chamados cordões de inclusão, acessórios que sinalizam deficiências ou condições cognitivas atípicas. A Agência Mural te mostra cada um deles.
Cinema de quebrada
Curte cinema? Então confira dicas de filmes de até cinco minutos dirigidos por jovens cineastas das periferias. Quem assistir até o final confere todas as indicações e descobre como assisti-las!
Ah, e quem é fã de cinema certamente vai curtir também as dicas de filmes dirigidos e estrelados por cineastas periféricos da Grande São Paulo.
Leia também:
Fechamento das Oficinas Culturais afeta moradores e artistas nas periferias de SP
Atraso em obras pluviais aumentam transtornos de moradores do Jardim São Luís
Saiba como descartar remédios sem prejudicar o meio ambiente
Apenas 10% dos vereadores da Grande São Paulo são mulheres. O que está por trás dessa desigualdade?
Quando o assunto é conquista de direitos, como estão as juventudes periféricas?
Mural presente! Já rolou spoiler, mas o diretor de tecnologia e negócios da Agência Mural, Anderson Meneses, participou da V Semana Jornalismo Importa: Ensino, Mercado e Pesquisa, na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). Anderson foi convidado para o Simpósio “O futuro do jornalismo será local”, na Mesa-redonda: Jornalismo independente.
Na mesma semana, a diretora institucional Cintia Gomes participou do Seminário de Educação Midiática do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, discutindo sobre educação midiática nas periferias.
Já assinou a Entre Becos? Se não, corre! Trata-se de uma newsletter produzida por jornalistas, fotógrafos, produtores culturais e cientistas sociais que residem em bairros populares de Salvador. Por meio do jornalismo local, eles contam histórias através da perspectiva dos moradores destas regiões. A cada quinze dias, às quartas-feiras, uma reportagem é publicada e chega aos leitores por e-mail.
Obrigada por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir nosso jornalismo.
Obrigada a todos e todas.
Edição: Sarah Fernandes
Contato: sarahfernandes@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.