Mural Inbox: contagem regressiva

A newsletter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Salve, jovem! Celebrou muito o aniversário da República? Será que deu certo? 

Bom, para nós por aqui, esses dias têm sido de intensa correria com uma nova etapa que chega na próxima semana. 

A Agência Mural vai completar 11 anos de cobertura sobre as periferias e chegaremos a um novo momento: praticamente uma nova Mural. 

Na quarta-feira (24) estará no ar nosso novo site, reformulado, com uma cara mais próxima do público que almejamos alcançar, e com o objetivo de cumprir a nossa missão de forma ainda mais firme em 2022: cobrir a falta de informação e quebrar preconceitos sobre as periferias. 

Aviso importante: no começo semana que vem, estaremos na segunda e terça-feira com o site fechado, para uma revisão completa dessa reformulação do site. Estaremos de volta na quarta-feira (24). 

Não posso contar muita coisa, por enquanto, mas diremos tudo em breve, inclusive como foi a construção dessa nova fase.

E você sabe que essa etapa só é possível por sua causa. Por conta do seu apoio a nossa cobertura, por você que acredita no jornalismo das periferias, que compartilha nossas histórias, curte nosso trabalho e nos ajuda todos os meses na nossa campanha de apoiadores. Gratidão! 

É por você e nossas periferias que seguimos contando tantas histórias como estas: 

100 PARADAS

O Próxima Parada, podcast da Agência Mural original Spotify, chegou a 100 episódios na última sexta-feira (12). 

Nesse tempo passamos por várias quebradas da capital e da Grande São Paulo, contamos as histórias de artistas, bairros, de moradores que fazem o próprio negócio acontecer, sobre estudar nas periferias, ser LGBTQIA+, entre tantos temas essenciais. 

Para marcar a data, relembramos como foi a criação do programa e as diversas histórias que contamos ao longo desses quatro meses. Vale conferir:

MEIO AMBIENTE

“Tenho medo de como o lixo foi aterrado”, conta o funileiro João Batista, sobre aterros da zona leste | Matheus Oliveira/Agência Mural

Lembra que na última Mural Inbox mostramos a história de periféricos que foram à COP26, falar sobre as quebradas e as mudanças climáticas? Seguindo nessa onda climática, Léu Britto conta como os alimentos orgânicos têm ganhado força nas periferias de São Paulo, em reportagem da Agência Mural na Folha. 

Matheus Oliveira escreve como São Mateus se tornou o bairro que recebe o lixo de mais da metade da população e sobre os impactos na vida dos moradores do extremo leste da capital. 

NO CEU

Reportagem de Jessica Bernardo revela que, após mais de um ano de inauguração, os 12 novos CEUs da capital não têm recebido atividades culturais e esportivas. Os prédios das novas unidades foram inaugurados a toque de caixa durante as eleições de 2020, mesmo sem a possibilidade de aulas presenciais.

Agora, as atividades educacionais estão em andamento, mas sem previsão sobre os outros serviços do CEUs.

Este é apenas um dos problemas das unidades. Nos últimos meses, Gisele Alexandre relatou a situação do CEU Capão Redondo, que está fechado por questões estruturais. O CEU da Vila Formosa também vive um impasse. 

SERÁ QUE VAI CAIR?

E o Auxílio Brasil deve começar a pagar os valores nesta quarta-feira (17), após o fim do programa Bolsa Família, que funcionou por 18 anos. Moradores das periferias relatam os receios com a mudança e dúvidas se o dinheiro do novo programa vai cair, relata Cleberson Santos. “Só vou ter certeza quando ver na conta”, diz uma moradora da zona sul.

NAS REDES

A post shared by Agência Mural (@agenciamural)

NO CINEMA

Em novembro foi celebrado o Dia Mundial do Cinema. Correspondente de Poá, Egberto Nunes fez uma lista com diretores e diretoras das quebradas que você precisa conhecer

SALVADOR

Na capital soteropolitana, frequentadores apontam cuidados desiguais em áreas do Parque da Cidade, conta Bruna Rocha. E as partidas de futebol conhecidas como "babas", que foram interrompidas pela pandemia, voltaram a rolar pelas diversas quadras do complexo de bairros, mostra texto de Lais Lopes.

OUTROS DESTAQUES

“Antes, pensava pouco nas referências da maternidade e no ponto de vista das crianças. Talvez porque achasse que já não dava conta dos estigmas de ser uma mulher, negra e periférica. Mas, agora, também sou mãe” - Halitane Rocha, repórter da Agência Mural e correspondente de Cotia, em texto no blog Mural sobre a importância de pautas sobre mães ganharem mais espaço no jornalismo.

“O estigma da troca de voto por comida no Nordeste voltou a ser reproduzido por boa parte da mídia do Sudeste-Sul”, alerta a Cajueira, newsletter que faz uma curadoria do jornalismo produzido em cada parte do Nordeste e destaca como há sempre uma “desqualificação do voto nos pobres” em meio a crise que amplia problemas como a fome. “Apesar do mito do eleitorado nordestino desinformado, fomos a única região do país onde Bolsonaro sofreu derrota nas urnas”.

Obrigado por chegar até aqui!

Agência Mural tem como missão minimizar lacunas de informação e contribuir para a quebra de preconceitos sobre as periferias. Você também pode participar do nosso programa de apoiadores, o Tijolo por Tijolo, e ajudar a construir esse jornalismo. Vem saber mais!

Obrigado a todos e todas.

Edição: Paulo Talarico
Contato: paulo@agenciamural.org.br
Saiba mais em: www.agenciamural.org.br

Se recebeu este email de alguém e quer assinar nossa newsletter, só entrar aqui.

Nossos apoiadores: Adriana Schor, Alexandre Eleutério Santos Lourenço, Amanda Rahra, Ana Beatriz Felicio, Ana Fontes, Ana Okada, Anderson Meneses, André Santos, Andrea R. Laurenti Magri, Angela Pimenta, Carlos Bonfim, Carolina Figueiredo Gomes, Clarissa Menezes Homsi, Cléberson Alcântara dos Santos, Deborah Rebello, Diego Sammarco Martins, Edna Torres Felicio Câmara, Érica Peçanha, Fausto Salvadori Filho, Flavia Cerruti, Frederico de Faria e Silva, Gabriel Lopes de Paula, Gabriela Kimura, Gabriela Silva de Carvalho, Gabriella Beira, Gilberto Vieira, Giovanna Colacioppo, Gisele Alexandre, Giulia Murakami Mendonça, Guilherme Alpendre, Guilherme Prado Moi, Gustavo Faleiros, Halitane Rocha, Heitor Henrique dos Santos Pontes Eugenio, Izabela Moi, Jariza Rugiano, Jessica Bernardo Marcelino de Lima, Joao Cesar Pereira Fernandes, Jonas Ortiz de Camargo, Juleusa Maria Theodoro Turra, Julia Vieira Reis, Juliana Gamarano Calió, Juliana Doretto, Kátia Flora dos Reis, Laís Rocha, Leonardo Nunes Silva, Lívia Lima da Silva, Lucas de Oliveira Gelape, Lucia Monteiro Mesquita, Luciana Fernandes dos Reis, Luciana Vieira Cobra, Luis Nascimento, Magno Borges, Marcela Duarte, Marcelo Granja, Marcia M F Terlizzi, Maria Luiza Costa Nery, Mariluce Moura, Marina Iemini Atoji, Matheus Fernandes Abilio Menezes, Nina Weingrill, Patricia Morimoto Minamizawa, Patrícia Vilas Boas Alves da Silva, Paula Carolina de Andrade Carvalho, Paula Santos de Carvalho, Paulo Henrique Pires Firmo Pereira, Paulo Talarico, Renan Tetsuo Omura, Roberta de Souza Lobo Stirbulov, Rodolfo Augusto de Araujo Almeida, Rodrigo Borges Delfim, Sandra Muraki, Sheila Prado Saraiva, Tamiris Gomes da Silva, Thalita Archangelo, Tiago Rogero, Tonico Ferreira, Vanessa Adachi e Welington Sousa Matos.