Vamos juntos nestas eleições nas quebradas?
A cada duas semanas, sempre às terças, as notícias da Agência Mural no seu email
Eleições têm o potencial de mexer com as expectativas e as discussões sobre melhorias na sociedade. Mas até agora, o que estamos vendo, infelizmente, é um Fla-Flu que discute a validade ou não da democracia – que está, de verdade, em risco. E nós, nas periferias, como é que estamos vivendo este ano eleitoral?
A crise pós-Covid, cujo impacto só foi exacerbado pela falta ou destruição de políticas públicas, que atendem as populações que mais precisam delas, colocou mais obstáculos no nosso cotidiano, e nos impede ainda mais de entrar neste debate tão importante. O aumento vertiginoso da desigualdade, a fome e o desemprego ampliaram nosso corre para sobreviver.
Mas como é que nós, organizações jornalísticas que cobrimos e servimos prioritariamente aos moradores das periferias, podemos fazer nosso trabalho para mostrar que, sim, há uma disputa muito importante da qual devemos participar: a defesa da democracia?
Ao longo dos próximos meses, buscaremos mostrar como o sistema eleitoral funciona e a relação direta do impacto das escolhas que serão feitas nesta eleição e as periferias. Lançaremos o Pega Visão, uma série de vídeos com informações detalhadas sobre o processo eleitoral e um passo a passo para ajudar nesse processo de escolha e em todos os cargos — por que apesar de nacional, deputados e senadores causam impacto na nossa vida nas quebradas.
Vamos explicar por que a democracia é o caminho para conseguirmos as mudanças necessárias e para construir as soluções possíveis.
Também iremos desmentir boatos, propagandas e desinformações que surgirem durante a campanha em grupos de zap de nossos bairros e cidades. Essa checagem será feita em quatro comunidades da Grande São Paulo a partir de um projeto que vamos lançar no próximo mês em parceria com a Lupa e o WhatsApp.
Seguiremos ainda nossa cobertura do dia a dia, que vai trazer à pauta as necessidades que vivemos e como tudo se agravou, como as 80 mil mortes na Grande São Paulo por conta da pandemia, o corre de quem estuda para chegar à universidade ou até mesmo o sonho daquela estação de trem e metrô que estamos aguardando pra chegar em casa.
Nós temos uma editoria que fala muito da nossa postura sobre isso: Democratize-se! Este nome tem a ver justamente com garantir um espaço para trazer as vozes periféricas que buscam a igualdade de oportunidades e direitos para seus bairros e cidades. Porque não basta o voto. Viver a democracia significa engajar-se cotidianamente no que é nosso. Os mandatos são dados pelos eleitores, né?
E será assim nessa disputa.
Evidente que democratizar vai muito além das eleições, e as periferias sentem isso na pele cotidianamente. Mas respeitar e fazer valer o resultado da votação é o mínimo.
Vamos juntos? E se quiser construir com a gente esse jornalismo, se liga aqui:
Começou
No primeiro debate para o governo do estado, levantamos como foram as menções sobre as periferias desses candidatos. Também fomos a Santana de Parnaíba, município aqui da Grande São Paulo que virou vitrine como exemplo de um candidato, mas faltou falar sobre a desigualdade dessa cidade.
E você conhece as minas do funk paulista? Nesta reportagem conversamos com as mulheres das periferias de SP que buscam quebrar as barreiras nesse segmento e ganhar espaço nas playlists.
E teve a PerifaCon, a feira nerd das quebradas, na Brasilândia. Fizemos muita coisa sobre a consolidação desse evento: tem entrevista com a criadora Andreza Delgado, conversamos com artistas da zona norte que trampam com o afrofuturismo e, neste relato publicado na Folha, Cleberson Santos conta como o evento veio para ficar.
Também acompanhamos o dia de um casal Cosplay, se liga:
Duas histórias de bairro para você conferir. Uma traz as origens de duas favelas do Rio Pequeno, na zona oeste da capital. E na zona sul, de área rural à futura estação do Metrô, a evolução de um bairro do Capão Redondo.
Confira também:
Espaço cultural se mantém há três décadas na zona leste de SP
Ferruge lutava por transporte público pelas águas e queria ampliar ecoturismo
Moradores aderem a bicicletas para driblar demora de ônibus no Grajaú
Em Ermelino Matarazzo, samba no asfalto promove rodas de samba e oficinas de gafieira
A Agência Mural está entre os selecionados do programa Digital Video Masterclass Series, promovido pela Meta e o ICFJ, para desenvolver um projeto em vídeo.
Durante dois meses, os jornalistas Jessica Bernardo, Rômulo Cabrera, Pietra Alcântara e Ingrid Fernandes participaram de um treinamento e agora estão recebendo uma mentoria exclusiva com o documentarista Fred Bottrel. O resultado será a criação da série em vídeo Crias, que já está em produção.
Conheça o Entre Becos, uma newsletter criada por comunicadores das periferias de Salvador que nasce para quebrar preconceitos sobre as quebradas soteropolitanas.
O projeto foi criado por repórteres que participaram da iniciativa Mural em Salvador. Para quem prefere receber as informações via WhatsApp, é só mandar uma mensagem para: 71 9238-6768 e fazer parte da lista de transmissão do coletivo.
Obrigado por chegar até aqui!
A Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Participe da Tijolo por Tijolo e ajude a construir esse jornalismo.
Obrigado a todos e todas.
Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br
Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.